Declarações dadas à Rádio Bandeirantes AM/RJ, repórter André Motta.
Brunoro:
"Na realidade, o que aconteceu foi o seguinte. Faz uns dois ou três meses mais ou menos, quando assumiu essa nova diretoria, algumas pessoas importantes, que colaboraram na eleição do Roberto, me chamaram para bater um papo da minha empresa, o que a gente poderia pensar em termos deVasco da Gama. A minha empresa é especializada em estruturar todo um clube, todo o departamento de futebol, o marketing, tudo isso. Eu mostreipara eles como é que a gente trabalhava, em todas as áreas, tudo isso. Passou um tempo e eles me pediram um pouco mais de detalhamento paracada situação. A gente passou esse detalhamento para eles, como é que a gente trabalhava, tudo isso. Ficou na mão deles esse tipo de projeto.Naquela época, o que eles estavam querendo era o projeto pela minha empresa. A gente trabalha em todas as áreas: administrativo, financeiro, marketing, futebol, tudo isso. Ficou lá com eles. Até hoje não havia nenhuma notícia de que eles aprovariam ou seguiriam esse projeto.Ontem eu fui pego até de surpresa lá no Footcon, quando veio essa notícia que o Vasco estaria conversando comigo. Mas a conversa que tivemos foi em torno deste projeto. Está lá na mão deles. Oficialmente, eu não tenho nenhuma resposta ainda, não"
EMPRESA
"A empresa é Brunoro Sports Business. A gente considera o esporte pelo lado emocional e pelo lado do negócio. A gente tem expertise em estruturação de clubes, de tudo isso"
DIFERENÇAS PARA O PROJETO PALMEIRAS-PARMALAT NA DÉCADA DE 90
"Esse projeto é mais profundo do que o da parceria da Parmalat com o Palmeiras. É um projeto mais detalhado, que envolve categorias de base, envolve tudo. Naquela época, por exemplo, a Parmalat se trabalhava só com o profissional. E também da experiência que a gente teve naquela época. As coisas também que não foram boas, a gente foi corrigindo. É um projeto até mais profundo do que aquele que foi feito no Palmeiras"
REFORMA DE SÃO JANUÁRIO
"Não. A princípio, era mais a estruturação dos departamentos. A gente chega lá e vê o que está de errado, fazer um grande diagnóstico, para saber tudo que está acontecendo. E a gente sugerir o que precisaria ser melhorado. A princípio, é isso. Não se envolveu e não se falou nada de estádio"
O QUE FAZER DE IMEDIATO PARA AJUDAR O FUTEBOL
"É difícil, sem a gente entender tudo que está se passando lá dentro. Eu não gosto de opinar assim sem conhecimento de causa. A única coisa que eu posso adiantar é que o Vasco, na minha visão, é uma marca muito forte. Acho que judiaram muito dessa marca, como vários clubes têm judiado da marca. Mas elas conseguem sobreviver, pelo valor que representam. Acho que ele tem um potencial enorme, haja vista o patrocínio que eles já fecharam ontem. Realmente, o Vasco é um caminho muito forte, um caminho legal. É um clube que tem solução. Isso é o mais importante. Não é um clube que só tem problemas. Ele também tem soluções. De imediato, eu não poderia responder. Eu seria muito leviano em poder dizer alguma coisa sem conhecer profundamente"
PARCEIRA DE OUTROS CLUBES COM A TRAFFIC X MONOPÓLIO
"A Traffic faz um projeto diferente, uma parceria diferente. A Traffic tem um projeto apenas de colocação de atletas. O projeto da Traffic é o seguinte. Ela compra o atleta e valoriza o atleta através de grandes clubes. No caso, eles estão falando de Flamengo, Botafogo e Fluminense, porque eles precisam colocar esses jogadores. A responsabilidade desses jogadores serem valorizados é do próprio clube. Eu não vejo isso como um monopólio. Eu vejo isso como uma parceria, até certo ponto inteligente, para o negócio que foi feito"
"Acho que é um caminho de curto prazo, não um caminho de longo prazo. Acho que de curto prazo, como falta caixa aos clubes, como os clubes estão se reestruturando e não têm capital para contratar jogadores. Acho que é um caminho de curto prazo, sim. Acho que isso pode vir a ajudar, e bem. Acho que é um projeto bastante inteligente até, para esse tipo de situação. A longo prazo, acho que os clubes podem até viver com as próprias pernas. E acho até que algumas coisas têm mostrado isso no futebol. Você vê, por exemplo, o próprio São Paulo, que não tem nenhuma parceria e está sempre brigando lá em cima, porque tem uma administração muito boa. Você vê o exemplo do Ronaldo. Todo mundo está olhando o Ronaldo por um exemplo de marketing do Corinthians, tudo isso. Acho isso fantástico e tal. Acho que isso provou que o futebol brasileiro tem condições, sim, de manter craques. É só ter um planejamento para isso, atuar com empresas, merchandising, marketing. Se quebrou um tabu de que o futebol brasileiro é impossível ter craques aqui. Acho que tudo tem solução, desde que a gente planeje e faça um projeto para onde a gente quer chegar. Acho que esse projeto da Traffic é bastante interessante. É um projeto inteligente, que o clube, neste momento do futebol brasileiro, pode usar isso como uma das soluções de curto prazo. Mas acho que também tem condição de buscar os seus próprios caminhos, a partir do momento em que ele estabeleça um plano, alguma coisa com visão de futuro"
FECHAR PARCERIA COM O VASCO
"Da minha empresa com o Vasco? Não recebi nenhum contato ainda. Eu estou no Rio de Janeiro, mas não é para isso. Eu estou aqui no Sendas, que é o projeto que a gente tem aqui no Rio. Hoje é uma festa de confraternização do time, e tudo isso. Mas a gente aguarda. Eu não sei o tempo que isso pode levar, o tempo que o clube também tem que repensar. É tudo ao mesmo tempo. Notícias ruins, como a queda para a segunda divisão. Notícias boas, como assumir um patrocínio da Eletrobrás. Vem tudo ao mesmo tempo. Às vezes eles têm que parar um pouquinho 'Depois vamos ver que assunto nós vamos tratar agora'. Por enquanto não tem nenhuma novidade não"
POSSIBILIDADE
"Pode sim. Sem dúvida, pode haver sim. A gente está lá com a proposta, pelo menos uma proposta de criar um projeto para o Vasco. Não é nenhuma proposta... Eu sempre digo o seguinte. O futebol brasileiro não faz nem o óbvio. Não é nada mirabolante. Acho que na vida da gente, a gente tem que aprender a simplificar as coisas. Acho que o futebol brasileiro às vezes complica muito as coisas. O Vasco é uma marca interessante, muito legal, muito simpática, com um enorme apelo popular, enorme apelo para consumidores, empresas, mídia. Acho que tem muita coisa boa para ser feita, sim"
Dorival Júnior, que deverá ser o novo técnico do Vasco, apóia a parceria.
"Eu fico até contente se vier a acontecer, até porque tive a oportunidade de trabalhar com o Brunoro por três ou quatro ocasiões. Foi assim no Palmeiras, com a implantação da Parmalat. Logo depois, no Juventude. Eu fui um dos atletas que eram do Palmeiras. Fui emprestado ao Juventude, ficando por lá dois anos, justamente com o Brunoro à frente. E no último clube, que foi o Botafogo de Ribeirão [Preto], quando subimos com o Botafogo para a Série A do Brasileiro. O Brunoro também mantinha uma parceria com o clube. Fico contente em ouvir agora essa possibilidade em aberto. O Brunoro sempre um grande profissional, um dos melhores no mercado, uma pessoa que tem uma competência muito grande. Com certeza, o Vasco teria um ganho"
Fonte: NETVASCO