Netvasco
Clube
Notícias
Futebol
Esportes
História
Torcidas
Mídia
Interativo
Multimídia
Download
Miscelânea
Especial

Busca pesquisar

Celular
FAQ
Orkut
RSS
Twitter
Chat
Vídeos

NETVASCO - 07/12/2008 - DOM - 07:19 - VASCO X VITÓRIA MARCA DESPEDIDA DO ÍDOLO EDMUNDO

Maior ídolo da torcida do Vasco após Roberto Dinamite, Edmundo vai parar. Aos 37 anos, ele vai pisar no gramado de São Januário pela última vez neste domingo, no jogo decisivo contra o Vitória. Após 242 jogos e 135 gols na Colina, o Animal vai tentar livrar o clube de escrever a página mais triste de sua história: o rebaixamento para a Série B do Campeonato Brasileiro.

Dos companheiros, Edmundo vem recebendo o apoio para um momento tão difícil.

- Tive o prazer de pegar a melhor fase do Edmundo e estar ao lado dele e ver bem de perto tudo o que ele fazia. Foi uma honra, um orgulho muito grande jogar com ele. Ele é um dos maiores ídolos do Vasco junto com o Roberto e o Romário. Para o Brasil é uma pena, mas a gente sabe que a idade chega para todo mundo - disse Pedrinho.

Com a camisa 10, o atacante vai escutar os torcedores gritarem o seu nome, o pedido de "Fica, Edmundo!". Mas ele parece estar decidido a se aposentar. O GLOBOESPORTE.COM acompanhou a semana do atacante em São Januário. A última de um craque que tenta conciliar a emoção da despedida e a pressão de uma partida decisiva. E diferente. O Vasco não briga por um título, mas sim, para manter na elite do futebol brasileiro.

SEGUNDA-FEIRA AGITADA

A segunda-feira começou cedo para Edmundo. O atacante acordou por volta das 7h30min junto com a delegação vascaína, em Curitiba, após a vitória por 2 a 0 sobre o Coritiba. O jogador desceu do quarto e tomou café sozinho em um canto do restaurante do hotel. Depois, seguiu no ônibus da delegação para o aeroporto. O vôo para o Rio de Janeiro atrasou e o Animal ficou sentado ao lado de Madson brincando com um jogo do celular. Já quase na hora do embarque, começou a ser incomodado por fãs e tirou fotos com vários deles.

Edmundo sentou na poltrona 15A e veio em silêncio durante o vôo para o Rio de Janeiro, que durou 1h20min. No desembarque, ainda em uma parte restrita do aeroporto, tirou fotos com fãs. Depois, o atacante seguiu para São Januário. O Animal ignorou o cansaço da viagem e participou de um jogo-treino contra o Craques Sport, uma equipe de Nilópolis, mesmo sob um forte calor. O Vasco venceu por 5 a 1. Edmundo não balançou a rede, mas participou das principais jogadas do time.

Mesmo aos 37 anos, Edmundo mostrou que ainda tem bastante fôlego. Horas depois, o Animal entrava em campo no Maracanã em um jogo beneficente em prol da Fundação Gol de Letra, criada pelos ex- jogadores Raí e Leonardo. O momento foi especial para os vascaínos, já que Edmundo jogou ao lado de Roberto Dinamite por alguns momentos. O atacante fez, inclusive, um gol após passe do atual presidente cruzmaltino (veja o vídeo ao lado). Mas também levou uma caneta do ídolo rubro-negro Zico. Após a partida, Edmundo comentou a difícil situação Vasco no Campeonato Brasileiro.

- Como jogador, tenho que acreditar. Mas infelizmente dependemos dos outros. Fico angustiado na reserva com os resultados aparecendo nos placares e complicando. É uma adrenalina ruim. Mas nós não podemos desistir.

TERÇA-FEIRA, A CONFIRMAÇÃO DO ADEUS

Edmundo acordou cedo e foi treinar em São Januário. O atacante participou do trabalho físico com afinco e se esforçou o tempo todo. Bem-humorado, ele brincou com os companheiros, principalmente com o lateral-direito Baiano. O Animal ainda recebeu a visita do humorista Pedro Bismark e do ex-jogador Zinho. Distribuiu autógrafos para os torcedores na beira do campo. E acabou com as dúvidas em relação ao futuro.

Edmundo reafirmou que encerraria a carreira no domingo após o jogo contra o Vitória. O atacante também declarou que deseja intensificar a convivência com os filhos (Ana Carolina, Junior e Alexandre, além do bebê que está por vir da namorada Clarissa) ao se aposentar.

- Meus filhos são totalmente contra que eu pare. Eles apostam que eu vou continuar jogando. Mas parar é melhor para mim e para eles. Estou sendo um pai que só aparece com a grana. Jogador entra na concentração na sexta e só sai na segunda. Espero aproveitar mais a vida.

O atacante, considerado o maior ídolo do Vasco após Roberto Dinamite, fez um saldo positivo dos 18 anos da carreira de profissional.

- Acho que foi boa, estou satisfeito. Em jogos, gols e convivência. A vida para frente também é muito boa. Saio de cabeça erguida. Consciente de que fiz o meu melhor - disse Edmundo, que espera não perder o bom físico e ganhar a tradicional barriguinha da maioria dos ex-jogadores.

- Sinceramente, não espero isso para mim. Sou vaidoso para caramba. Talvez essa seja a parte mais difícil (de aposentar). Vou acordar cedo, correr, ir à academia e continuar jogando peladas.

QUARTA-FEIRA PARA ESQUECER

Foi um dia para Edmundo esquecer. O atacante apareceu para treinar às 9h debaixo de muita chuva. Participou do treino recreativo e brincou com os companheiros. Como hábito jogou gamão com amigos no vestiário. Mas aí a paz do atacante terminou. Ao dar marcha a ré em seu carro no estacionamento, Edmundo não viu uma escada, que era usada por um homem, contratado de uma empresa terceirizada, para consertar o ar-condicionado do clube. O veículo bateu na escada e o homem caiu de uma altura de aproximadamente quatro metros em cima do capô do carro. Ele desceu imediatamente do veículo para socorrer o funcionário e gritou por médicos. Depois, ajudou a carregá-lo em uma maca para o departamento médico. Apesar do susto, Rafael Santos só sofreu uma luxação no braço esquerdo.

QUINTA-FEIRA DE FÚRIA

Irritado, Edmundo entra no carro e sai arrancando Edmundo não estava com cara de bons amigos. O atacante participou normalmente do treino tático, mas reclamou com a assessoria de imprensa do Vasco do tratamento dado pelos jornalistas ao acidente que teve com o funcionário da empresa de ar-condicionado. Ele chegou a afirmar no vestiário que "a imprensa tinha muita liberdade no clube e que o Vasco estava uma zona".

A insatisfação do Animal foi vista quando ele saiu arrancando com o carro pelo estacionamento do clube. O Detran-RJ também informou que ele têm 19 multas e 85 pontos na carteira de motorista por causa de infrações de trânsito. Ele corre o risco de ser, novamente, impedido de dirigir.

SEXTA-FEIRA DE ALEGRIA

Dia de coletivo. E Edmundo é escalado como titular pelo técnico Renato Gaúcho. O Animal tem bom rendimento e os time vence por 3 a 0 os reservas. O atacante também treina cobranças de pênaltis e finalizações. Depois de dois dias de percalços e situações inusitadas, o jogador foi atender gentilmente o pedido de alguns fãs para tirar fotos e distribuir autógrafos no alambrado de São Januário. Em um momento, os vascaínos iniciaram o coro de “Ah, é Edmundo” e "Fica, Edmundo!". Emocionado, deixou o grupo e foi para o vestiário, dando um aceno para os fãs.

Edmundo vai até os torcedores para tirar fotos após o treino do Vasco, em São Januário

Na saída do vestiário, o Animal tirou mais fotos e deu mais autógrafos. Mais calmo, ele saiu de carro normalmente de São Januário. Duas torcedoras também levaram um cartaz pedindo ao atacante para não encerrar a carreira. Enquanto isso, o técnico Renato Gaúcho confirmava a escalação do atacante na partida contra o Vitória, no domingo.

- Não divulgo o time antes, mas posso falar que o Edmundo vai jogar. O Edmundo sempre me ajudou, sempre ajudou o grupo. Existem jogos e jogos. Ele é experiente e será muito importante a presença dele em campo - disse o treinador, que negou ter confirmado o Animal na equipe como uma homenagem pela sua despedida com a camisa do Vasco:

- Não é isso. Tenho que pensar o que é melhor para o clube, para o grupo. Tenho que pensar a importância dele para o time, para a torcida - completou o técnico vascaíno.

SÁBADO DA EMOÇÃO

O último treino no Vasco foi emocionante. O atacante entrou em campo escutando a torcida gritar "Fica, Edmundo!". No rachão, o atacante marcou um gol, muito comemorado pelos torcedores. Parecia até um jogo oficial. Ele manteve o hábito de treinar pênaltis. Teve bom aproveitamento. Após o treino, um momento inesquecível. O atacante ficou distribuindo autógrafos, recebendo mensagens de carinho, apoio de fãs, tirando fotos. Muitas fotos. Por uma hora e dez minutos, o Animal fez o ritual pela última vez.

Edmundo deixou o gramado quase sem roupa. Sobrou apenas o short de treino. Que mais tarde, após se trocar no vestiário, foi dado a uma fã. Ele tirou o colete, a camisa, a chuteira, as meias... Jogou tudo para os torcedores. Mas antes disso, o que se viu na Colina foi uma demonstração impressionante de carinho da torcida pelo ídolo.

Com toda a paciência, ele assinou cerca de 300 camisas. Pegava uma por uma. E escutava gritos de "Fica, Edmundo!". Uma torcedora, emocionada, começou a chorar na grade. Edmundo a viu e a chamou para uma foto. De outros torcedores, escutava comentários de que merecia uma estátua na Colina.

- A estátua que deveria estar lá é a sua. Não a do Romário - gritou um deles.

De um outro recebeu uma foto antiga para autografar. Sorriu. Era de uma pré-temporada que o Vasco fez em 1993. Edmundo tinha 21 anos. Ele resolveu, então, ir para os braços da galera. O portão que separa o campo da arquibancada foi parcialmente aberto. Alguns torcedores começaram a entrar, de forma organizada, para tirar fotos. Pegou várias crianças no colo, deu um beijo no rosto de uma para uma foto. E recebeu um também, de um torcedor mais abusado. No fim, o Animal resolveu tirar parte da roupa e jogar para os torcedores. Uma das chuteiras caiu nas mãos do adolescente Bruno Luís.

- Nossa, estou muito feliz. Vou colocar na prateleira lá de casa. Seria um troféu. Nunca vou esquecer esse dia - disse.

E Edmundo desceu o vestiário. Sem camisa, descalço e com alguns cartazes na mão. Uma prévia do que vai sentir no adeus. E que o final tenha um final feliz. Para ele e para o Vasco.




Fonte: GloboEsporte.com

índice | envie por e-mail

Anterior: 06:40 - Ainda há 2.470 ingressos disponíveis para Vasco x Vitória
Próxima: 07:43 - Pedrinho: 'Esperamos ser realmente o time da virada'