O Vasco voltará a campo contra o Vitória, no próximo domingo (07/11), às 17h, em São Januário, pela 38ª e última rodada do Campeonato Brasileiro, precisando da vitória e dependendo de dois tropeços dos adversários diretos para permanecer na Série A em 2009 - Santos x Náutico: vitória do Peixe; Atlético-PR x Flamengo: empate ou vitória do Urubu; Figueirense x Internacional-RS: empate ou vitória do Colorado.
O Gigante da Colina está com 40 pontos, na 18ª colocação, dentro da zona de rebaixamento da competição, a dois pontos do Furacão, 16º e primeira equipe fora da zona.
O técnico Renato Gaúcho fala sobre alguns assuntos.
EDMUNDO EM JOGO BENEFICENTE NA SEGUNDA-FEIRA NO MARACANÃ
"Eu inclusive também fui convidado, mas preferi descansar. O Edmundo não é mais criança. Eu falei para ele no dia seguinte. Ele já tem uma certa idade. Ele já tinha treinado durante o dia e jogou durante a noite. Mas praticamente foi uma diversão para ele, que não tinha jogado no final de semana. Por um lado, foi até bom, porque ele pegou um pouco de ritmo de jogo. Mas eu não sabia que ele iria jogar, não", disse ao repórter Antônio Jorge, da Rádio Bandeirantes.
ATUAL SITUAÇÃO
"A gente está sofrendo por coisas que não foram feitas lá atrás. Se você não se preparar para o Campeonato Brasileiro, não vai tapar o sol com a peneira. Eu venho falando isso. A gente está sofrendo. Agora é procurar juntar ainda mais o grupo. O grupo está fechado e querendo. Pelo menos desde que eu cheguei, nunca tive problema com ninguém. O grupo sempre treinou e correu atrás. Estamos vivos na última rodada, depois de uma vitória brilhante diante do Coritiba, porque não é nada fácil vencer lá no Paraná. Isso deu uma credibilidade ainda maior para o nosso grupo. O torcedor tem que aparecer aqui no domingo. Eu continuo apostando e acreditando. O grupo continua acreditando também, está querendo, trabalhando com alegria, mas com bastante responsabilidade. Agora a responsabilidade é de todos, cada um dando a sua parte, para que a gente possa conseguir o nosso objetivo no domingo".
TORCEDORES DO INTERNACIONAL PEDINDO UMA DERROTA
"Não interfere em nada. Quem manda é o treinador. Os jogadores são pagos para correr. Não é porque é o Internacional. Podia ser qualquer outro clube. O jogador de futebol tem uma responsabilidade. Toda vez que ele entra em campo, tem que procurar dar o máximo de si. O torcedor pensa com o coração. As pessoas responsáveis no futebol pensam com a cabeça. Eu até entendo o lado crítico, o querer do torcedor do Internacional. Mas as pessoas que trabalham no futebol, os jogadores e técnicos sabem que a gente vive disso. Hoje o Vasco está precisando. No ano que vem pode ser o inverso. E aí? Eu posso estar em uma equipe e o Internacional pode estar precisando de alguma coisa. E aí? As pessoas que trabalham no futebol - no caso, técnico, os jogadores, a comissão técnica e a diretoria - pensam com a cabeça. A maioria dos torcedores pensa com o coração. A gente não pode culpá-los. É paixão. Mas eu volto a repetir. Eu conheço bem o grupo do Internacional. Tenho vários amigos lá. Conheço bem o Tite. Tenho certeza que eles vão ser profissionais durante o tempo todo".
Segundo o repórter, torcedores colocaram faixas no Beira-Rio pedindo a derrota do Colorado, porque o treinador é o maior ídolo do Grêmio.
FUTURO
"Eu estou pensando somente no jogo. O que eu combinei com a diretoria e o presidente foi até o dia 7, até domingo. Eu não tenho outro pensamento, a não ser procurar livrar o Vasco nesse último jogo, para que eles possam permanecer na primeira divisão. Até porque eu acredito bastante. Não tenho nem pensando direito na minha família, muito menos no que vou fazer futuramente. O meu pensamento está voltado exclusivamente para o meu grupo, para que a gente consiga uma vitória no domingo".
RECUSA EM CONVERSAR COM PASTOR EM SÃO JANUÁRIO
"Minha ajuda é o meu grupo, a minha diretoria, torcida e família. Eu respeito todo mundo. Mas se eu for dar atenção e espaço para todo mundo, vou me candidatar. Vou ter aí 10 milhões de votos. Eu não posso. Eu tenho que pensar. Eu não tenho tido nem tempo para a minha família, imagina para as outras pessoas".
RESULTADOS DOS CONCORRENTES
"Se eu falasse que não iria estar atento, estaria mentindo, até pela reação do nosso torcedor no estádio. Eu vou estar, em primeiro lugar, ligadíssimo na minha equipe dentro do campo, para que a gente possa conseguir a vitória. Sem dúvida alguma, alguém vai me passar, alguém de vocês, da imprensa, vai estar ao meu lado. Eu vou estar me informando, sem dúvida alguma".
TORCIDA CONTRA TAMBÉM NA IMPRENSA
"Deixa eu falar uma coisa. Vamos parar de - não estou falando de você - maliciar. 'O Internacional quer entregar', 'O Flamengo quer entregar'. Ninguém quer entregar. Um clube depende do outro. Se acontecer o pior para o Vasco, vai ser ruim para vocês também. É ruim para todo mundo. Não importa para qual time vocês torcem. Cada um tem direito de torcer para qualquer time. Todo mundo tem o seu direito. Todo mundo vai perder com isso. Eu adorei - por isso ele é o meu ídolo - a declaração do Zico, quando ele falou que jamais vai torcer contra o futebol carioca. Vocês querem um exemplo melhor de resposta? Isso é bom para todo mundo. É bom para vocês, inclusive. Não adianta às vezes o jornalista torce para tal time e quer ver o Vasco na segunda divisão. Ele vai perder também. Todo mundo vai perder. Amanhã ou depois, o Flamengo pode precisar do Vasco, como precisou em 92. A mesma resposta que dei lá do Internacional, eu dou para o pessoal do Flamengo. Conheço todos os jogadores lá. Conheço o Caio Júnior. Tenho certeza que, até porque eles precisam... Mas independente disso, sei que eles vão buscar o melhor. Os jogadores são profissionais. Tem que parar com essa picuinha aqui no Rio de Janeiro. 'Tomara que caia'. Esse é o pensamento de torcedor, que é paixão. Eu não tiro a razão dele. Agora, nós somos profissionais. Vocês vão perder com isso também. O Vasco vai para a segunda divisão, vai jogar e pegar ônibus. Vocês também vão pegar ônibus, a não ser a que a empresa de vocês alugue um helicóptero. Todo mundo vai perder. Botem isso na cabeça. Não adianta ficar secando, porque não vai adiantar. Não adianta ficar secando. Eu não estou falando isso para você. Eu estou falando no geral. Torçam, porque se a situação fosse o inverso, eu estaria torcendo também para qualquer outro time permanecer na primeira divisão".
Fonte: VascoExpresso