|
NETVASCO - 02/12/2008 - TER - 18:41 - Quatro ex-vascaínos podem ajudar o Vasco a se livrar do rebaixamentoPara evitar o rebaixamento para a Série B em 2009, o Vasco não depende apenas de seus resultados. Neste domingo (07/12), na última rodada do Campeonato Brasileiro de 2008, além de vencer o Vitória, em São Januário, precisa torcer para que seus adversários diretos percam pontos. A torcida cruzmaltina terá que torcer pelo Santos, que enfrenta o Náutico na Vila Belmiro, pelo Internacional, que pega o Figueirense no Orlando Scarpelli e pelo Flamengo que joga contra o Atlético-PR na Arena da Baixada.
Se a combinação de resultados parece difícil, pelo menos em cada time que pode ajudar o Vasco atuam ex-atletas cruzmaltinos. São eles: Rodrigo Souto e Fabiano Eller, no Santos, Leonardo Moura, no Flamengo e Luiz Carlos, no Internacional.
Fabiano Eller - Santos
O zagueiro Fabiano Eller foi revelado nas categorias de base do Vasco e conquistou títulos importantes desde 1997, quando foi lançado na equipe profissional. Foi campeão brasileiro do mesmo ano atuando em 2 jogos. Participou de um jogo da Libertadores em 1998, quando o Vasco foi campeão. Em 2000, participou das campanhas do Brasileiro e da Mercosul. Em 2001, foi um dos responsáveis por uma das derrotas mais dolorosas da história do Vasco ao cometer a falta que originou o gol de Petkovic no 3º título consecutivo do Flamengo sobre o Vasco no Campeonato Estadual. Em 2002, depois de uma briga judicial, saiu do Vasco para jogar no Palmeiras. Atuou ainda no Flamengo, Fluminense, Atlético de Madrid e conquistou o bicampeonato da Libertadores jogando no Internacional.
Quanto esteve no Fluminense, Fabiano Eller revelou detalhes de seu início de carreira no Vasco:
- Passei sete anos em São Januário, três deles morando dentro da concentração num quarto com mais 11 garotos. Não tem como não conhecer. Foi uma época de vacas magras, mas importante para a gente dar valor às coisas. Lembro de uma vez em que eu saí da concentração para ir a uma festinha com o Dedé (Panterinha) e tinha que voltar às 23h. Como fiquei para comer o bolo (risos), tive de entrar pela janela. Me pegaram e meu nome foi para a diretoria - recordou Fabiano, em meio a gargalhadas.
Desempenho com a camisa do Vasco:
Período: out/1997 a dez/2001
Jogos: 90
Vitórias: 49
Empates: 19
Derrotas: 22
Gols: 4
Títulos:
1997 - Campeonato Brasileiro
1998 - Copa Libertadores
2000 - Copa Mercosul
2000 - Campeonato Brasileiro
Rodrigo Souto - Santos
O volante Rodrigo Souto chegou ao Vasco em 2002, contratado ao São Cristóvão. Foi durante dois anos titular freqüente da cabeça-de-área. Além de marcar, se apresentava para o ataque com bom toque de bola. Participou do time campeão estadual de 2003 entrando no segundo tempo das duas partidas finais contra o Fluminense. Teve seu pior momento em 2004, quando foi considerado um dos culpados pela fraca campanha do time no Brasileiro, sendo dispensado no fim da temporada. Rodrigo ainda passou pelo Figueirense antes de chegar ao Santos.
Antes de enfrentar o Vasco, em 2007, Fabiano Eller declarou seu carinho pelo Vasco:
- Hoje estou mais maduro, aprendi muitas coisas com o passar do tempo. Tenho muito carinho e respeito pelo Vasco, pelos diretores e funcionários. Fui muito bem recebido quando iniciei minha carreira. Mas agora o meu momento é o Santos FC e vamos lá para vencer - declarou, antes de seu time sofrer uma goleada de 4 a 0.
Desempenho com a camisa do Vasco:
Período: jan/2002 a mai/2004
Jogos: 144
Vitórias: 60
Empates: 36
Derrotas: 48
Gols: 6
Títulos:
2003 - Campeonato Carioca
Leonardo Moura - Flamengo
O lateral-direito Leonardo Moura já havia defendido o Botafogo e jogado na Bélgica quando chegou no Vasco, em 2002. Alguns anos depois, completou o ciclo dos 4 grandes ao jogar no Fluminense e no Flamengo, onde está atualmente. Leonardo jogou no Vasco com algum destaque no 1º semestre de 2002, mas não conquistou títulos. No fim do semestre, o lateral se transferiu para o Palmeiras e cobrou salários atrasados do Vasco na Justiça.
Amigo de Romário, foi especulada sua volta ao Vasco em 2004. Leonardo Moura comentou sua passagem na Colina:
– O Romário ainda não me falou nada, mas já ouvi dizer que ele falou com o Eurico e eu fico muito feliz pela confiança que ele tem em mim. Estou feliz no Fluminense, mas o Vasco também é um grande clube, onde tive uma bela passagem. Vamos aguardar o fim da temporada para decidir – disse Leonardo Moura.
Desempenho com a camisa do Vasco:
Período: jan/2002 a jun/2002
Jogos: 30
Vitórias: 14
Empates: 8
Derrotas: 8
Gols: 6
Luiz Carlos - Internacional
O atacante Luiz Carlos, foi um dos jogadores com passagem mais rápida por São Januário na história. Revelado pelo CFZ, havia passado por Bangu, Coritiba, Paysandu e times do Paraguai, Arábia Saudita e Espanha antes de chegar no Vasco. Foi contratado em junho de 2006 e deixou o clube em agosto, tendo atuado apenas 23 minutos em um jogo oficial. Disputou ainda um amistoso na Bahia, contra o Serrano, jogando apenas a etapa final de jogo. Foi então emprestado ao Duque de Caxias e chegou ao Internacional após ter se destacado como vice-artilheiro da Série B, deste ano, pelo Vila Nova.
Desempenho com a camisa do Vasco:
Período: jun/2006 a ago/2006
Jogos: 2
Vitórias: 0
Empates: 1
Derrotas: 1
Gols: 0
Fonte: NETVASCO índice | envie por e-mail Anterior: 18:34 - Fernando é contra receber dinheiro em troca da vitória Próxima: 18:46 - Vitória tem sido adversário difícil para o Vasco mesmo em São Januário |
|