O Vasco derrotou o Coritiba por 2 a 0, na tarde deste domingo, no Estádio Couto Pereira, em Curitiba, pela 37ª e penúltima rodada do Campeonato Brasileiro, está com 40 pontos, mas permanece na 18ª posição, na zona de rebaixamento da competição, a dois pontos do Atlético-PR, 16º e primeira equipe fora da zona.
O técnico Renato Gaúcho fala sobre a situação do Gigante da Colina, que voltará a campo contra o Vitória, no próximo domingo (07/11), às 17h, em São Januário, precisando da vitória e dependendo de dois tropeços dos adversários diretos para permanecer na Série A em 2009 - Santos x Náutico: vitória do Santos; Atlético-PR x Flamengo: empate ou vitória do Flamengo; Figueirense x Internacional-RS: empate ou vitória do Internacional.
"Eu falei que o sofrimento era até a última rodada. Chegamos aqui. Depois de uma vitória dessa, pode ter certeza que vai dar tudo certo", disse ao repórter Cláudio Perrout, da Rádio CBN, na saída do gramado, falando mais depois na entrevista coletiva.
"Hoje foi taticamente uma vitória de um treinador inteligente. As pessoas têm que aceitar isso. Se reconhecerem, ótimo. Se não reconhecerem, eu não posso fazer nada. O grupo entrou determinado, em busca da vitória, se dedicou. Eles tiveram atitude e estão de parabéns".
MESMA PRELEÇÃO = MESMO COMPORTAMENTO
"Foi exatamente. Não teve o que mudar. Os jogadores sabem exatamente o que deveria ser feito dentro do campo. Hoje eu falei para eles exatamente o que falo sempre para eles. Passo muita tranqüilidade e confiança. Pedi apenas que eles jogassem hoje, mais do que nunca, livre, leve e soltos, sem entrar pressionados. No momento em que você entra muito pressionado, deixa de fazer as coisas certas ou faz as coisas erradas. O grupo se comportou muito bem. Taticamente eles foram muito bem em todos os setores, buscaram a vitória do início ao final do jogo. Não é fácil vencer aqui. Eles fizeram a parte deles. Infelizmente, chegamos na última rodada, como eu já havia falado lá atrás, que até a última rodada iríamos sofrer. E vamos sofrer".
TORCIDA
"Mas eu agradeço mais uma vez a força da nossa torcida durante todos os dias nos treinamentos. Hoje ela compareceu aqui. Ela tem que comparecer em São Januário porque eu continuo acreditando e tendo certeza que a gente vai ficar na primeira divisão. Mais do que ninguém, ela merece. Quem sabe, um final feliz lá em São Januário no próximo domingo? Essa vitória com certeza vai ser dedicada à nossa torcida. Eu tenho visto o que ela tem passado e sofrido. Ela pode ter certeza que os jogadores também estão sofrendo bastante, juntamente com a comissão técnica. Mas eu tenho certeza que a gente vai ter um final feliz. Desculpa. Deu", encerrando emocionado.