Netvasco
Clube
Notícias
Futebol
Esportes
História
Torcidas
Mídia
Interativo
Multimídia
Download
Miscelânea
Especial

Busca pesquisar

Celular
FAQ
Orkut
RSS
Twitter
Chat
Vídeos

NETVASCO - 30/11/2008 - DOM - 07:42 - Vasco da Gama FC, de Curitiba, engrossa torcida pela salvação

No momento mais dramático de sua história, o Vasco busca união para vencer o Coritiba hoje, às 17h, no Couto Pereira, e escapar do rebaixamento. E justamente na capital paranaense a missão de unir todos os vascaínos encontra eco.

Fundado em 1932, o Vasco da Gama Futebol Clube, de Curitiba, tem como presidente também um Roberto, ex-jogador do clube. Não o Dinamite, mas Roberto Gomes.

Torcedor do Vasco tanto quanto do Coxa, ele irá deixar de lado a tradicional torcida pelo empate no confronto para inflar o peito e vestir a camisa cruzmaltina. Camisa, aliás, que ele vestiu e foi artilheiro até 1989. Depois, assumiu a presidência do clube, em 2002. De lá para cá, luta para manter em atividade o clube que nasceu graças ao homônimo famoso no Rio. Em 1932, cinco jovens pensaram em fundar um clube para disputar a liga amadora.

Como um dos rapazes era sobrinho de um dirigente do Vasco original, optou-se pelo nome de Vasco da Gama depois de muita discussão.

– Havia a opção de o nome ser Cruz-de-Malta, apenas uma homenagem. Mas bateram na mesa para serVasco da Gama e foi aprovado – disse Roberto Gomes.

Os clubes nunca se enfrentaram, nem mesmo em amistoso. Afinal, o Vasquinho de Curitiba, como é carinhosamente chamado, participa da Liga Especial de Amadores da capital paranaense. Nenhum jogador treina nem recebe. Simplesmente aparece no dia das partidas.

Natural de Curitiba, o presidente Roberto Gomes estará com o coração apertado. Mas garante que, pelo menos hoje, deixará a imparcialidade de lado e escolherá um lado para torcer.

– É meio complicado. Sou vascaíno roxo e Coxa roxo. Pela situação atual, meu Coxinha poderia dar uma força para o Vasco se salvar logo – afirmou Roberto.

Ao lado do presidente do Vasquinho estarão outros 10 milhões de cruzmaltinos hoje. Todos com a certeza de que qualquer vascaíno, por menos próximo que seja, terá de estar junto contra o Coritiba.

Quem é

Vasco da Gama Futebol Clube
Fundado em 6 de junho de 1932, em Curitiba. Disputa a Liga Especial de Amadores da cidade.

Espaço Social
Em sua sede social, estão a sala de troféus conquistados ao longo de 76 anos de história e o ginásio com uma cruz-de-malta gravada no chão.
O espaço é alugado para animados shows de forró.

Estrutura
No bairro do Alto de São Francisco, fica o campo do Vasco da Gama de Curitiba. O espaço conta com um campo, bar e mesa de sinuca. Cabines de rádio estão sendo construídas no loca, mantido por três funcionários, todos eles amigos do presidente Roberto Gomes, exartilheiro do Vasco da Gama Futebol Clube.

Bate-Bola

Roberto Gomes
PRESIDENTE DO VASCO DE CURITIBA

Para quem você vai torcer?
É meio complicado. Sou vascaíno roxo e Coxa roxo aqui também. Pela situação, meu Coxinha podaria dar uma força para o Vasco

Como surgiu o Vasco da Gama de Curitiba?
Foi em 1932 numa reunião de cinco amigos. Sendo que um desses amigos tinha um tio que era dirigente do Vasco no Rio. Colocaram cinco nomes em votação para escolher. E foi escolhido Vasco da Gama Futebol Clube pela ligação.

Quais as semelhanças entre os clubes?
Eu era jogador do clube, o Dinamite arrasava no Rio e me apelidaram de Dinamite. Depois virei dirigente. E foi como Dinamite. Aqui, tinha um rapaz que não largava o clube. Lutei e assumi a presidência.

Não falta cruz-de-malta

No campo do Vasco da Gama Futebol Clube, em Curitiba, não pode faltar cruz-de-malta. Ao redor de todo o gramado, a principal representação do Clube da Colina está estampada.

Até mesmo na parede do bar, logo ao lado do nome Vasco da Gama pintado com muito capricho. Tudo com muito cuidado para preservar o patrimônio do Vasco de Curitiba.

Na sede social, localizada próxima do campo, a cruz-de-malta também não falta. Bem no meio da quadra do antigo ginásio, ela repousa, ainda que a pintura esteja desgastada. Para manter as finanças, a quadra é alugada e sedia um show de forró nas noites curitibanas.

Logo ao lado do ginásio, a varanda do clube também é decorada com a cruz de malta, num chão preto com uma faixa diagonal branca.

Igual à camisa do Vasquinho, como é carinhosamente chamado, e, conseqüentemente, do Vasco original.

Ao lado da varanda, uma pequena sala de troféus, com taças acumuladas dentro de uma estante. Presidente do clube, Roberto Gomes pensa em reativar o contato com o Vasco original. Na década de 80, os clubes se comunicaram e o filho de Curitiba recebeu um jogo de camisas, preservado até hoje.

Fonte: Lance (texto e fotos), Distintivos (escudo)

índice | envie por e-mail

Anterior: 07:29 - Dinamite assistirá à última conversa de Renato no vestiário em Curitiba
Próxima: 08:11 - Madson, Pai Santana e funcionários antigos se unem na corrente positiva