NETVASCO - 29/11/2008 - SÁB - 13:38 - Há 15 anos, Vasco vencia Urubu e conquistava a Copa Rio
Há 15 anos, em 30 de novembro de 1993, com um gol do atacante Júnior, os titulares do Vasco derrotavam os reservas do Flamengo por 2 a 0 em Moça Bonita e conquistavam o bicampeonato da Copa Rio.
A Copa Rio estava para o Campeonato Estadual assim como a Copa do Brasil para o Campeonato Brasileiro. A competição fora criada com o objetivo de reunir clubes das diversas divisões do Rio de Janeiro e dar ao vencedor uma vaga na Copa do Brasil do ano seguinte. Porém, o trio Flamengo-Fluminense-Botafogo (a exemplo da imprensa), crítico do então presidente da Ferj Eduardo Viana, o Caixa D'Água, preferiu desvalorizar o certame mandando a campo times mistos ou reservas. O Vasco levou a Copa Rio a sério e foi bicampeão em 1992 e 1993.
Um exemplo de como tenta-se fazer com que esse título do Vasco caia no esquecimento pode se visto no livro "Flamengo x Vasco o Clássico dos Milhões" (Assaf, Roberto e Martins, Clóvis; 1999; Ed. Relume Dumará), que pretendia trazer uma relação de todas as partidas entre os dois rivais. A publicação simplesmente ignora o duelo apesar dele ter sido a decisão de uma competição oficial.
Confira a reportagem do jogo do bicampeonato no "Baú do Esporte" do GloboEsporte.com:
Vasco 1x0 Flamengo (RJ)
DATA: segunda-feira, 29 de novembro de 1993
COMPETIÇÃO: Copa Rio de Janeiro - Final
LOCAL: Estádio Proletário Guilherme da Silveira Filho "Moça Bonita", Rio de Janeiro (RJ)
PÚBLICO: 729
ÁRBITRO: Sérgio Cristiano do Nascimento
VASCO: Caetano, Pimentel, Alexandre Torres, Jorge Luís, Ayupe, Leandro, França, Júnior, Jardel (Hernande), Yan (Sídney) e Gian. TEC.: Alcir Portela.
GOLS VASCO: Júnior (37' 1ºT).
FLAMENGO: Adriano, Fábio Baiano, Marcelo, Herbert, Hélton (Rodrigo Mendes), Fabiano, Luiz Antônio (Da Silva), Júlio César, Sandro, Sávio e Edu Lima. TEC.: Jaime de Almeida.