Netvasco
Clube
Notícias
Futebol
Esportes
História
Torcidas
Mídia
Interativo
Multimídia
Download
Miscelânea
Especial

Busca pesquisar

Celular
FAQ
Orkut
RSS
Twitter
Chat
Vídeos

NETVASCO - 28/11/2008 - SEX - 09:19 - Odvan se inspira no passado glorioso para manter o Vasco na Série A




Um dos poucos representantes da era de ouro do Vasco que ainda envergam a camisa cruzmaltina, Odvan deseja fazer jus ao apelido de zagueiro-zagueiro e dar um bico na palavra rebaixamento. Tudo para não manchar sua bela história no Vasco, o qual ajudou a decorar a sala de troféus com as mais belas e importantes conquistas.

Num passeio pelo tempo, Odvan entrou na sala de troféus da Colina e se deliciou com as suas glórias. Entre um sorriso escancarado e outro, lembrou o atual momento. Considerado um verdadeiro vascaíno por muitos torcedores, o zagueiro garante que é cobrado nas ruas para manter o Vasco na Primeira Divisão em 2009. Experiente, sente ter uma missão.

– Desta vez estou aqui há pouco tempo, mas é claro que é a minha missão salvar o time. É difícil, mas não é impossível. Quero ver essa torcida feliz de novo – emenda.

No túnel do tempo das tantas glórias que ajudou a construir e a tornar o Vasco ainda maior, Odvan enxerga a inspiração para a virada necessária nesta reta final do Campeonato Brasileiro. O zagueiro já enfrentou fases complicadas dentro de campo e viveu de perto a, talvez, maior virada da história do futebol, ao conquistar a Copa Mercosul em 2000 com virada dramática de 4 a 3 sobre o Palmeiras. Com os olhos fixados nesta taça, Odvan discursou, com emoção na voz.

– Eu, vascaíno que sou, farei de tudo para tirar o Vasco desse momento para ver de novo o sorriso do vascaíno. Esse é o meu objetivo – disse.

Em mais uma olhada para as taças, Odvan voltou a sorrir. Um símbolo da força de um passado que ainda pulsa no presente do Vasco.

Odvan mostrou ser pai coruja

Desde que colocou os pés na sala de troféus do Vasco até o momento em que foi embora, Odvan não conseguiu disfarçar o orgulho que sente pelas conquistas que colecionou na sua primeira passagem pelo Vasco, entre 1997 e 2000. O jogador tratou cada taça com o carinho de um pai. Entre uma resposta e outra, o zagueiro silenciosamente admirou o brilho dos troféus, localizados bem na entrada da sala. Depois de procurar por cada taça, sentiu a falta da mais “humilde“ de todas, a do Campeonato Carioca-98 (depois ele encontrou).

– Se Deus quiser, vamos sair dessa situação. Temos que trazer de volta aquele sorriso que está guardado. Eu sinto muito por este momento, mas tenho que me segurar. Tenho que me doar o máximo dentro de campo – afirmou o zagueiro.

O currículo do zagueiro

1) Brasileirão - Em 1997, o jovem zagueiro, ex-Americano, chamou a atenção pela seriedade e foi fundamental no título nacional.

2) Libertadores - Odvan ajudou o Vasco a conquistar o título mais importante da sua História, em 98. Ele fazia dupla com Mauro Galvão.

3) Torneio Rio-São Paulo - Em 1999, o zagueiro foi campeão dentro do Morumbi, na final contra o Santos.

4) Copa Mercosul - A virada contra o Palmeiras é considerada por muitos como a maior vitória da história do Vasco. Odvan estava lá.

5) Copa João Havelange - E o jogador voltou a brilhar em outro Brasileiro, no tetracampeonato da História do Vasco.

Bate-Bola

Odvan
ZAGUEIRO DO VASCO

O que você se lembra do seu início no Vasco?

Eu fui para o Vasco e disse para minha mãe que não sairia mais. Pude fazermuitos amigos, como Edmundo, Pedrinho e Mauro Galvão. Começamos mal o Brasileiro de 1997, mas depois nos acertamos e, quando eu vi, estávamos na final.

Qual título foi o mais emocionante?

O título da Mercosul foi mais emocionante do que o da Libertadores, pela forma que foi. Fico até sem palavras sobre aquela final.

Você, como vascaíno, tem sofrido com este momento do time no Brasileiro?

Eu estou triste com isso. Precisamos trazer de volta o sorriso para o torcedor vascaíno. Muita gente me fala na rua, “não deixe o Vasco cair, não deixe”. A missão é difícil, mas não é impossível.

Fonte: Lance

índice | envie por e-mail

Anterior: 08:30 - Há 50 anos, Vasco contratava atacante Pacoti por 1 milhão de cruzeiros
Próxima: 09:20 - Crianças com necessidades especiais receberam carinho do elenco