|
NETVASCO - 27/11/2008 - QUI - 10:49 - Confira o projeto do novo Maracanã para a Copa 2014Está definido o projeto do novo Maracanã, que foi entregue à Fifa no último encontro dos membros do governo carioca com os responsáveis pela escolha das sedes da Copa de 2014 e será referendado em janeiro. O desenho é bem semelhante ao do primeiro projeto conceitual, divulgado pelo governo do Rio em 2007. Mas já apresenta alterações importantes, como a criação do Museu da Fifa, ao lado do Maracanãzinho, no lugar do Parque Aquático Julio Delamare, e uma grande área de convivência, que servirá para revitalização de um dos lados do estádio, hoje tomado por moradores de rua (veja mais nos mapas ao lado).
O edital de concessão, que será divulgado nos próximos dias pelo governo do Rio, trará obrigatoriedades do projeto, com a criação da cobertura para a área das cadeiras e parte das arquibancadas, algo que já estava previsto. O consórcio que assumir o estádio terá de abrir novos acessos, pois o tempo de escoamento das arquibancadas não pode ser superior a oito minutos. Estes acessos devem surgir nas duas novas áreas criadas.
A equipe de reportagem do LANCE! procurou a secretária de Turismo, Esporte e Lazer, Márcia Lins, mas ela se recusou a falar da proposta enviada, alegando que foi pedido sigilo pela Fifa.
Márcia só comentou sobre o Museu da Fifa. E confirmou que existe a obrigatoriedade de construção do local. Ela acredita que este será um diferencial do Maracanã.
– Não existe melhor lugar do que o Maracanã para a Fifa construir o seu museu. E ele deverá ter um conceito diferente do museu construído no Pacaembu, que valoriza a alta tecnologia. Temos um acervo muito grande aqui, que merece ser valorizado – ressaltou.
Vale lembrar que em 2007, em encontro com o governador Sérgio Cabral, Ricardo Teixeira prometeu conversarcomJoseph Blatter e pedir a construção do museu no Rio.
Sobre a área de convivência, Márcia preferiu não falar. Até porque será reservada para os patrocinadores da Fifa durante a Copa.
Mas é fácil perceber que servirá como revitalização do local. Próximo da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), a parte externa é tomada por moradores de rua.
Saída de metrô será facilitada
Outra importante intervenção no Complexo do Maracanã está na área de transportes. E já saiu do papel: a criação de uma nova opção de saída do estádio através do metrô. Os torcedores poderão utilizar uma extensão que terá uma parada na nova Estação Cidade Nova (em frente à Prefeitura do Rio, no Centro) e término na Estação Central. Nesta nova opção, os torcedores não precisarão fazer baldeação para a Zona Sul.
O tempo de viagem de quem sai do Maracanã e vai para a Zona Sul diminuiria 13 minutos no novo sistema. O metrô também deve dobrar a oferta de composições, diminuindo a espera nas estações. A expectativa é de que o número de passageiros dobre.
Complexo sem Julio Delamare e Célio de Barros
Desenho de 2007. Aqui é possível ver como ficaria o Maracanã. Mas a transferência dos estádios Célio de Barros e Julio Delamare para o lado da estação do metrô (detalhe em verde) foi esquecida. O novo local será na Barra da Tijuca ou em Jacarepaguá, por causa da candidatura olímpica.
Fonte: Lance índice | envie por e-mail Anterior: 10:17 - Pai do artilheiro do Coritiba: 'Não mande meu Vasco a Segunda' Próxima: 11:22 - Judô: Renato Carvalho disputa Desafio Interestadual |
|