|
NETVASCO - 25/11/2008 - TER - 23:41 - Comissão técnica lança mão de palestras motivacionais e filmes Para aumentar o ânimo dos jogadores, a comissão técnica do Vasco tem recorrido a palestras motivacionais e até a filmes temáticos. Precisando vencer os dois jogos que restam no Brasileiro e ainda rezar por um milagre para permanecer na primeira divisão, vale tudo para tentar recuperar o lado psicológico dos jogadores, que anda em frangalhos. No último mês, eles assistiram a duas palestras motivacionais: uma sobre energia e a força do pensamento positivo. E a outra baseada no filme Homens de honra, uma indicação do técnico Renato Gaúcho, um cinéfilo assumido.
A história do oficial da Marinha que teve que enfrentar o preconceito racial para se tornar o primeiro mergulhador negro da história mexeu com os brios do grupo, apesar de não ter rendido ainda os resultados esperados.
– Essas palestras têm surtido efeito. É notório o comprometimento e a dedicação dos jogadores. Tão claro que a torcida tem aplaudido a equipe no fim dos jogos mesmo com o resultado adverso – ressaltou o gerente de futebol Carlos Alberto Lancetta.
O goleiro Rafael foi um dos jogadores que aprovaram a iniciativa. Desde que o Vasco passou a freqüentar a zona de rebaixamento, o jogador está ilhado em casa e evita sair para não se desgastar com os torcedores na rua. O camisa 1 tem evitado até ligar a TV e ler os jornais para não se aborrecer.
– Nem à praia tenho ido. Quero ficar o mais focado possível nos dois jogos que faltam. Passo o tempo todo em casa com a minha família. E para relaxar vejo alguns filmes que falam de superação como Homens de honra, que vi com meus companheiros – revela o jogador, que confessa ter ficado impressionado com a coragem e a determinação do mergulhador americano para atingir seus objetivos.
– É uma história parecida com a nossa, porque ele só atingiu o seu objetivo porque foi muito determinado e não desistiu nunca. Exatamente o que temos que fazer nos últimos jogos. Sou um homem de honra. Não desisto nunca e vou com o Vasco até o fim – garantiu o goleiro, que promete fazer a sua parte para o Vasco não cair.
O supervisor de futebol Daniel Freitas revela que as palestras começaram na véspera do jogo com o Flamengo. A primeira foi com Alex Alves, professor de educação física e especialista em neurolinguística, que falou sobre energia, o fluxo de ondas magnéticas, e a capacidade de superar grandes desafios. Depois, os jogadores ainda viram o depoimento de incentivo de vários torcedores.
– Naquele jogo não conseguimos o resultado, mas os jogadores se desdobraram em campo e foram superiores ao time do Flamengo. Não faltou atitude – ressaltou o supervisor, que é professor de educação física e tem mestrado em administração esportiva.
Para o jogo com o Coritiba, no domingo, em Curitiba, a comissão técnica deve repetir a dose, só que o filme ainda não foi escolhido. Talvez, eles não encontrem no cinema um filme tão apropriado. Mas neste momento em que o clube corre o sério risco de manchar os seus 110 anos de história, o que a torcida mais espera é que os jogadores façam jus ao título do filme e salvem o Vasco do vexame da Segunda Divisão.
Fonte: JB Online
índice | envie por e-mail Anterior: 23:41 - Renato Gaúcho: 'Se tivesse uma bola de cristal, eu ia jogar na loto' Próxima: 00:35 - NOVAS CAMISAS TERÃO PATROCÍNIO DA ELETROBRÁS |
|