Virou uma constante na história do futebol carioca a falta de harmonia entre os grandes clubes na hora de discutir o Campeonato Carioca.
O ponto de discórdia era o favorecimento ao dirigente Eurico Miranda, que comandava o Vasco. Sem ele, pela primeira vez em muitos anos, ninguém reclamou. Ontem, na sede da Federação, o Arbitral durou mais de cinco horas e todos saíram satisfeitos.
O campeonato de 2009 terá fórmula de disputa semelhante a do ano passado, com 16 clubes divididos em dois grupos de oito. Dois de cada grupo se classificam para as semifinais da Taça Guanabara e Taça Rio e decidem o campeão dos turnos em mata-mata. Os dois campeões decidem o título.
A reunião foi classificada pelos dirigentes como histórica: respeitou o interesse de todos os clubes.
– Esta era a minha proposta desde que me candidatei. Não bastava ver apenas o interesse do meu clube. Era preciso ver o interesse coletivo. Acho que conseguimos discutir em perfeita harmonia com todos – ressaltou o presidente do Vasco, Roberto Dinamite.
A competição começa no dia 25 de janeiro. Mas as datas dos jogos só serão definidas posteriormente, pois a Federação vai aguardar um pouco mais para saber se o Flamengo irá disputar a Libertadores. Segundo o presidente da entidade, Rubens Lopes, o prazo de 60 dias de antecedência estipulado pelo Estatuto do Torcedor será respeitado.
Uma das polêmicas deste ano foi suprimida: os pequenos do Rio voltarão a jogar as partidas contra os grandes nos seus estádios, desde que estes atendam as exigências dos órgãos governamentais e desde que não sejam jogos transmitidos em TV aber ta.
No primeiro caso, estão liberados o Maracanã, Engenhão, São Januário, Raulino de Oliveira, Godofredo Cruz, Elcyr Resende (Saquarema), Giulite Coutinho, Eduardo Guinle (Nova Friburgo) e Moça Bonita. Nos jogos da Globo, apenas os quatro primeiros poderão ser utilizados. Os jogos entre pequenos serão realizados nos estádios dos clubes mandantes.
Ingressos: preço mantido
Depois de muita polêmica no campeonato deste ano, quando os ingressos foram reajustados em 50% do seu valor, ocasionando uma ação na Justiça que ainda não foi resolvida, os clubes decidiram não mexer nos ingressos. No Arbitral foi definido que os valores não serão alterados para a competição do próximo ano, com os preços variando entre R$ 20 e R$ 120 para os jogos dos grandes clubes.
O presidente da Federação, Rubens Lopes, explicou como o tema foi tratado para esta competição: – Os preços serão os mesmos praticados neste ano. Cada clube terá a liberdade para confeccionar os ingressos com a empresa que bem entender, desde que dentro dos parâmetros estabelecidos. Foi uma reunião com a participação de 16 clubes, onde discutimos com detalhes cada ponto do campeonato. A tabela foi definida por sorteio e tudo foi resolvido com muita calma.
Fonte: Lance
Dinamite diz que Estadual é sinônimo de união de forças
Preocupado com a situação do Vasco no Brasileirão, o presidente Roberto Dinamite conseguiu se desligar do campeonato nacional por pelo menos 5h na última terça-feira. Foi o tempo que o dirigente passou na Federação do Estado do Rio de Janeiro (Ferj) até a aprovação do regulamento e da tabela do Estadual 2009.
No lugar do cansaço, Dinamite preferiu ressaltar a importância de se debater o futebol carioca.
- Acho que a reunião foi a altura do que representa o campeonato estadual. Provamos que é possível unir forças e promover um torneio forte no ano que vem - diz.
De acordo com o dirigente, o outrora individualismo dos clubes grandes foi deixado de lado em prol da revitalização da competição fluminense.
- A diferença para os outros anos é que passamos a pensar coletivamente. Todos os 16 clubes tiveram espaço para poder falar. O futebol do Rio passou a ser visto de maneira mais ampla - destaca o representante cruzmaltino.
O Vasco estréia no Campeonato Carioca, dia 25 de janeiro, contra o Americano, em São Januário. O time está no Grupo A da competição ao lado de Fluminense, Madureira, Resende, Cabofriense, Duque de Caxias, Americano e Tigres.
Fonte: GloboEsporte.com