Netvasco
Clube
Notícias
Futebol
Esportes
História
Torcidas
Mídia
Interativo
Multimídia
Download
Miscelânea
Especial

Busca pesquisar

Celular
FAQ
Orkut
RSS
Twitter
Chat
Vídeos

NETVASCO - 18/11/2008 - TER - 20:08 - Ex-jogadores relembram o Vasco 3 x 0 São Paulo de 1992

Na última rodada da fase final de 1992, Flamengo, São Paulo e Vasco lutavam pela vaga na grande decisão. Caso a partida do Maracanã terminasse empatada e o Vasco ganhasse, o time de São Januário iria enfrentar o Botafogo na final. Por isso, Bebeto, Edmundo e Bismarck marcaram 3 a 0 impiedosos na equipe comandada por Telê Santana. O time tricolor levou a campo Zetti, Raí, Müller, Ronaldão e Cafu, todos campeões com a Seleção na Copa do Mundo dos Estados Unidos, dois anos mais tarde.

No Maracanã, o Flamengo ganhava do Santos por 2 a 1 (com gols de Nélio e Bernardo, contra) e passava sufoco para garantir o placar positivo. No fim do jogo, o centroavante Gaúcho recebeu na entrada da área, tropeçou e mandou um bomba para o gol, garantindo o Flamengo na sua quinta final de Brasileiro. Em São Januário, a torcida gritava pedindo para que o Vasco entregasse o jogo.

– Eu sabia que isso nunca iria acontecer. Tinha muitos amigos no Vasco e eles já haviam me falado que iriam ganhar o jogo mesmo que o Flamengo vencesse o seu – lembra Gaúcho, autor do gol que selou a classificação do Flamengo.

Em São Januário, o volante Leandro Ávila se preparava ainda para fazer história com a camisa do clube. Em 1992, começando a carreira, ganharia ainda o Campeonato Carioca daquele ano e os dois seguintes. No fim da década se transferiria para o Flamengo, onde também faturou um tricampeonato. O volante se lembra bem daquele jogo.

– Mesmo que a gente quisesse entregar, não conseguiríamos. Já estava 3 a 0, só um desastre daria a vaga ao São Paulo. Além do mais, escolhemos o futebol para ser nossa profissão. A gente resolveu antes do jogo que ganharíamos sem se importar em ajudar ninguém – diz Leandro Ávila, que revela estar torcendo para os dois clubes nesta reta final de Brasileiro. – Devo ser um caso raro. Tenho identificação com os dois clubes. O Vasco me projetou e o Flamengo me deu muito carinho. Quero que o Flamengo seja campeão e que o Vasco saia da zona do rebaixamento.

Fonte: JB Online

índice | envie por e-mail

Anterior: 20:07 - Lateral-esquerda do Vasco tem tido rodízio constante de ocupantes
Próxima: 20:59 - Showbol: Vasco vai participar do II Torneio Rio-São Paulo