A vingança é um prato que se come frio. E a torcida do Atlético-MG esperou um turno inteiro pela revanche da goleada por 6 a 1 que sofreu para o Vasco, em São Januário, na 16ª rodada do Campeonato Brasileiro. A diferença de gols não foi a mesma, mas o Galo venceu por 4 a 1, chegou aos 47 pontos ganhos, assumiu o décimo lugar na tabela de classificação e praticamente assegurou uma das vagas para a Copa Sul-Americana do ano que vem.
Já o Vasco permanece com 37 pontos, na 15ª colocação, e segue na árdua luta contra o rebaixamento. Resta aos vascaínos torcerem contra os adversários diretos nos jogos que serão disputados no final de semana. Na próxima rodada, o Atlético-MG vai visitar o Sport, domingo, às 19h10m, na Ilha do Retiro, em Recife. Já o Vasco recebe o São Paulo, domingo, às 17h, em São Januário.
O JOGO
A torcida atleticana lotou o Mineirão e cantou desde o começo embalando os gols do Galo com os gritos de ‘Vou festejar, o seu sofrer, o seu penar’. Um a um eles foram saindo e depois do quarto, marcado por Leandro Almeida, de pênalti, os torcedores passaram a pedir pelo sexto. O Vasco esboçou uma reação aos 23 minutos, com um gol de Madson, mas a derrota já estava sacramentada.
A noite de festa foi completa, já que, além da goleada, o atacante Marques completou 189 jogos com a camisa do Galo e igualou o recorde de Paulo Roberto Prestes, o técnico Marcelo Oliveira fez a sua partida de número 50 no comando do time mineiro e o atacante Euller, que fez história no clube, colocou seus pés na calçada da fama do estádio.
O Atlético-MG dominou as ações desde o primeiro minuto e tomou conta do meio-de-campo. O Vasco tentava jogar no erro do adversário, mas se defendia como podia. A pressão do Galo surtiu efeito logo aos dês minutos. Marques lançou Renan Oliveira pela direita de ataque. Ele cruzou rasteiro e encontrou Castillo na segunda trave, livre de marcação. Ele só teve o trabalho de chutar para abrir o placar.
A primeira grande chance do Vasco aconteceu apenas aos 25 minutos. Madson chutou forte e a bola passou por cima do travessão do goleiro Juninho. Na jogada, o camisa 1 do Galo sentiu dores nas costas e teve que ser substituído por Edson. Dois minutos depois, o time mineiro encaixou um contra-ataque pela esquerda. Renan Oliveira tabelou com Elton, ganhou na corrida da defesa vascaína e chutou rasteiro por baixo do goleiro Rafael.
Depois do segundo gol, o Atlético-MG passou a valorizar mais a posse de bola e diminuiu o ritmo. O Vasco tentou chegar com Edmundo e Madson, mas esbarrou na boa atuação da defesa adversária.
O técnico Renato Gaúcho fez uma mudança no seu time no intervalo. Colocou o meia Leandro Bonfim no lugar do zagueiro Eduardo Luiz para tentar deixar o seu time mais ofensivo. No Galo, Pedro Paulo substituiu Marques, que reclamou de cansaço.
Mas a pressão do Atlético-MG continuou e aos 12 minutos o árbitro Leandro Vuaden marcou pênalti de Rafael em Castillo. No minuto seguinte Leandro Almeida cobrou bem e fez o terceiro gol. Sem dar tempo de o Vasco assimilar o golpe, o Galo teve mais um pênalti a seu favor. Pedro Paulo foi derrubado por Odvan. Aos 16, Leandro Almeida cobrou novamente e marcou o quarto da goleada. Aos 23, Madson cobrou falta pela direita e a bola acabou entrando no canto oposto do goleiro Edson.
Aos 45 minutos, o Vasco ainda teve um pênalti marcado a seu favor. César Prates derrubou Wagner Diniz na área. Leandro Amaral cobrou e, mesmo com paradinha, chutou por cima do travessão.
GALERIA
VÍDEO
Gols: Castillo 10'/1ºT (ATL), Renan Oliveira 31'/1ºT (ATL), Leandro Almeida (pênalti), 13'/2ºT (ATL), Leandro Almeida (pênalti) 16'/2ºT (ATL), Madson (falta) 23'/2ºT (VAS).
ATLÉTICO-MG: Juninho (Edson 27'/1ºT); Sheslon, Leandro Almeida, Welton Felipe e César Prates; Nen, Márcio Araújo, Elton (Yuri 31'/2ºT) e Renan Oliveira; Marques (Pedro Paulo, intervalo) e Castillo. Técnico: Marcelo Oliveira.
VASCO: Rafael; Jorge Luiz, Eduardo Luiz (Leandro Bomfim, intervalo) e Odvan; Wagner Diniz, Jonílson, Mateus, Madson (Pedrinho 45'/2ºT) e Rodrigo Antônio; Leandro Amaral e Edmundo (André 20'/2ºT). Técnico: Renato Gaúcho.
Fonte: GloboEsporte.com (texto, fotos, vídeo, estatísticas), Lancenet (ficha, fotos), Lance (fotos)