Netvasco
Clube
Notícias
Futebol
Esportes
História
Torcidas
Mídia
Interativo
Multimídia
Download
Miscelânea
Especial

Busca pesquisar

Celular
FAQ
Orkut
RSS
Twitter
Chat
Vídeos

NETVASCO - 11/11/2008 - TER - 17:46 - César Prates, Marcos, Marques e Petkovic: 4 ex-vascaínos no Atlético-MG

O Vasco enfrenta o Atlético-MG, nesta quarta-feira (12/11), no Mineirão, pela 35ª rodada do Campeonato Brasileiro. No elenco do adversário, quatro jogadores já vestiram a camisa do Vasco. Os maiores destaques são o meia Petkovic e o atacante Marques, que participaram do time campeão estadual de 2003. Além deles, o lateral-direito César Prates e o zagueiro Marcos também atuaram com a camisa cruzmaltina. O lateral-esquerdo Calisto, que foi contratado pelo Atlético junto ao Vasco no meio do ano, foi dispensado do clube mineiro após atos de indisciplina fora de campo.

César Prates chegou ao Vasco no meio do ano de 1997 e participou da campanha da conquista do Campeonato Brasileiro de 1997, atuando ao lado de Edmundo, Odvan e Pedrinho, que fazem parte, hoje, do elenco do Vasco. Antes de chegar ao Vasco, César Prates já havia jogado no Internacional-RS, Real Madrid e tinha feito dois jogos pela Seleção Brasileira. Realizou apenas 17 jogos em 97 e foi para o Coritiba. Passou ainda por Corinthians, Botafogo, Figueirense e times da Turquia e Itália antes de chegar ao Atlético.

O zagueiro Marcos foi contratado junto ao Vitória-BA em 2005. Revelado pelo Porto de Caruaru, antes de chegar ao Vasco havia passado por times portugueses e pelo PSV da Holanda. Foi titular durante toda a Taça Guanabara, mas foi barrado no início da Taça Rio. Marcos não resistiu ao vexame que foi a derrota e a eliminação para o Baraúnas-RN, em São Januário, e acabou dispensado quatro dias após a partida. Depois do Vasco, jogou no Paraná e se tornou capitão do time do Atlético-MG. Ao enfrentar o Vasco, no ano passado, Marcos mostrou admiração ao comentar sobre o ex-clube:

- Eu tenho mostrado minhas qualidades no Atlético-MG, já estou há quase dois anos no clube. Não tenho nenhum tipo de constrangimento ou mágoa por ter passado pelo Vasco, pelo contrário, acho que é um grande clube e só fez o meu nome ser mais projetado em nível nacional - elogiou.

Marques chegou ao Vasco no início de 2003, contratado após sua saída do mesmo Atlético-MG, após cinco temporadas. Marques já era ídolo em Minas Gerais e já havia passado por Corinthians, São Paulo e Flamengo e atuado cinco vezes pela Seleção. Foi um dos responsáveis pelo título do Estadual junto com Valdir, Petkovic e Marcelinho Carioca. Em junho, o atacante recebeu uma proposta irrecusável do Japão e deixou o Vasco. Sua passagem, apesar de curta, foi tão marcante que, em todos os anos seguintes, incluindo 2008, foi cogitado como reforço para voltar ao Vasco. Ao ser especulado, em 2005, Marques declarou o carinho que tem pelo clube:

- Seria maravilhoso jogar novamente no Vasco, uma honra. Fui muito bem recebido quando joguei lá e apesar do pouco tempo pude sentir o calor da torcida, que é impressionante. Tenho ótimas lembranças. Fico muito feliz em saber do interesse pelo meu futebol. Afinal, é um clube fantástico - afirmou.

O meia sérvio Petkovic jogou pouco tempo no Vasco mas conquistou o carinho da torcida mesmo após ter jogado no arqui-rival Flamengo. Em uma pesquisa da NETVASCO, 84% dos torcedores aprovaram sua contratação. Petkovic já havia jogado em sua terra natal (ainda Iuguslávia), Espanha, Itália e no Vitória-BA. Pet chegou ao Vasco em setembro de 2002 e se despediu em março de 2003, durante o Campeonato Carioca e após ter conquistado a Taça Guanabara, para jogar na China. Em 2004, se apresentou em maio e jogou até o fim do ano, mas deixou o clube por uma proposta do futebol árabe. Com grandes atuações, ajudou o Vasco a escapar do rebaixamento em 2004, tendo sido eleito um dos melhores jogadores do Campeonato Brasileiro. Depois do Vasco e das aventuras na Ásia, Petkovic teve passagens sem brilho por Santos, Figueirense e Fluminense. Ao conquistar a Bola de Prata da Revista Placar, Petkovic comentou sua passagem pelo clube:

- Este é o quinto ano em que eu participo do Campeonato Brasileiro e a primeira vez que eu ganho. Agradeço ao meu clube e ao time. Se não tivesse alguém para correr eu com certeza não teria ganho este prêmio. Eu não vou ficar mais no Vasco, isto já foi decidido, mas o presidente me disse que eu tenho as portas abertas lá. Eu fui muito bem recebido, tive boas condições de trabalho e tentei retribuir com gols e boas jogadas - despediu-se.


César Prates, Marcos, Marques e Petkovic


Desempenho dos jogadores com a camisa do Vasco

CÉSAR PRATES

Período: agosto a dezembro/1997
Jogos: 17
Gols: 1
Vitórias: 8
Empates: 4
Derrotas: 5

Título:
1997 - Campeonato Brasileiro

Marcos

Período: janeiro a abril/2005
Jogos: 7
Gols: 0
Vitórias: 2
Empates: 3
Derrotas: 2

Marques

Período: janeiro a junho/2003
Jogos: 22
Gols: 5
Vitórias: 9
Empates: 8
Derrotas: 5

Título:
2003 - Campeonato Estadual

Petkovic

Período: setembro/2002 a março/2003 e maio/2004 a dezembro/2004
Jogos: 66
Gols: 28
Vitórias: 28
Empates: 16
Derrotas: 22

Título:
2003 - Campeonato Estadual

Fonte: NETVASCO

índice | envie por e-mail

Anterior: 17:31 - Renato Gaúcho: 'O Vasco embalou no momento certo'
Próxima: 18:05 - Dinamite comenta polêmica sobre entrevista e estátua de Romário