Netvasco
Clube
Notícias
Futebol
Esportes
História
Torcidas
Mídia
Interativo
Multimídia
Download
Miscelânea
Especial

Busca pesquisar

Celular
FAQ
Orkut
RSS
Twitter
Chat
Vídeos

NETVASCO - 05/11/2008 - QUA - 11:44 - Com Renato, esquema 3-5-2 é o que mais rende resultados positivos

Desde que assumiu o comando do Vasco, no dia 18 de setembro, o técnico Renato Gaúcho tem trabalhado duro para encontrar o melhor esquema e a formação ideal da equipe cruzmaltina. Curiosamente, nos oito jogos que comandou até o momento, o esquema 3-5-2 tem se sobressaído diante do 4-4-2, conquistando resultados positivos e dando ao time um padrão ainda melhor, com um pouco mais de segurança na defesa e rapidez nas saídas para o ataque.

Nos três jogos em que o treinador apostou no 4-4-2, o Vasco ou saiu derrotado ou conquistou um empate sem convencer os seus torcedores. Os confrontos no esquema com apenas dois zagueiros foram contra Figueirense (derrota por 4 a 2), Ipatinga (novo tropeço, desta vez por 3 a 1) e Atlético-PR (2 a 2). No restantes das partidas, os três zagueiros foram a escolha do treinador e surtiram efeito com boas atuações e apenas dois resultados negativos (Palmeiras e Flamengo).

Apesar dos números mostrarem os bons resultados e grandes atuações no 3-5-2, Renato Gaúcho diz que não tem preferência por esquema.

- Todo mundo sabe que eu gosto de jogar para frente. Tudo depende das peças que o treinador possui. Com três zagueiros, o time me agrada. Com dois zagueiros, também. O que depende muito é onde vai ser o jogo, os jogadores que eu tenho em mãos, contra quem vai ser. O importante é que os jogadores se adaptaram aos dois esquemas e estão se portando bem – analisa o treinador.

O zagueiro Jorge Luiz, que só não participou de duas das oito partidas de Renato Gaúcho como treinador do Vasco, o esquema de jogo não é o mais importante. Para ele, o grupo precisa estar pronto para atuar de qualquer maneira e conquistar os resultados para tirar o Vasco das últimas colocações na tabela do Campeonato Brasileiro.

- É diferente um esquema do outro. Temos trabalhado nos dois sistemas e alternado nos jogos. Jogamos com um contra o Atlético-PR, e com outro contra o Fluminense. É indiferente o esquema. O negócio é o trabalho. Quando você trabalha, as coisas acontecem em campo, independentemente do esquema.

Fonte: GloboEsporte.com

índice

Anterior: 11:13 - Juniores: Vasco não participará do Brasileiro Sub-20
Próxima: 11:53 - Enxame de abelhas assusta jornalistas e comissão técnica no Vasco Barra