Netvasco
Clube
Notícias
Futebol
Esportes
História
Torcidas
Mídia
Interativo
Multimídia
Download
Miscelânea
Especial

Busca pesquisar

Celular
FAQ
Orkut
RSS
Twitter
Chat
Vídeos

NETVASCO - 04/11/2008 - TER - 17:16 - Simulação baseada no histórico de confrontos livra o Vasco da degola

Não há mais tempo para ajustes ou erros no Campeonato Brasileiro. As calculadoras funcionam em um ritmo frenético e cada ponto vale ouro nessa reta final. Restam apenas cinco rodadas para que o campeão seja conhecido, as vagas para a Libertadores e Sul-Americana sejam definidas e quatro times encarem a dolorosa notícia de que disputarão a Série B em 2009. Para facilitar a vida do torcedor e dos clubes, o GLOBOESPORTE.COM propôs uma forma de "prever" os resultados destes confrontos finais. Tendo como base os resultados históricos de cada duelo em particular, utilizamos o simulador da competição para chegar a uma possível "tabela final". Segundo esses critérios, o Palmeiras seria o campeão, São Paulo, Grêmio e Cruzeiro fechariam sua participação no G-4 e o Flamengo teria de se contentar com a quinta posição. Na parte de baixo, o Fluminense estaria na lista de rebaixados e o Vasco se livraria por muito pouco.

A fórmula para simular cada resultado é bem simples. Tomemos por exemplo a partida entre Vasco e São Paulo pela 36ª rodada, importante tanto para o título quanto para o rebaixamento. O mando de campo é do time carioca. Na história do Brasileirão, foram oito vitórias vascaínas, seis empates e seis vitórias são-paulinas em São Januário. Neste caso, "prevemos" que a próxima partida será 1 a 0 para os mandantes, pois no total de jogos em São Januário há mais vitórias cruzmaltinas do que empates ou triunfos do Tricolor.

O resultado de 1 a 0 foi escolhido como padrão para jogos em que há um vencedor e o placar de 1 a 1, para os jogos em que há empate. Um exemplo desse último caso é a partida entre Cruzeiro e Fluminense, que será disputada na 34ª rodada, no Mineirão. No histórico do confronto, em jogos em que o mando de campo é dos mineiros, o número de vitórias é o mesmo para os dois times: 5. Como não há um time com retrospecto melhor do que o outro, o placar adotado foi o padrão para empates: 1 a 1.

A simulação de jogos envolvendo o Ipatinga foi um caso à parte. Como a equipe mineira disputa pela primeira vez a Série A do campeonato, não há um registro histórico de confrontos contras o demais times. A escolha mais coerente foi tomar como referência as partidas do primeiro turno, sem poder considerar obviamente a questão do mando de campo. Assim, por exemplo, para o confronto entre Ipatinga e Sport na 35ª rodada, o placar "previsto" foi vitória de 1 a 0 para os pernambucanos, já que na 16ª rodada o Rubro-Negro venceu o duelo por 3 a 1.






Fonte: GloboEsporte.com

índice

Anterior: 15:39 - Jorge Luiz fala sobre Kleber Pereira, artilheiro do campeonato
Próxima: 18:06 - Eurico: 'Jamais faria algo para desestabilizar o Vasco'