|
NETVASCO - 01/11/2008 - SÁB - 01:50 - Alan Kardec: 'Vamos lutar para dar a volta por cima' O técnico Renato Gaúcho confia nos jogadores que substituirão atletas lesionados no clássico contra o Fluminense, neste domingo (02/11), às 19h10min, no Maracanã, pela 33ª rodada do Campeonato Brasileiro.
Se o atacante Leandro Amaral completará o quarto jogo fora do time, porque não se recuperou totalmente de uma entorse no tornozelo esquerdo, mais três baixas deverão ser confirmadas após o empate por 2 a 2 contra o Atlético-PR, nesta quinta-feira (30/10), em São Januário.
O atacante Edmundo sofreu um estiramento na parte posterior da coxa direita e foi substituído no intervalo da partida, assim como o lateral-esquerdo Valmir, com um incômodo na parte posterior da coxa esquerda. O zagueiro Fernando, com um incômodo na panturrilha direita, atuou no sacrifício na parte final do segundo tempo, porque as três substituições já tinham sido efetuadas. Valmir e Fernando foram submetidos a uma ressonância magnética na noite desta sexta-feira.
"Eu sempre falo para o meu grupo que o jogador tem que estar preparado. Não tem um treinador no mundo que vai começar com uma equipe e essa equipe vai jogar o resto do campeonato. Você vai ter problema de lesões, cartão amarelo, cartão vermelho e, de repente, uma mudança tática por parte do treinador. O jogador tem que estar preparado. Se ele está em um grande clube como o do Vasco, ele não tem que se preparar dois, três dias antes de uma partida, se ele sabe que vai jogar. Ele tem que se preparar todo dia, para no momento em que ele for chamado, estar pronto para render. Tenho confiança no meu grupo todo. É lógico que sinto a ausência desses jogadores, até pela experiência deles. São jogadores decisivos. Agora, podem ter certeza que os jogadores que vão entrar em campo diante do Fluminense, eu confio plenamente neles. Eles estão preparados. Falo isso todo dia para eles. Não quero que o jogador 'Vou jogar. Agora vou me preparar. Tem três dias ou dois dias. Vou me preparar'. Não existe isso no futebol. O jogador se prepara no dia-a-dia. No momento em que ele for chamado, ele tem que dar conta do recado, se ele quer continuar em um clube grande. Agora, se ele acha que vai se preparar dois dias antes, não vai nem jogar, porque não vou botar. Agora, se ele está se empenhando no dia-a-dia, e a oportunidade ele sabe que vai aparecer, ele está pronto para jogar. Se ele está pronto para jogar, tem a minha confiança", disse ao repórter Mauro Santana, da Rádio Tupi.
O treinador elogia o apoiador Madson e também destaca o meia-atacante Alex Teixeira.
"Ele tem sido fundamental, com o Leandro, sem o Leandro, com o Edmundo e sem o Edmundo. Ele é um dos motores do time. Tanto ele quanto o Alex. Eles vêm jogando bem e fazendo exatamente aquilo que peço para eles. São jogadores jovens, com um futuro muito grande. Ele tem toda a minha confiança, até porque é um jogador que ajuda bastante na marcação, puxa bem o contra-ataque e vem fazendo gols. Em 2005, 2006, quando tirei ele na base do Vasco e coloquei no profissional, muita gente riu. 'Vai colocar um anão para jogar'. Pois é. Esse pequeno-grande homem tem nos ajudado bastante".
Para Renato, o Gigante da Colina terá, na teoria, um caminho mais fácil do que os seus concorrentes na luta contra o rebaixamento, nos últimas seis jogos da competição.
"A tabela para os adversários é bem mais difícil, teoricamente, do que para o Vasco. Não tem que ter desespero. Tenho que continuar trabalhando e acreditando. A minha concepção é lutar sempre, desistir jamais. É isso que passo para o grupo e é isso que eles estão fazendo".
Substituto do Animal, Alan Kardec fala sobre a ausência da dupla titular de ataque.
"Sabemos que a falta do Leandro e do Edmundo é muito importante para o time. São os dois jogadores, os nossos dois craques que temos no nosso elenco, nesse atual momento. Isso vai fazer falta, mas temos um elenco jovem também, que pode se dedicar ao máximo dentro de campo e correr atrás do resultado".
O jogador afirma que aprendeu na mesma situação, quando também formou dupla com Alex Teixeira na derrota por 1 a 0 para o Flamengo, pela 30ª rodada.
"Eu aprendi, porque conseguimos fechar ali o meio-campo, ter uma boa postura tática. Ele [Renato Gaúcho] me elogiou bastante por isso. Vamos tentar repetir isso se eu tiver uma nova oportunidade".
O atleta lamenta que Vasco e Fluminense estejam tentando fugir da queda para a Série B.
"São duas equipes que poderiam estar lá em cima, disputando títulos, até porque o Fluminense conseguiu chegar na final da Libertadores e o Vasco teve uma boa campanha na Copa do Brasil [eliminado nos pênaltis, na semifinal contra o campeão Sport]. Mas o futebol tem dessas coisas. As duas equipes, infelizmente, estão lá em baixo. Vamos tentar lutar para sair dessa. Não torço para que o Fluminense caia, mas se tiver que cair entre eles ou nós, o Vasco, prefiro que caia o Fluminense".
Alan também lamenta que o Vasco não consiga emplacar duas vitórias seguidas no Brasileiro.
"Não prefiro pensar como torcedor, até porque, além de jogador, também sou torcedor. Sou vascaíno. É complicado, porque o torcedor sempre espera o resultado positivo. Infelizmente, não estamos conseguindo essa boa seqüência, mas vamos lutar para dar a volta por cima".
O jogador diz que ainda não sabe a postura que será adotada.
"Não sabemos ainda. Não tivemos uma conversa diretamente. Teve um treino regenerativo do pessoal que jogou ontem e tivemos um treino técnico dentro do campo. Vamos conversar para sabermos o que vamos fazer. Sabemos que temos que atacar para fazer os gols, porque precisamos dos gols para sair com a vitória. Sabemos que quando formos atacados, todos têm que defender em conjunto. Não adianta somente depositar toda a culpa na zaga, porque a marcação começa lá na frente. Assim que atacarmos, vamos tentar marcar lá em cima o Fluminense, para que eles não possam jogar".
O atleta elogia o zagueiro Thiago Silva, do Tricolor das Laranjeiras.
"Sabemos da qualidade do Thiago Silva. Ele tem tido convocações seguidas para a Seleção Brasileira, mas acho que isso não nos assusta. Temos um bom elenco e jogadores rápidos, também de qualidade, como Madson e Alex Teixeira, que estão em grande fase. Temos que aproveitar os nossos pontos positivos também para conseguirmos a vitória".
Fonte: VascoExpresso
índice Anterior: 01:49 - Jonílson: 'A gente tem que somar o máximo de pontos possível' Próxima: 01:55 - Representantes da IMG visitarão São Januário em novembro |
|