O piloto britânico Lewis Hamilton, da escuderia McLaren, líder do Campeonato Mundial de Fórmula 1 e muito próximo do título da temporada (só precisa, para isso, de um 5º lugar no Grande Prêmio do Brasil que se realiza no domingo, dia 2 de novembro), recebeu nesta quinta-feira (30/10) uma camisa do Vasco durante entrevista coletiva promocional em São Paulo.
Embora o presente tenha sido parte de uma brincadeira feita por humoristas de um programa TV, que talvez tenham pretendido com isso caracterizar o Vasco como um clube perdedor e/ou irradiador de má sorte (pois ainda há um piloto brasileiro, Felipe Massa, brigando pelo título), existe uma enorme possibilidade do tiro sair pela culatra.
Afinal, foi trajando esse mesmo uniforme que há 85 anos, em 1923, pela primeira vez jogadores de futebol negros puderam gritar "campeão" no Brasil. No momento em que Hamilton luta para, pioneiramente, se tornar o primeiro piloto negro a conquistar o Mundial de Fórmula 1, que "amuleto" mais poderoso ele poderia receber do que uma camisa do Vasco?
Lewis Hamilton não entrou na brincadeira dos humoristas. Pelo contrário: primeiro, segurou o manto cruzmaltino com o respeito e a admiração que merecem os grandes tesouros. Depois, exibiu-o orgulhosamente para as câmeras de todo o mundo. E, certamente, ganhou a torcida de muitos vascaínos que ficarão felizes em ver mais um pioneiro repetindo a façanha daqueles jogadores do Vasco de 1923.
Fonte: NETVASCO (texto), GloboEsporte.com (foto), Terra (foto), Extra (foto), UOL (foto)