|
NETVASCO - 30/10/2008 - QUI - 19:46 - Conheça quem já foi e quem pode ser o 'salvador' do Vasco A fuga da zona de rebaixamento ao fim do Campeonato Brasileiro pode ser decidida pelo desempenho de um jogador especial, com um gol na hora certa ou com o crescimento de seu desempenho na reta final.
O Vasco viveu situação parecida com a atual em alguns dos últimos anos e sempre encontrou em seu elenco um "salvador da pátria" que conduzisse a permanência do time na Primeira Divisão nacional.
Por isso, o LANCE!NET lembra abaixo esses momentos importantes da história recente do Vasco e aponta, no grupo atual, quem podem ser os responsáveis por tirar a equipe cruzmaltina desta situação incômoda.
MEMÓRIA: quem foi importante para o Vasco em casos de sufoco?
2002 - Ramon - O apoiador (hoje no Vitória) foi o principal jogador do time de 2002, que tinha ainda Petkovic e Valdir. Em 17 partidas, Ramon marcou 15 gols, dois deles no clássico diante do maior rival Flamengo. O detalhe é que o gol da vitória saiu aos 39 do segundo tempo e Ramon foi aplaudido de pé pela torcida Vascaína. Destaque também para a atuação na goleada por 4 a 1 sobre o Vitória, em São Januário. Ramon marcou um gol e deu passe para o de Valdir. O lateral-direito Russo e o sérvio Petkovic completaram o placar.
2003 - Valdir - Valdir foi o destaque na campanha de 2003. Juntamente com Marcelinho Carioca e Edmundo - que, por reclamar demais, mesmo marcando sete gols, atrapalhou o time formado basicamente por jovens -, Valdir marcou poucos gols (cinco) mas eles aconteceram nos momentos decisivos. Um deles na vitória sobre o Paysandu, por 2 a 1, no Mangueirão, e dois no empate com o Paraná, no Orlando Scarpeli, em 3 a 3.
O ex-camisa 7 do Vasco acha que não haverá um salvador da pátria em 2008.
- Nesse ano não teremos um salvador da pátria. O jogador tem que trabalhar para sair dessa situação, mas o conjunto é que vai fazer o Vasco se livrar da zona de rebaixamento. Todos têm de estar afinados - afirma Valdir Bigode.
2004 - Henrique - O desacreditado Vasco precisava de uma vitória na penúltima rodada da competição para se livrar do descenso. O time recebeu em casa o Atlético-PR, que disputava o título e, com um gol de cabeça do zagueiro Henrique, depois de um cruzamento primoroso do meia Petkovic, livrou-se da degola.
Henrique, atualmente no Goiás, aposta em Madson. O zagueiro acha que o baixinho será o jogador que irá salvar o Vasco da degola.
- Eu vejo um cara ali que está correndo muito, lutando muito e procurando ajudar o clube. Apontaria o Madson. Seu jeito parece um pouco com meu porque ele sofreu um baque muito grande dentro do Vasco, mas tem grande potencial. O Madson foi emprestado para um clube de menor expressão e essa emoção é pelo amor à camisa que ele tem amor - aposta.
FUTURO: quem pode ser importante para o Vasco se livrar da degola em 2008?
PROTAGONISTAS
1. Edmundo - Em seu último ano como atleta profissional, o Animal, de 37 anos, é o artilheiro do time na temporada e no atual Brasileiro. Torcedor vascaíno, o Animal quer encerrar a carreira sem a mancha do rebaixamento e busca uma meta: ser o segundo maior artilheiro da história da competição
(faltam quatro gols para ultrapassar Romário).
2. Leandro Amaral - Jogador que empresta dinâmica ao ataque do Vasco e que voltou bem ao clube após polêmica transferência para o Fluminense. Leandro é o vice-artilheiro da equipe no Brasileiro, tem talento e vibra bastante dentro de campo.
3. Madson - Jogador que se destaca pela velocidade e pela habilidade, ganhou espaço no time ao longo do Brasileiro e se tornou peça-chave. Apesar de marcar poucos gols, é o responsável pela condução do time ao ataque. Tem grande identificação com os torcedores.
COADJUVANTES
1. Alex Teixeira - Aos 19 anos, o meia foi alçado ao time profissional com promessa este ano, mas demorou a se firmar como titular. Nos últimos jogos seu futebol tem mostrado consistência e os gols têm aparecido, especialmente em partidas importantes para o Vasco.
2. Jorge Luiz - Jogador experiente e há algum tempo no clube, é considerado o melhor zagueiro do elenco, mas atravessa momento conturbado, tendo marcdo gol contra em clássico e pênalti bobo em jogo decisivo que a equipe perdeu. Porém, Jorge Luiz constuma subir constantemente ao ataque e
pode marcar seus gols nesta reta final.
3. Wagner Diniz - Destaque do time no primeiro semestre, o lateral-direito está recuperado de lesão e tem voltado aos poucos ao time. Envolvido com a negociação sobre sua permanência ou não no Vasco em 2009, Wagner Diniz se destaca pela ofensividade e pode ser o elemento surpresa nas próximas rodadas.
Fonte: Lancenet
índice Anterior: 19:08 - 'Camisão' da Guerreiros do Almirante é estendido no gramado Próxima: 19:48 - Crianças que chegam em São Januário recebem bandeirinhas |
|