Neste domingo (10/08) no Japão, a Seleção Brasileira Sub-16, que contou com os vascaínos Philipinho e Willen em campo, derrotou a Seleção de Nagoya por 3x2 pela Copa Toyota da categoria. Marcaram para o Brasil: Marcelo, Giovane e Willen.
- Nosso lateral foi ao fundo e cruzou. Vim na corrida e bati de chapa deslocando o goleiro. Foi uma experiência muito boa para mim nessa minha primeira passagem pela Seleção Brasileira. Dedico esse gol para a minha mãe - disse o vascaíno Willen ao Site Oficial do Vasco. Ele e Philipinho retornam ao Brasil na próxima quarta-feira (13).
O Brasil, apesar de invicto com dois empates e uma vitória ficou na 5ª colocação no torneio, que contou com Japão, Coréia do Sul, Seleção de Nagoya, Toyota, Romênia e Emirados Árabes Unidos.
Willen com a Seleção no Japão
Philippe Coutinho (1º à esq.) e Willen (4º à esq.) com a Seleção no Japão
Fonte: Site oficial do Vasco
Brasil vence jogo dramático, mas termina torneio em quinto
A seleção brasileira sub-16 chegou ao Japão como time favorito ao título, mas decepcionou a torcida após os dois empates na primeira fase do Torneio Internacional de Futebol Sub-16 de Toyota. Na estréia, os brasileiros empataram com o Japão em 1 a 1, e no dia seguinte, empataram também com os sul-coreanos em partida sem gols. Japão e Coréia do Sul também empataram com placar de 2 x 2.
No critério de desempate, o Japão que marcou três gols na primeira fase levou a melhor e conquistou o direito de disputar o título com a Romênia (vencedora do grupo A). Com apenas um gol marcado em toda a primeira fase, restou aos brasileiros jogarem para garantir a quinta colocação na competição. A partida foi contra o combinado de garotos que atuam no Nagoya Grampus (que era maioria do elenco) e times da província de Aichi e da cidade de Toyota.
Para não deixar o Japão como lanterna do torneio, o Brasil começou atacando bem, e logo aos seis minutos de jogo já fazia o primeiro gol, que foi anotado por Inácio Willen. O time brasileiro acomodou e o combinado japonês virou a partida com dois gols do centroavante Shun Okumura. Dois minutos mais tarde, Geovane Batista deixou tudo igual novamente. Nos acréscimos Marcelo Cirino marcou e garantiu a quinta posição no torneio. O time embarca de volta para o Brasil nesta segunda-feira (11).
O título ficou com o Japão, que venceu a Romênia por 7 a 0.
Philippe Coutinho
Fonte: IPC Digital