O Vasco começou a Taça Rio, segundo turno do Campeonato Carioca, com o pé direito. Com uma bela atuação de Edmundo, que marcou um gol e participou diretamente dos outros dois, o time da Colina venceu o Boavista por 4 a 0, em São Januário, e garantiu os seus três primeiros pontos no torneio. Alex Teixeira, com um golaço, e Jean, duas vezes, completaram o placar. O saldo de gols garantiu a liderança do Grupo B, com três pontos. No fim do jogo, a torcida ainda hostilizou o atacante Romário, próximo do acerto com o Flamengo.
Com o resultado, o Vasco conquistou os seus três primeiros pontos na Taça Rio, segundo turno do Campeonato Carioca. A equipe da Colina só volta a campo no próximo sábado, quando vai enfrentar o Duque de Caxias, em São Januário. O time da Região dos Lagos vai pegar o Mesquita, no domingo, em Moça Bonita.
O JOGO
O time da Colina começou melhor, mas errava muitos passes e tinha dificuldade para chegar ao gol do Boavista. Até que aos nove minutos, Wagner Diniz recebeu ótimo passe de Morais e foi derrubado na área. Pênalti marcado pelo árbitro Luís Antônio Silva Santos. Apesar dos pedidos da torcida para o goleiro Tiago cobrar, Edmundo pegou a bola e não desperdiçou. Vasco 1 a 0. Na arquibancada, o grito não poderia ser outro: "Ah, é Edmundo!".
Logo após o gol, o goleiro Tiago salvou o Vasco em duas oportunidades. Na primeira, aos 14, Bruno Moreno arriscou de longe e o camisa fez uma defesa milagrosa em seu ângulo esquerdo. No lance seguinte, aos 17, Rodrigo chutou para mais uma boa intervenção do jogador vascaíno.
Aos 29, Rodrigo bateu falta de canhota e Tiago fez outra boa defesa. O lance acordou o time vascaíno, que partiu para o ataque. Morais tocou para Amaral pelo lado direito. Curtindo uma de lateral, o volante encontrou Edmundo livre dentro da área. O Animal chutou de primeira e acertou o travessão do goleiro Erivélton. Quase o segundo. Não demorou para o camisa 1 do Vasco fazer um novo milagre. Aos 40, Flavinho chutou de esquerda e o goleiro fez uma belíssima defesa.
O Boavista voltou melhor e teve duas chances de empatar a partida logo no começo da etapa final. Na primeira, aos sete, Rodrigo arriscou e Tiago fez boa defesa. Dois minutos depois, Vílson falha, Diogo se antecipa e erra a cabeçada. No lance seguinte, Calisto foi ao ataque e teve duas oportunidades de ampliar o placar. O primeiro chute saiu em cima de Erivélson, que salvou o time da Região dos Lagos. O segundo, saiu por cima do gol do rival alviverde.
Aos 16, Wagner Diniz perdeu uma chance inacreditável. Edmundo deu um passe açucarado para o lateral-direito, que entrou livre na cara de Erivélton. No entanto, em vez de chutar, o jogador tocou para o meio da área e a zaga afastou o perigo. Aos 18, Jean entrou na vaga de Alan Kardec e incendiou os torcedores. Dois minutos depois, em sua primeira jogada na partida, ele passou por um zagueiro pela direita e chutou com força. A bola resvalou em Fábio Braz e entrou de mansinho: 2 a 0.
A partir do gol de Jean, a partida ficou mais fácil para o Vasco e, aos 25, Alex Teixeira marcou um golaço. O meia aproveitou bom passe de Edmundo, entrou pelo lado esquerdo, ajeitou o corpo e tocou no canto superior esquerdo do goleiro Erivélton (assista ao lance no vídeo acima). Jean ainda fez o quarto, com o peito, aproveitando cruzamento de Wagner Diniz. No fim, além da festa na Colina, vaias para o atacante Romário, que está prestes a fechar com o Flamengo, e palmas para Edmundo.
GALERIA
[an error occurred while processing this directive]
VÍDEOS
Árbitro: Luís Antonio Silva dos Santos (RJ).
Auxiliares: Marcos Tadeu Peniche Nunes (RJ) e Vinicius da Vitória Nascimento (RJ).
GOLS: Edmundo (pênalti) 10'/1ºT (1-0), Jean 20'/2ºT (2-0), Alex Teixeira 25'/2ºT (3-0), Jean 46'/2ºT (4-0).
VASCO: Tiago; Wagner Diniz, Vilson, Jorge Luiz e Calisto; Amaral, Xavier (Andrade 33'/1ºT), Alex Teixeira (Matheus 36'/2ºT) e Morais; Edmundo e Alan Kardec (Jean 18'/1ºT). Técnico: Alfredo Sampaio.
BOAVISTA: Erivélton; Fabio Braz, Bruno Costa e Helton; Flavinho, Roberto Lopes, Bruno Moreno, Esquerdinha (Flávio Santos 36'/2ºT) e Rodrigo; Diogo (Arílson 18'/2ºT) e Faioli (Fábio Saci 14'/2ºT). Técnico: Edinho.
Fonte: GloboEsporte.com (texto), Lancenet (ficha), GloboEsporte.com (fotos e vídeo), O Dia on line (fotos), VipComm (fotos), Site Oficial do Vasco (vídeo)