.

Faq Entre em Contato Página Principal
Home | Notícias

NETVASCO - 29/09/2007 - 03:09 - Técnica que revelou Marta e Pretinha no Vasco treina filha de Edmundo

Se o nome de Marta é o mais falado do futebol brasileiro atualmente, para Helena Pacheco, técnica do Vasco de 1982 a 2001 e primeira comandante da jogadora, o talento da alagoana de Dois Riachos não é uma novidade.

- O Vasco fazia uma peneira na Ilha do Governador toda terça e quinta. Com isso Marcos, primo de Marta e morador do bairro, me apareceu, em 1998, com uma menina franzina e praticamente muda - revelou Helena, que atualmente dá aulas de futebol na Escola Americana do Rio de Janeiro, onde treina Ana Carolina, filha de Edmundo.

Helena destaca que logo no primeiro dia de Marta em São Januário, a jogadora, agora com 21 anos, não tirava o olho da bola:

- Naquele dia, cheguei a um companheiro e falei: "Não sei porque, mas esta menina tem cara que joga bola". No dia seguinte, ela se transformou em um monstro.

Segundo Helena, a coragem é a principal virtude da camisa 10:

- Ela não é a melhor do mundo apenas por seu talento, mas também por sua coragem e vontade de querer tudo. Sair sozinha de Dois Riachos para o Rio não é para qualquer um. Imagine ir para a Suécia, onde o idioma é bem diferente?

E para atestar o talento da pupila, Helena lembra de um episódio:

- Em 2000, em um campeonato realizado em Ubá (MG). Empatávamos em 1 a 1 com o Villarreal. Coloquei ela, que até então nunca tinha jogado futsal, e o Vasco foi campeão. Adivinha quem fez o gol?

Antes de ir para o Umea, da Suécia, Marta pediu o colo e o auxílio de Helena para se sentir segura.

- Ela me trouxe o contrato, que estava em inglês. Traduzimos e vimos que ela estava no caminho certo. Recebi ela como uma filha, orientando-a não só no campo, mas sobre bobagens que fazia como toda jovem. Ela sempre me consultava, mas nos entendíamos bem, pois somos aquarianas - concluiu.







Pretinha, a 'filha' predileta de Helena

Se Marta aproveitou do carinho da 'mamãe' Helena Pacheco por muito tempo, mas afastou-se devido à distância, Pretinha ainda goza do 'carinho materno' da treinadora que a comandou nos pentacampeonatos brasileiro e estadual pelo Vasco da Gama.

- Vi a Pretinha crescer. Ela trabalhou comigo dos 16 aos 28 anos - revelou a orgulhosa mãe Helena.

Como se fosse a mãe biológica de Pretinha, Helena deliciava-se ao falar de sua 'cria' querida:

- Ela é muito engraçada. Eu chegava nela e falava: Preta, cuidado com a marcação daquela jogadora. E ela me respondia: "Cuidado? É ruim de ela me pegar, sou muito rápida". Marrenta e ensaboada, jogava em todas as posições.

Mas Helena também se orgulha de Marta, atribuindo a perda de contato por esta não ser do Rio.


Helena e a camisa de Pretinha


Helena Pacheco treina crianças da EARJ, revezando-se semestralmente entre futebol e vôlei. Ela acredita no título brasileiro.

Se o Brasil vencer a Copa, o futebol feminino decola?

Espero que sim. A mídia é fundamental, assim como um mínimo investimento dos clubes. A Copa está sendo televisionada. Não se pode perder este momento, senão elas serão esquecidas de novo.

Qual é a receita para manter as meninas ativas?

O salário de uma jogadora de vôlei é de R$ 31 mil. Com R$ 31 mil, monta-se bons times de futebol feminino e com boas comissões. Investindo, seremos imbatíveis.

Nunca houve um convite para treinar a Seleção?

Sou boa, ganhei muitos títulos, revelei craques e não preciso do dinheiro do futebol. Mas, no Brasil, mulheres ainda não treinam.

Preocupa o futuro do futebol feminino no Brasil?

O fim do Vasco fez com que os outros grandes clubes também desistissem. A Marta ficou dois anos jogando futsal em Minas, São Paulo, ganhando muito pouco. É preciso investir na base, pois esta geração passará.

Conselho para Marta: "Continue sendo essa guerreira, Marta. Meninas, continuem com sua humildade. Assim, venceremos!"

Futura treinadora da Seleção? "Sou boa, conquistei títulos e não vejo a Seleção como um trampolim. Quero ajudar a Seleção"

19 ANOS Ficou Helena no comando da equipe feminina do Vasco.

5 JOGADORAS Que estão disputando a Copa passaram pelas mãos de Helena.

Fonte: Lance


NetVasco | Clube | Notícias | Futebol | Esporte Amador | História | Torcidas
Mídia | Interativo | Multimídia | Download | Miscelânea | Especial | Boutique