NETVASCO - 19/06/2007 - 06:00 - HÁ 50 ANOS PELÉ VESTIA A CAMISA DO VASCO
Há exatos 50 anos, Pelé vestiu a camisa do Vasco. Não só vestiu: entrou em campo com ela. E não só entrou em campo: jogou e marcou três gols! Foi no dia 19 de junho de 1957 que o futuro Rei do Futebol, então com 16 anos, estreou pelo Combinado Vasco-Santos, no Maracanã, contra o Belenenses, de Portugal.
A partida era válida pelo Torneio Internacional do Morumbi, uma competição amistosa, com jogos no Rio de Janeiro e em São Paulo, promovida pelo São Paulo Futebol Clube para celebrar a inauguração de seu estádio, o Morumbi (cujo nome oficial é Cícero Pompeu de Toledo). Porém, como o estádio só ficaria pronto em 1960, os jogos programados para São Paulo tiveram de ser realizados no Pacaembu. (Clique aqui para saber mais.)
Como o time principal do Vasco estava excursionando na Europa (tendo poucos dias antes conquistado o Torneio de Paris e o Troféu Teresa Herrera), foi formado um Combinado Vasco-Santos com jogadores santistas, os vascaínos Paulinho e Bellini (que não tinham ido à Europa por estar às ordens da Seleção Brasileira) e mais alguns reservas cruzmaltinos. Essa equipe ficou conhecida como "Expresso Especial". Para que as partidas do Combinado Vasco-Santos tivessem maior apelo, as diretorias dos dois clubes acertaram que, no Rio, o Combinado utilizaria o uniforme vascaíno e, em São Paulo, o santista. O Jornal dos Sports do dia 19 de junho chegou a omitir o nome do Santos ao anunciar em sua primeira página: "Vasco x Belenenses, à noite, no Maracanã". (Ver imagem abaixo.) Assim, portanto, o garoto Pelé fez três jogos com a camisa do Vasco e marcou cinco gols, quatro dos quais foram registrados em filme e constam do documentário "Pelé Eterno", lançado em 2004. (Ver vídeo abaixo.)
No primeiro jogo, contra o Belenenses, foram dois gols logo na primeira etapa: no primeiro deles, Pelé recebeu na área, matou no peito e fuzilou o goleiro Pereira; no segundo, o futuro Rei invadiu a área e encobriu Pereira com um leve toque. Na etapa final, Pelé completou o show com chute de fora da área, no ângulo. Final: Combinado Vasco-Santos 6 x 1 Belenenses. Foram os primeiros gols do jovem atacante em jogos internacionais.
Confira o que o jornal O Globo escreveu sobre a partida:
O garoto Pelé foi a grande figura do jogo de ontem entre o combinado Vasco-Santos e a equipe lusa do Belenenses, pelo torneio internacional promovido pelo São Paulo. Formado por quatro jogadores do Vasco e sete do Santos, o combinado arrasou os lisboetas por 6 x 1. Deixando de lado os beques Paulinho e Belini, que só precisaram fazer força nos minutos iniciais, agradou ao público a exibição da garotada do Santos, realmente o maior celeiro de craques do futebol nacional. Deixando de lado os scratchmen Zito, Pagão, Del Vecchio e Tite, sem contar com Ramiro, Dorval, Alfredinho e outros, a parte santista do combinado realizou grandes jogadas. Destacaram-se Pelé e Brauner, enquanto o veterano Jair sobrava na partida, dominando o gramado com sua extraordinária classe. E havia mais gente boa, como Pepe, que ninguém entendeu por que ficou de fora na convocação para os jogos contra a seleção portuguesa. O elemento destacado no encontro, porém, foi o atacante Pelé, uma extraordinária vocação de craque de futebol. Não só pelos gols que conquistou (três) como pela maneira hábil de passar e driblar, Pelé, de apenas 16 anos!, demonstrou que não demorará a merecer um lugar na seleção nacional.
Na segunda partida, no dia 22 de junho, contra o Dínamo Zagreb, da Iugoslávia (a cidade de Zagreb pertence à Croácia, que hoje é uma nação independente), Pelé também deixou o dele no empate por 1 a 1. E, finalmente, no dia 26 de junho, no empate por 1 a 1 contra o Flamengo, mais um golaço, desta vez invadindo a área e chutando no ângulo do goleiro Ari.
No dia 29 de junho Pelé voltaria a balançar as redes pelo Combinado Vasco-Santos, no empate contra o São Paulo por 1 a 1, no Pacaembu, já pela segunda fase da competição, mas aí já com a camisa do Santos. Neste jogo, aliás, segundo a revista Manchete Esportiva, o Combinado Vasco-Santos foi prejudicado pela arbitragem. (Ver fotos e legendas abaixo.) Depois disso, os organizadores decidiram suspender o torneio devido ao pouco interesse do público.
Devido às suas atuações e gols com o manto cruzmaltino, Pelé acabou convocado pela primeira vez para a Seleção Brasileira do técnico Sylvio Pirillo. Sua estréia com a "Amarelinha" ocorreu no dia 7 de julho de 1957, contra a Argentina, no Maracanã, pela Copa Rocca. O Brasil perdeu por 2 a 1, mas, Pelé, que entrou no decorrer da partida, deixou sua marca.
Para saber mais sobre Pelé com a camisa do Vasco, confira a seção "Vascaínos por um dia" do site de Mauro Prais, clicando aqui.
Fichas Técnicas
COMBINADO VASCO-SANTOS 6 X 1 BELENENSES-POR
Competição: Torneio Internacional do Morumbi - 1ª Fase
Data: 19/06/1957 (quarta-feira)
Local: Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)
Juiz: Amílcar Ferreira
Gols: Pelé (3), Álvaro (2), Pepe (Vasco-Santos) e Matateu (Belenenses)
Vasco-Santos: Wagner, Paulinho, Bellini e Ivan; Urubatão e Brauner; Iedo (Artoff), Pelé, Álvaro, Jair (Valdemar) e Pepe.
Belenenses: Pereira, Polido (Moreira), Pires e Carlos Silva; Pires e Vicente (Pelefero); Dimas, Faia, Ricardo Peres, Matateu e Tito.
Obs.: O Combinado Vasco-Santos jogou com a camisa do Vasco. Primeiros gols internacionais da carreira de Pelé.
COMBINADO VASCO-SANTOS 1 X 1 DÍNAMO ZAGREB-IUG
Competição: Torneio Internacional do Morumbi - 1ª Fase
Data: 22/06/1957 (sábado) - 21 horas
Local: Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)
Juiz: Frederico Lopes
Gols: Pelé (Vasco-Santos) e Panko (Dínamo Zagreb)
Vasco-Santos: Wagner, Paulinho, Bellini e Ivan; Urubatão e Brauner; Iedo (Artoff), Pelé, Álvaro, Jair (Valdemar) e Pepe.
Dínamo Zagreb: Irovic, Sikio, Crocovic e Croncovic; Koskat e Horvat; Panko (Gaspert), Cercovic, Kong, Angic e Lipozonovic.
Obs.: O Combinado Vasco-Santos jogou com a camisa do Vasco.
COMBINADO VASCO-SANTOS 1 X 1 FLAMENGO
Competição: Torneio Internacional do Morumbi - 1ª Fase
Data: 26/06/1957 (quarta-feira)
Local: Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)
Juiz: Anver Bilate
Gols: Pelé (Vasco-Santos) e Dida (Flamengo)
Vasco-Santos: Manga, Paulinho, Bellini e Ivan; Urubatão e Brauner; Iedo (Pagão), Pelé, Del Vecchio (Pepe), Jair e Tite.
Flamengo: Ari, Joubert, Pavão e Jordan; Jadir (Dequinha) e Mílton Copolilo; Luiz Carlos, Moacir, Henrique (Duca), Dida e Zagallo (Babá).
Obs.: O Combinado Vasco-Santos jogou com a camisa do Vasco.
COMBINADO VASCO-SANTOS 1 X 1 SÃO PAULO
Competição: Torneio Internacional do Morumbi - 2ª Fase
Data: 29/06/1957 (sábado)
Local: Pacaembu, em São Paulo (SP)
Juiz: Walter Galera
Gols: Pelé (Vasco-Santos) e Nei (São Paulo)
Expulsão: Ivan (Vasco-Santos)
Vasco-Santos: Manga, Paulinho, Bellini e Ivan; Urubatão e Brauner; Iedo, Pelé, Del Vecchio, Valdemar (Darci) e Pepe.
São Paulo: Paulo, De Sordi (Clélio), Mauro e Riberto; Bauer e Vítor (Ademar); Maurinho, Nei, Gino (Baltazar), Maneca e Sílvio.
Obs.: O Combinado Vasco-Santos jogou com a camisa do Santos.
Vídeo
Galeria
Pelé com a camisa de treino do Vasco em São Januário. A seu lado, à direita, está Jair Rosa Pinto, que havia jogado no Expresso da Vitória nos anos 40 e estava, em 1957, no Santos
Pelé posa com a camisa de treino do Vasco em São Januário. A seu lado, à direita, está Jair Rosa Pinto, que havia jogado no Expresso da Vitória nos anos 40 e estava, em 1957, no Santos
O Combinado Vasco-Santos posa com a camisa de treino do Vasco em São Januário. O garoto Pelé, agachado, no centro, é o único sorridente na foto
Capa do Jornal dos Sports de 19/06/1957 anunciando Vasco x Belenenses
Combinado Vasco-Santos 6 x 1 Belenenses: Combinado Vasco-Santos posa para foto. Em pé: Wagner, Paulinho de Almeida, Ivan, Bellini, Urubatão e Brauner. Agachados: Iedo, Pelé, Álvaro, Jair Rosa Pinto e Pepe. Pelé, mais uma vez, é o único sorridente na foto
Combinado Vasco-Santos 6 x 1 Belenenses: Pelé encobre Pereira e faz o segundo de seus três gols no jogo
Capa do Jornal dos Sports de 20/06/1957, dia seguinte ao da goleada sobre o Belenenses
Capa do Jornal dos Sports de 22/06/1957 anunciando Combinado Vasco-Santos x Dínamo de Zagreb
Combinado Vasco-Santos 1 x 1 Dínamo de Zagreb: Pelé demonstra habilidade com a bola
Combinado Vasco-Santos 1 x 1 Dínamo de Zagreb: Pelé confere de perto a defesa de Irovic
Combinado Vasco-Santos 1 x 1 Dínamo de Zagreb: Pelé, dentro da área, observa o salto de Irovic
Capa do Jornal dos Sports de 23/06/1957, dia seguinte ao do empate contra o Dínamo de Zagreb
Capa do Jornal dos Sports de 26/06/1957, anunciando o jogo Combinado Vasco-Santos x Flamengo
Combinado Vasco-Santos 1 x 1 Flamengo: Jogadores comemoram o gol de Pelé sobre o Flamengo
Capa do Jornal dos Sports de 27/06/1957, dia seguinte ao do empate contra o Flamengo
Combinado Vasco-Santos 1 x 1 São Paulo: Pelé, já com a camisa do Santos, faz o gol do Combinado
Combinado Vasco-Santos 1 x 1 São Paulo: Árbitro anula gol do Combinado Vasco-Santos
Agradecimentos a João Alberto Machado
Fonte: NETVASCO (texto), Site de Mauro Prais (fichas), Jornal dos Sports (fotos), Placar (foto), Gazeta Esportiva (foto), Manchete Esportiva (fotos), Youtube/Filme "Pelé Eterno" (fotos), Youtube/Filme "Pelé Eterno" (vídeo)