.

Faq Entre em Contato Página Principal
Home | Notícias


NETVASCO - 31/01/2007 - 04:05 - Renato Gaúcho lembra início de 2006 para evitar euforia

As duas vitórias consecutivas, os seis gols em dois jogos e a liderança absoluta do Grupo B deixaram os vascaínos empolgados com o início de temporada do time. Nas ruas, é possível ouvir de alguns torcedores mais exaltados de que a competição já ganhou um favorito. Mas dentro dos muros de São Januário, o clima de euforia passa longe graças a lições do Campeonato Carioca do último ano.

Em 2006, o Vasco também começou na competição com duas vitórias nos dois primeiros jogos. Mas logo em seguida, na terceira rodada, um clássico diante do Botafogo iniciou a derrocada da equipe na Taça Guanabara. Rescaldado por ter ficado fora das semifinais do primeiro turno de 2006 mesmo após as duas vitórias iniciais, o técnico Renato Gaúcho garantiu que já deu o recado para seus jogadores.

- Tive uma conversa sobre isso com eles. Não ganhamos nada ainda. Conseguimos duas vitórias importantes, somos líderes do grupo graças ao nosso trabalho e à pegada. Não tem porque deixar cair - pede Renato Gaúcho.

Com larga experiência no futebol, Renato já viu, desde os tempos de jogador, equipes iniciarem muito bem uma competição e, ainda assim, não conseguirem conquistar nada no fim. Por isso, evita ao extremo qualquer tipo de auto-suficiência na equipe. Como um pai que fala para os filhos, Renato dá a lição para o bem da família vascaína.

- Se hoje estão sendo elogiados, é por méritos. Mas se amanhã deixarem de correr, serão criticados, vão deixar de somar pontos e vão perder uma vaga na semifinal. Aqui ninguém quer isso. É pezinhos no chão, com a mesma pegada - receitou Renato Gaúcho.

Apesar do discurso moderado, o treinador não esconde que está empolgado pelo fato de o Vasco ter feito seis gols em duas rodadas.

- Sempre digo que a melhor defesa é o ataque. Tenho dois apoiadores que gostam de deixar os atacantes na cara do gol, e também dois laterais que têm liberdade para ir à frente. Estamos criando muitas chances. Se tivéssemos vencido o Friburguense por 7 a 1, por exemplo, seria um resultado normal.

Em entrevistas, o treinador tem dito que o elenco vascaíno aprendeu com os erros de 2006. As próximas rodadas do Campeonato Carioca serão uma prova e tanto.

PARA NÃO ERRAR DE NOVO

Má lembrança - Assim como no atual Campeonato Carioca, no disputado em 2006, o Vasco tinha 100% de aproveitamento nas duas primeiras rodadas. No entanto, a partir da terceira, a equipe parece ter saído dos trilhos após a derrota de 5 a 3 para o Botafogo. Nas duas partidas seguintes, perdeu para o América e empatou com o Friburguense, ficando de fora das finais da Taça Guanabara. Na Taça Rio, ficou mais duas partidas sem vencer. Empatou com a Portuguesa e perdeu para a Cabofriense. O jejum só acabou com a vitória sobre o Nova Iguaçu. Depois empatou com Fluminense e Americano, mas venceu o arqui-rival Flamengo na última rodada do returno.

ÁUDIOS

Renato Gaúcho: A melhor defesa é o ataque

Renato: Morais é um jogador tão importante quanto os outros

Renato Gaúcho explica como um jogador deve ser tratado

Renato: No vasco não há estrelas, mas deve-se saber lidar com a vaidade

VÍDEOS

Vascão com tempo no Carioca

Renato Gaúcho gosta de jogar ofensivamente

Fonte: Lance (texto), GloboEsporte.com (texto), Lancenet (áudio e vídeo), Site oficial do Vasco (foto)




NetVasco | Clube | Notícias | Futebol | Esporte Amador | História | Torcidas
Mídia | Interativo | Multimídia | Download | Miscelânea | Especial | Boutique