.

Faq Entre em Contato Página Principal
Home | Notícias


NETVASCO - 29/10/2006 - 00:30 - 1ª VITÓRIA DO VASCO NOS GRAMADOS COMPLETA 90 ANOS

No estádio da Rua Figueira de Mello, ontem, o Vasco venceu por 2 a 1 o Ríver, na última rodada do Campeonato Carioca da Terceira Divisão. Os gols da vitória cruzmaltina em São Cristóvão foram marcados por Cândido Almeida e Alberto Costa Júnior.

Este pode ter sido o primeiro parágrafo da cobertura do Vasco em um jornal carioca no dia 30 de outubro de 1916. No dia 29, ou seja, há exatamente 90 anos, o Vasco conquistou a primeira vitória da história de seu futebol. Por coincidência, no mesmo bairro onde 11 anos depois o Estádio de São Januário foi inaugurado.

História à parte, o fato é que a palavra vitória tem tudo a ver com o atual momento do Vasco. Depois de quatro triunfos seguidos no Campeonato Brasileiro, o Gigante da Colina briga por uma vaga na Libertadores de 2007. De quebra, se bater o Atlético Paranaense, quarta-feira, em Curitiba, o Vasco chegará a cinco vitórias seguidas, o que não acontece em Campeonatos Brasileiros desde 1997. Ramon, titular na campanha do tricampeonato brasileiro, há nove anos, falou sobre a chance de conquistar novamente cinco triunfos consecutivos.

- Igualar a marca me deixa motivado, mas só o fato de vencer já é por si só motivante. Até porque com vitórias a confiança cresce e os adversários jogam de maneira mais cautelosa contra o Vasco - afirmou o apoiador, sem comparar o time atual com o de 1997.

Assim como Ramon, Leandro também considera importante igualar a marca de nove anos atrás, principalmente porque se vencer o Atlético Paranaense o Vasco se aproximará ainda mais de seu objetivo no Campeonato Brasileiro.

- Quebrar essa escrita é uma motivação a mais. E o fato de brigar pela Libertadores também motiva, ainda mais porque o momento se tornou bom depois das últimas vitórias.

Todos os jogos até o fim serão importantes - disse o atacante.

A primera vitória de um Expresso

No início da Série A-2006, poucos acreditavam no sucesso do Vasco. Muitos consideravam os cruzmaltinos candidatos ao rebaixamento. Mas o time engrenou. Hoje está brigando por uma vaga à Libertadores e sonha com a quinta vitória seguida.

Possivelmente, em 1916, o torcedor que acompanhou as primeiras partidas do Vasco, pelo Campeonato da Terceira Divisão, deve ter pensado: "Eis um time que não vai a lugar algum".

Isso tinha razão de ser. Nas oito primeiras partidas que o time vascaíno jogou, o resultado foi sempre o mesmo: derrota (veja quadro abaixo). O jogo de estréia, nem se fala. Uma surra de 10 a 1.

Mas, há exatos 90 anos, na última rodada, veio a vitória por 2 a 1 sobre o River (Nota da NETVASCO: Foi na penúltima rodada; na última, o Vasco não compareceu ao Campo da Praia Vermelha e foi derrotado pelo Brasil por WO). E assim, depois de um início terrível e uma dramática primeira vitória, o Vasco engrenou. Hoje, ostenta vários estaduais, um tetra brasileiro, uma Libertadores, dois vices mundiais. E está às portas da LIbertadores 2007. O Vasco é o time da virada.

Um Expresso da Vitória.

RIVER 1 X 2 VASCO

Data: 29/10/1916 (domingo)
Hora: 15h45min
Local: Figueira de Melo (Campo do São Cristóvão), Rio de Janeiro (RJ)

Árbitro: Horácio Salema Garção Ribeiro (Obs.: Algumas fontes trazem o nome Luís Salema)

RIVER: Motta, Rocha I e Barbosa; Rocha II, Julinho e Grande; Cyro, Luciano e Oliveira.

VASCO: Ary Correia, Jaime Guedes e Augusto Azevedo; Victorino Rezende, João Lamego e Manuel Baptista; Bernardino Rodrigues, Adão Antônio Brandão, Joaquim de Oliveira, Alberto Costa Júnior e Cândido Almeida

Gols: Alberto 10'/1ºT (VAS); Rocha II 28'/2ºT (RIV); Cândido 34'/2ºT (VAS) (Obs.: Algumas fontes creditam o 2º gol do Vasco a Rocha I, contra)

Obs.: Na época os jogos de futebol eram disputados em 2 tempos de 40 minutos.

Obs.: O River Futebol Clube, fundado em 1914, fica situado no bairro carioca da Piedade. Não disputa mais futebol de campo, limitando-se às competições de base no futsal. Foi exatamente no futsal do River que Zico deu seus primeiros passos no esporte, no final da década de 60.

CAMPANHA DO VASCO 3ª DIVISÃO 1916

Data  Adversário Placar

03/05 Paladino   1 x 10
13/05 Brasil     1 x 5
28/05 Icarahy    0 x 4
14/07 Parc Royal 2 x 4
16/07 River      3 x 4
03/09 Paladino   0 x 2
07/09 Parc Royal 0 x 3
22/10 Icarahy    1 x 4
29/10 River      2 x 1
05/11 Brasil     O x W

CLASSIFICAÇÃO FINAL 3ª DIVISÃO 1916

Pos Clube                                   Pontos

1º  Sport Club BRASIL                         17
2º  Club de Regatas ICARAHY                   14
3º  PALADINO Football Club                    12
4º  PARC ROYAL Football Club                  10
5º  RIVER Football Club                        5
6º  Club de Regatas VASCO DA GAMA              2
Confira como o Livro "Club de Regatas Vasco da Gama Histórico 1898-1923", de autoria do ex-presidente vascaíno José da Silva Rocha, descreveu esta partida histórica:
A primeira vitória surgiu em condições especiais. Jogou o River F.C. com nove jogadores. As dificuldades do grêmio suburbano impediram-no de alinhar o onze completo. Os jogadores vascaínos estiveram a ponto de não aproveitar a oportunidade tão receosos se mostraram de perder o jogo. Mas ganharam por 2 x 1.
Matéria relacionada:

26/10/2006 - 22:36 - Vasco quebra tabu de 2000 e poderá quebrar um de 1997

Fonte: Lance (texto), NETVASCO (informações adicionais e correções na ficha técnica, tabela de jogos do Vasco e classificação, citação ao livro CRVG 1898-1923)

Agradecimentos especiais a Alexandre Mesquita pelas informações adicionais e correções





NetVasco | Clube | Notícias | Futebol | Esporte Amador | História | Torcidas
Mídia | Interativo | Multimídia | Download | Miscelânea | Especial | Boutique