.

Faq Entre em Contato Página Principal
Home | Notícias


NETVASCO - 12/10/2006 - 23:36 - Diego está a um jogo de superar marca de Alex Dias

Ao entrar em campo para enfrentar o Santa Cruz, domingo, em Recife, o lateral-esquerdo Diego estará alcançando uma marca significativa: passará a ser o jogador do Vasco com o maior número de participação consecutiva numa edição do Campeonato Brasileiro desde o início do sistema de pontos corridos, em 2003. Prova de que nem sempre a torcida tem razão.

Criticado em algumas ocasiões, Diego hoje é dono da posição no time do técnico Renato Gaúcho. Isso fez com que ele completasse na última rodada 25 jogos consecutivos neste Brasileirão, igualando a marca do atacante Alex Dias, estabelecida em 2005. No ano anterior, o volante Rodrigo Souto jogou 11 vezes seguidas e em 2003 o goleiro Fábio, 12 seguidas. Todos acabaram tendo a seqüência interrompida por causa de suspensão.

É exatamente esse fator que pode impedir que ele prolongue o recorde. O jogador está pendurado com o segundo cartão amarelo e pode ficar fora do confronto com o Palmeiras, dia 18 de outubro, em São Januário, se for punido contra o Santa Cruz. Além dele, mais sete jogadores (Andrade, Diego, Fábio Braz, Morais, Jorge Luiz, Wagner Diniz e Jean) estão pendurados.

Além disso, Diego completará 51 jogos na temporada, tornando-se o atleta cruzmaltino com mais partidas disputadas em 2006. Ele só ficou fora do time em três oportunidades (vitórias sobre o Flamengo e o Grêmio, além de derrota para o Goiás, todas pelo Brasileiro) e em todas as ocasiões por opção de Renato Gaúcho, que poupou titulares.

E os números do lateral-esquerdo neste Campeonato Brasileiro não param por ai. Além de ser o mais regular, Diego tem o melhor aproveitamento em alguns quesitos técnicos, entre os jogadores que têm sido utilizados por Renato no Vasco (veja abaixo).

Prata da casa viveu fase de incertezas

Formado nas categorias de base do Vasco e pertencente a famosa geração de 1984 que ficou 128 partidas sem perder, Diego viveu uma fase de oscilações até se firmar na posição.

O jogador chegou a ser emprestado por uma temporada mas acabou retornando. Porém, de olho no futuro, o Vasco prorrogou o contrato do jogador até janeiro de 2009. O atual acordo acabaria em 2007.

Como a maioria dos jovens laterais-esquerdos do Brasil e até do mundo, o espelho e ídolo de Diego é o ex-titular da Seleção Brasileira Roberto Carlos, como já declarou em algumas oportunidades Porém, a carreira de Diego passou por momentos de incerteza , como quando foi emprestado ao Olaria em 2004. O jogador se destacou na disputa do Campeonato Estadual e ficou famoso no clube da Rua Bariri ao decidir uma partida contra o Flamengo, com um belo gol de falta.

ISTO É DIEGO

Assistências Diego, ao lado de Morais e Ramon, é o jogador que mais fez passes que resultaram em gol: 4.

Cartões Além de não ter sofrido nenhuma lesão na temporada, a parte disciplinar tem contribuído para manter a seqüência de jogos do lateral. No Campeonato Brasileiro, Diego recebeu apenas dois cartões amarelos (o terceiro resulta em suspensão).

Pênaltis recebidos Diego foi o jogador cruzmaltino que mais sofreu penalidades: duas.

Passes certos Com 545 passes precisos, Diego é o vascaíno com melhor aproveitamento neste quesito. O volante Andrade é o segundo, com 509.

Cruzamentos Num dos principais fundamentos de um lateral, Diego ficou em segundo. O jogador cruzou 60 vezes. O apoiador Ramon é o primeiro, com 80.

Posse de Bola Diego é o cruzmaltino que fica com a bola mais tempo: 34min45s.

Fonte: Lance




NetVasco | Clube | Notícias | Futebol | Esporte Amador | História | Torcidas
Mídia | Interativo | Multimídia | Download | Miscelânea | Especial | Boutique