.

Faq Entre em Contato Página Principal
Home | Notícias


NETVASCO - 08/05 - 18:16 - Vasco perde para Botafogo em São Januário: 1 a 0

Para surpresa da maioria antes do início do campeonato, o Botafogo bateu o Vasco em São Januário por 1 a 0, na tarde deste domingo, e é um dos líderes do Campeonato Brasileiro, com nove pontos em três jogos. Alex Alves foi o herói alvinegro, com gol de pênalti no segundo tempo.

A equipe de General Severiano fez sua terceira vítima na competição e quebrou um tabu. Desde junho de 2002, não vencia o rival. Em Campeonatos Brasileiros, a última vitória havia sido em novembro de 2000.

A sina de marcar gols apenas no segundo tempo continua. Os dois contra o Internacional e os três contra o Corinthians também haviam saído na etapa final. Alex Alves marcou o seu terceiro na competição de pênalti, aos 18min.

O técnico PC Gusmão acabou sendo premiado pela ofensividade. Escalou apenas dois volantes, colocando Almir no lugar de Juca. Apesar de perder Ramon logo no início da partida, o Botafogo teve mais criatividade do que o adversário. As dicas do lendário Nilton Santos, contratado esta semana como consultor técnico, acabaram funcionando.

Já o Vasco segue sem vencer dentro de campo. Depois de ganhar os três pontos da partida contra o Brasiliense no STJD, o time do técnico Dário Lourenço apenas empatou com o Fortaleza e não conseguiu superar um Botafogo mais bem postado.

Romário, que já marcou 26 gols em 35 jogos contra o rival, esteve apagado e a já tradicional falta de criatividade do meio campo vascaíno ficaram claras. Apesar da fama de freguês do adversário, que perdeu 126 dos 283 jogos entre os clubes, o tabu que realmente funcionou foi o fato de o Vasco não vencer o Botafogo há seis jogos em São Januário.

As duas equipes voltam a jogar no próximo fim-de-semana. O Botafogo encara o Atlético-MG no estádio Luso-Brasileiro, sábado, às 18h10, com portões fechados. O Vasco vai à Caxias do Sul, na serra gaúcha, e pega o Juventude domingo, às 16h.

O JOGO

O primeiro lance efetivo de ataque aconteceu aos 5min, quando Romário deixaria Alex Dias na cara do gol não fosse a marcação errada de impedimento do árbitro Edílson Pereira de Carvalho. O Vasco controlava o jogo e tinha maior posse de bola nos momentos iniciais, mas não levava perigo ao gol de Jefferson.

Aos 12min, Jorginho Paulista acertou o tornozelo esquerdo do meia Ramon em um lance na intermediária e obrigou PC Gusmão a fazer a primeira substituição. O garoto Glauber, revelação do Volta Redonda no Carioca, entrou em seu lugar.

O primeiro bom momento do Botafogo aconteceu aos 18min, quando Almir foi lançado por Alex Alves pela esquerda, dentro da área, e chutou de canhota. Everton segurou firme.

Nesta altura, a equipe de General Severiano já se equilibrava e dominava as ações. O Vasco, sem criatividade, dependia da movimentação e dos passes de Alex Dias pela direita, mas o atacante não conseguia achar um finalizador dentro da área, prevalecendo a defesa botafoguense.

A partir da metade da primeira etapa, as duas equipes se mostraram sonolentas. Aos 40min, Alex Dias emendou um cruzamento da direita para bela defesa de Jefferson, mas o árbitro marcou impedimento, desta vez acertadamente. Apesar de muita luta, as duas equipes criaram pouco nos primeiros 45min.

Tentando dar mais movimentação ao ataque, o técnico PC Gusmão tirou Caio e colocou Marcelinho no intervalo. Sem modificações, o Vasco teve a primeira chance com Abedi, aos 2min, que arriscou de longe, de pé esquerdo. A bola passou perto do travessão.

Aos 3min, Alex Dias deu passe na medida para Romário dentro da área, na esquerda. Do bico da pequena área, o craque chutou de pé direito e Jefferson colocou a escanteio. Aos 11min, o próprio Alex Dias completou um cruzamento rasteiro de Thiago Maciel, sozinho dentro da área, mas pegou de raspão na bola, que passou raspando a trave.

Buscando abrir o placar, o Vasco assustou Jefferson novamente aos 13min, em cobrança de falta forte, da intermediária, que o goleiro espalmou para o lado. Mas aos 17min, Rafael Marques aproveitou sobra de bola na área e, quando driblava Everton, foi derrubado pelo goleiro. Pênalti que Alex Alves cobrou no canto esquerdo do goleiro, abrindo o placar.

Dário tentou reagir tirando Róbson Luiz e Abedi e colocando Marco Brito e Neto, que havia chegado ao clube nesta semana. Mas quem quase aumentou foi o Botafogo.

Aos 32min, Alex Alves cruzou rasteiro da esquerda e Marcelinho completou na trave esquerda de Everton. A bola correu a linha do gol e acabou do outro lado. Alex Alves ainda tentou um bonito lance de letra, mas a zaga cortou. A partir daí, foi só segurar o resultado e garantir mais uma vitória, a terceira em três jogos.

GALERIA


Abedi

Alemão

Alemão

Alex Dias

Alex Dias

Everton

Ciro

Alex Dias

Róbson Luiz

Torcida

Romário

Romário

Thiago Maciel

Momento do pênalti

Momento do pênalti

Momento do pênalti

Momento do pênalti

Momento da cobrança do pênalti


FICHA TÉCNICA

VASCO 0x1 BOTAFOGO

Local: São Januário, no Rio de Janeiro (RJ)
Data - Hora: 8/5 - 16h
Árbitro: Edílson Pereira de Carvalho (Fifa-SP)
Assistentes: Hilton Moutinho Rodrigues (Fifa-RJ) e Carlos Henrique Alves de Lima (RJ)
Renda: R$ 37.260,00
Público: 15.435 pessoas
Cartões Amarelos: Everton, Neto, Thiago Maciel e Ygor (VAS); Gláuber e Scheidt (BOT)
Gol: 18'/2ºT - Alex Alves (de pênalti) (BOT)

VASCO: Everton, Thiago Maciel (Diego - 33'/2ºT), Ciro, Alemão e Jorginho Paulista; Ygor, Coutinho, Róbson Luiz (Marco Brito - 20'/2ºT) e Abedi (Neto - 32'/2ºT); Alex Alves e Romário. Técnico: Dário Lourenço.

BOTAFOGO: Jefferson, César Prates, Rafael Marques, Scheidt e Oziel; Jonílson, Túlio, Almir e Ramon (Gláuber - 14'/1ºT); Caio (Marcelinho - Intervalo) e Alex Alves (Ricardinho - 40'/2ºT). Técnico: PC Gusmão.

Fonte: Pelé.net (texto), Lancenet (ficha)



Comente esta notícia no FÓRUM NETVASCO

Comente esta notícia no CHAT NETVASCO



NetVasco | Clube | Notícias | Futebol | Esporte Amador | História | Torcidas
Mídia | Interativo | Multimídia | Download | Miscelânea | Especial | Boutique