Netvasco - 26/03 - 13:22 -
Fabiano Borges garante ser pegador de pênaltis
Caso a semifinal entre Fluminense e Vasco termine empatada, uma torcida terá mais motivos para sorrir do que a outra no breve espaço entre o apito final do segundo tempo e inicial das cobranças de pênaltis.
O Fluminense tem um retrospecto nada animador em disputas de penalidades nos últimos anos. Desde 1997, o clube perdeu três decisões importantes nas cobranças da cal. O auge dessa "maldição" aconteceu em 2001, quando, num espaço de 10 dias, o Fluminense foi eliminado no Torneio Rio São Paulo, pelo Tricolor paulista (algoz também em 1997), e perdeu a final da Taça Guanabara para o Flamengo.
É justamente a decisão contra o Flamengo que causa mais arrepios nas Laranjeiras. Naquela disputa, o lateral-esquerdo Cássio fez um gol espírita. O atleta bateu o pênalti, o goleiro Murilo espalmou, a bola quicou no gramado cerca de um metro para fora da linha do gol, mas pegou um efeito improvável e entrou.
Para completar a seqüência indesejada, o Fluminense foi eliminado da Copa São Paulo de Juniores nos pênaltis nos dois últimos anos - contra São Paulo, em 2004, e Atlético-MG, em 2005.
Do lado vascaíno, a última lembrança de decisão por pênaltis é bem agradável. Nesta mesma fase, semifinal da Taça Rio, o Gigante da Colina eliminou o Friburguense com uma vitória por 5 a 4 nos pênaltis, depois do empate por 1 a 1. O Vasco ganharia o segundo turno justamente sobre o Fluminense, mas acabou perdendo o título para o arqui-rival Flamengo.
Para melhorar ainda mais o ânimo do torcedor vascaíno, o goleiro Fabiano Borges, titular da equipe neste sábado, disse que costumava pegar muitos pênaltis no Criciúma.
"Quase todas as vezes em que peguei pênaltis foram em momentos decisivos, quando estávamos vencendo por um gol ou empatando. Lembro que já defendi um pênalti do Luís Fabiano, jogando contra o São Paulo, no Heriberto Hülse, e outro do Grafite, no Morumbi", disse.
Porém, nem tudo está perdido para o torcedor tricolor. Em 2005, o Flu já teve seis pênaltis a favor e aproveitou cinco (apenas Juninho perdeu). Felipe e Gabriel marcaram duas vezes cada, enquanto Lino acertou contra o Volta Redonda. Na defesa, ótimo retrospecto: Fernando Henrique defendeu contra o Olaria e Kléber contra o Friburguense.
Caso a partida vá para os pênaltis, os prováveis cobradores são Gabriel, Juan, Lino, Juninho, Tuta, Leandro, dependendo de quem estiver em campo, pelo Flu, e Romário, Coutinho, Alex Dias, Adriano e Marco Brito peloVasco.
"Estou presente para bater o pênalti, com certeza", disse Gabriel, que caso isso ocorra terá Fabiano pela frente: "Se a decisão for para os pênaltis, vou procurar fazer o máximo para mostrar minha qualidade de pegador de pênaltis".
Fonte: Pelé.Net
|