.

Faq Entre em Contato Página Principal
Home | Notícias


Netvasco - 18/01 - 01:48 - Ferreira Gullar e Lula Vieira analisam atitudes de Romário

Romário emagreceu cinco quilos no último mês, mas está em jejum faz tempo. Sem jogar uma partida oficial desde outubro, marcou seu último gol como profissional há quase seis meses. Quando parecia saciado, resolveu repetir o cardápio das últimas viradas do ano no futebol do Rio. Peixe como prato principal, cheio de polêmicas e frases apimentadas. Romário usa temperos do marketing para se manter em evidência, mas o produto desta relação ainda é saboroso para o torcedor. Ontem, atraiu quase 200 pessoas em sua segunda volta ao Vasco.

— Romário é um dos melhores marqueteiros. Se manter em evidência sem jogar há tanto tempo é coisa para profissional. Ele sabe falar aquilo que as pessoas querem ouvir. Quando parar de jogar, tem emprego garantido na minha agência — disse o publicitário Lula Vieira, sócio da VS.

Joel conta com craque na estréia contra Portuguesa

Nos últimos meses, o artilheiro deu lugar ao frasista. Segundo Romário, Pelé, calado, é um grande poeta. Para o poeta e vascaíno, Ferreira Gullar, Romário, quando fala, expressa a alma brasileira:

— Ele é muito inteligente e expressa uma certa rebeldia guardada dentro dele, talvez como forma de devolver o que passou na sua origem. É preciso vê-lo como ele é, sem preconceito. O futebol tem grande importância para a formação do país e Romário pode dar uma grande contribuição.

Aos 74 anos, com a voracidade pelo trabalho que o faz escrever diariamente, Ferreira Gullar entende a dificuldade do craque para sair de cena. Mas não vê sob as frases e atitudes de Romário, uma orientação consciente de se manter em evidência:

— Não creio que faça com esse objetivo. Romário às vezes é irreverente, grosso ou lúcido, mas seu interesse pelo futebol é autêntico. É um tarado, um animal futebolístico.

Faminto pela bola. Na última sexta-feira, Romário treinou para o desafio de futebol de areia. No dia seguinte, disputou partida beneficente no estádio do Madureira. Domingo fez o gol da vitória dos cariocas sobre os paulistas por 5 a 4 no Guarujá. E, ontem, treinou por quase duas horas no Vasco-Barra. Romário saiu sem dar entrevistas e assinar contrato, mas não azedou sua relação com o clube. Na beira do campo, o presidente Eurico Miranda assistia ao treino chupando um picolé de chocolate. O técnico Joel Santana conta com Romário para a estréia, dia 23, contra a Portuguesa.

— O grande ator não precisa fazer o filme todo, basta entrar no final. Se acertar o contrato, vai jogar domingo — disse.

Joel é outro frasista que dá sabor ao um esporte cada vez mais profissional, com discursos pasteurizados e sem gosto. Lula Vieira lembra que Romário traz ironia e humor. E faz o futebol voltar a ser a grande brincadeira que cativa as pessoas. Não por acaso havia tantas crianças ontem na Barra. Ao mesmo tempo em que são alvos fáceis da publicidade, só engolem aquilo de que mais gostam.

Clássicos do artilheiro

“O Pelé calado é um grande poeta”

Sobre Pelé, depois de o Rei dizer que ele deveria parar de jogar

“O cara entrou no ônibus agora, não está nem em pé e já quer sentar na janela"

Sobre Gama, então técnico do Fluminense, depois de ser barrado

“Quando nasci, Deus olhou lá de cima, apontou e disse: este é o cara”

Sobre o próprio talento

“Depois de Pelé, Maradona. E depois de Maradona, eu"

Ao se considerar, o terceiro maior jogador da história

“O reino está todo feliz agora: o rei, o príncipe e o bobo"

Após desavença com Edmundo

“Quem é ruim se destrói sozinho”

Sobre Vanderlei, que não o levou para as Olimpíadas de 2000

Fonte: O Globo




Comente esta notícia no FÓRUM NETVASCO

Comente esta notícia no CHAT NETVASCO

Receba boletins diários de Notícias da NETVASCO


NetVasco | Clube | Notícias | Futebol | Esporte Amador | História | Torcidas
Mídia | Interativo | Multimídia | Download | Miscelânea | Especial | Boutique