Netvasco - 04/04 - 09:52 -
Fábio: titular absoluto no gol do Vasco
Se há uma unanimidade no Vasco, ela se chama Fábio. Entre os torcedores, mesmo após as derrotas mais vexatórias, ele permanece livre das críticas. Herói da semifinal da Taça Rio, quando pegou o pênalti de Sérgio Gomes, que colocou o Vasco na final da competição, o camisa 1 vascaíno, embora tenha apenas 23 anos, esbanja experiência.
Além de titular em todas as seleções brasileiras de base, ele já já foi convocado para principal, no início do ano passado, quando esteve no grupo que disputou a Copa das Confederações, na França. Por conta de seu currículo e carisma, o Vasco pensa em utilizá-lo em campanhas de marketing.
“Participar das seleções de base foi muito importante para a minha carreira. Adquiri confiança. Além disso, você conhece outros países e como se joga futebol em outras partes do mundo”, explica Fábio, campeão mundial sub-17, em 97, no Egito, e sul-americano, no mesmo ano, no Paraguai.
Embora feliz e em paz com a torcida do Vasco, o goleiro não esconde que ficou surpreso com a situação financeira do clube, onde chegou em 2000.
“Quando cheguei, não sabia da força da história e da tradição do Vasco. Fiquei muito feliz de poder jogar em um clube tão grande. Mas também tive uma surpresa negativa com os atrasos de salário”, desabafa.
Dono absoluto da posição, Fábio tem uma trajetória vitoriosa, no Vasco. Ele já disputou 124 partidas. E saiu de campo vitorioso em 53 delas. Empatou 32 e perdeu 36. Embora reserva, foi campeão da Copa João Havelange, em 2000, e estadual no ano passado.
Natural de Nobres (MT), Fábio está adaptado ao Rio. Morador do Recreio dos Bandeirantes, ele fica abismado com a beleza natural da cidade.
“Quando vou para o treino, passo em lugares tão bonitos, que chego ao Vasco-Barra ou a São Januário desestressado. Todos falam da violência, mas, felizmente, nunca vi nada demais. Acredito até que ela vem diminuindo”, exagera.
Filho de José Ramon, um ex-goleiro do Operário (MT), Fábio tem como principal sonho jogar no futebol europeu, o que deve acontecer no meio do ano. Já o que lhe tira do sério é a violência das torcidas.
“A cobrança dos torcedores é normal. O que não pode é agressão. Acho lamentável a invasão de clubes pelas organizadas”, protesta.
Nas horas de folga, o goleiro do Vasco adora passear com as seus cachorrinhos: a poodle Perla e o schnauzer Pequeno, em companhia da mulher, Sandra, com quem casou em dezembro. Ir ao cinema e dar uma voltinha no shopping também são seus programas favoritos.
“Sou um cara tranqüilo, que curte ficar em casa com minha mulher. Também curto receber alguns amigos. Goleiro treina muito, até mais que os outros jogadores e precisa descansar”, disse Fábio, que quer que os vascaínos voltem tranqüilos para casa neste domingo.
O que pensa o vascaíno
ATRIBUTOS DE UM GOLEIRO
Tranqüilidade, bom posicionamento e reflexo em dia.
ÍDOLO
Acho que todos os goleiros da minha geração escolhem o Taffarel, porque ele tem bom posicionamento. Por isso, raramente precisava saltar para fazer defesas difíceis.
FLUMINENSE
É um time perigoso, que conta com um bom apoio dos laterais. É um time ofensivo, onde o meio-campo está sempre bem posicionado.
ATACANTE MAIS CHATO
Escolho o Luís Fabiano porque ele está marcando um gol atrás do outro. está sempre bem colocado na área. Além disso, finaliza bem com as duas pernas.
TIPO DE DEFESA MAIS DIFÍCIL
Não tenho uma específica. Considero todas as defesas difíceis. Por conta disso, procuro estar sempre bem posicionado.
FRANGO
Nunca tomei um frango, felizmente. Mas considero aquele por entre as pernas o mais vergonhoso. Não tem explicação.
FERNANDO HENRIQUE
Atravessa um bom momento. Tem a responsabilidade de substituir o Kléber, um goleiro mais velho e está se saindo bem. Sem dúvida é um grande goleiro.
Fonte: O Dia
|