Netvasco - 14/03 - 18:15 -
Vasco vence Clássico da Paz e se classifica
O Vasco derrotou o América na tarde deste domingo, por 2 a 1, e garantiu classificação antecipada para as semifinais da Taça Rio. Com o resultado, a equipe cruzmaltina soma 12 pontos no Grupo A, continua na liderança e só pode ser ultrapassado pelo Americano, que após a vitória sobre o Friburguense está com 11 pontos. Já o América permanece na lanterna do Grupo B, com apenas dois pontos.
Aproveitando o início apático do Vasco, o América partiu para cima. O Diabo dominava amplamente o meio-campo, enquanto o time vascaíno, muito recuado, assistia ao adversário tocar a bola e chegar facilmente à área.
Logo aos 2 minutos, Odair cobrou escanteio, a zaga vascaína ficou olhando e a bola passou perto do gol de Fábio. Aos 5, Dudu foi lançado na área, mas Fábio saiu e fez a defesa. Enquanto a zaga do Vasco olhava, o América seguia criando chances. Aos 13 minutos, Joílson recebeu na área, mas chutou fraco.
Apesar de toda a pressão americana, quem abriu o placar foi o Vasco. Na primeira vez em que foi efetivamente ao ataque, Beto lançou Valdir, que driblou a zaga e chutou na trave. No rebote, Léo Macaé, de peixinho, cabeceou para o gol: 1 a 0 Vasco, aos 14 minutos.
O gol animou a equipe cruzmaltina, que passou a dominar o jogo. E criou ótimas oportunidades, como aos 20 minutos. Num lançamento longo de Beto, Valdir se livrou da zaga, entrou livre na área e chutou. Germano defendeu com a ponta dos dedos. O Diabo respondeu aos 27. Dudu driblou os zagueiros vascaínos e soltou a bomba na meia-lua. A bola passou perto do gol de Márcio.
Aos 30 minutos, Léo Macaé tentou cruzamento área e a bola bateu na mão de Humberto. O juiz marcou pênalti contra o América. Na cobrança, Valdir chutou bisonhamente e a bola foi para fora. No contra-ataque, Dudu chegou à área vascaína e chutou. A bola bateu na mão de Henrique e o árbitro, interpretando da mesma forma, marcou o pênalti. A diferença foi que Dudu não desperdiçou a cobrança e decretou o empate, aos 33 minutos: 1 a 1.
No segundo tempo, as equipes caíram de produção e a partida ficou morna. Até os 14 minutos, não houve uma jogada que chegasse a levantar as torcidas. O cruzamento de Boleta, com desvio da zaga americana e defesa de Carlos Germano foi a primeira boa chance que um dos times, no caso o Vasco, criou.
Mas esse lance despertou novamente o time cruzmaltino, que passou a chegar com perigo. Aos 15 minutos, após cobrança de escanteio, Cadu cabeceou na trave. Um minuto depois, Victor Boleta roubou a bola de Odair e chutou cruzado. A bola passou muito perto do gol de Carlos Germano.
Aos 29 minutos, mais uma vez a trave atrapalhou o Vasco. na cobrança de escanteio, Henrique cabeceou e a bola tocou no travessão. Aos 32, Boleta e Carlos Eduardo disputaram a bola na área, o lateral vascaíno caiu e o juiz marcou pênalti. Valdir quis tentar a cobrança novamente. Mas, assim como da primeira vez, chutou muito mal e Germano defendeu. No rebote, a bola sobrou para o Bigode, que soltou uma bomba na trave.
A tarde não era de Valdir, mas era do Vasco. Aos 40 minutos, em cobrança de escanteio, Henrique meteu a cabeça na bola e mandou para as redes. Estava decretada a vitória vascaína: 2 a 1.
FICHA TÉCNICA
AMÉRICA 1 x 2 VASCO
Data - hora: 14/03 - 16h
Local: Estádio de Édson Passos - Mesquita / RJ
Árbitro: Edilson Soares da Silva
Assistentes: Ediney Guerreiro Mascarenhas e Ronaldo Antonio Verdiano
Renda: R$ 20.020,00
Público: 2.020 pagantes
Gols: 14'/1ºT Léo Macaé (0-1); 33'/1ºT Dudu (1-1); 40'/2ºT Henrique (1-2)
Cartões amarelos: Carlos Eduardo, Odair, Cléber, Humberto, Joílson, André Silva, Flávio Galvão (AME); Cadu, Rodrigo Souto, Léo Macaé, Henrique, Valdir (VAS)
AMÉRICA: Carlos Germano, Odair, Bruno, Carlos Eduardo e Márcio Cleick (25'/1ºT Marco Aurélio, 36'/2ºT Alan); Humberto, Cléber, Joilson e André Silva; Dudu e Fabiano (13'/2ºT Flávio Galvão). Técnico: Dé.
VASCO: Fábio, Claudemir, Wescley, Henrique e Victor Boletta; Ygor, Rodrigo Souto (36'/2ºT Anderson), Beto (intervalo Coutinho) e Cadu; Léo Macaé (22'/2ºT Júnior) e Valdir. Técnico: Geninho.
Fonte: Lancenet
|