Netvasco - 18/03 - 02:59 -
Fábio busca seu primeiro título estadual
Apesar da pouca idade (22 anos), Fábio é um dos principais responsáveis pela boa campanha do Vasco no Estadual. Ele herdou a camisa 1 de Helton (machucado) na quinta rodada do Brasileiro de 2002, no dia dia 25 de agosto. De lá para cá, não saiu mais do time. São 36 partidas seguidas, período em que conquistou a confiança da torcida e mostrou seu valor aos que duvidavam de seu potencial. Com defesas arrojadas, Fábio mantém a tradição vascaína de revelar bons goleiros, como Barbosa, Acácio, Carlos Germano e Helton, e espera conquistar o primeiro título de sua carreira contra o Fluminense.
O fim do jejum de quatro anos sem conquistar o Campeonato Estadual (a última vez foi em 1998) está, literalmente, nas mãos do goleiro Fábio. Como ficou com o título da Taça Guanabara, o Vasco entrará nas finais contra o Fluminense com a vantagem de jogar por dois empates ou por vitória e derrota pelo mesmo placar. Ou seja, caso Fábio não sofra gols amanhã e domingo, a taça irá para São Januário. O camisa 1 cruzmaltino garante que essa responsabilidade não está mexendo com sua cabeça e diz estra tranqüilo para sua primeira final como profissional. “Sempre procuro entrar em campo para não sofrer gols e não será diferente contra o Fluminense. A defesa está se saindo bem e tendo ajuda do meio-de-campo e do ataque, que estão conscientes da importância da marcação. Nós crescemos muito de produção após a chegada de Mauro Galvão”, disse Fábio, referindo-se ao novo treinador de zagueiros.
Quanto às finais: “Estou tranqüilo para a minha primeira decisão de campeonato. A preparação para este jogo será a mesma, sempre procurando entrar concentrado para fazer o melhor dentro de campo. Quero ajudar o Vasco a conquistar o título Estadual. Jogaremos com garra e disposição para derrotar o Fluminense.” Fábio assumiu a condição de titular no dia 25 de agosto do ano passado e, de lá para cá, não mais saiu. Foram 36 partidas seguidas, com a confiança da comissão técnica e da torcida aumentando cada vez mais. “Graças a Deus consegui me manter sem lesões, contusões ou suspensões entre os titulares e jogar todas as partidas. Estou bem neste Estadual e espero conseguir o título. Que ele seja o primeiro de muitos outros que virão. Em decisão não podemos bobear. Temos de estar atentos a todos os detalhes. Lopes já conversou com o grupo e daremos continuidade ao trabalho para repetir as boas atuações dos últimos jogos.”
TREINAMENTO — O trabalho desenvolvido com o preparador de goleiros Jair Bragança também foi muito elogiado por Fábio. “Treinamento de goleiros é básico. Temos que defender muitos chutes para trabalhar a queda e também é importante soltar e movimentar o corpo para apurar os reflexos”, disse Fábio, que sofreu apenas um gol nos últimos três jogos. “É verdade que não fui muito exigido nas partidas contra o Americano e Itabaiana, pela Copa do Brasil, mas, contra o Fluminense, também estarei bem”, disse Fábio, confiante.
Fonte: Jornal dos Sports
|