Vitor Roma: 'Tínhamos a expectativa de lançar a estátua do Roberto, em confecção, ainda esse mês. Mas temos que respeitar o momento do nosso torcedor'
Quinta-feira, 25/11/2021 - 08:36
Se o momento do futebol do Vasco não é para celebração, a data merece registro. Há 50 anos uma era começava no clube. Em 25 de novembro de 1971, o então jovem Roberto, de apenas 17 anos, marcava seu primeiro gol com a Cruz de Malta no peito e explodia para o futebol como uma dinamite. Um lance sem imagens, mas que está na memória e no imaginário dos vascaínos.

Maior artilheiro da história do Campeonato Brasileiro, de São Januário e do Vasco. Em 1.110 jogos, Roberto marcou 708 gols pelo clube. Uma marca que dificilmente será alcançada, ao menos em um futuro próximo. O primeiro deles foi no Maracanã, contra o Internacional de Porto Alegre, e é essa história, que aconteceu há cinquenta anos, que recordamos hoje.

Promessa da base, Roberto estreou aos 17 anos pelo Vasco. Seu primeiro jogo, contra o Bahia, aconteceu em 14 de novembro. O então jovem atacante entrou no início do segundo tempo no lugar de Pastoril, mas o Vasco perdeu por 1 a 0. No jogo seguinte, uma semana depois, contra o Atlético-MG (1x2), Dinamite foi titular pela primeira vez, mas não foi bem, a ponto de, em entrevista ao Jornal dos Sports, dizer que estava devendo, devido à grande expectativa da torcida.

- Vou me matar em campo para fazer o gol que estou devendo à torcida. Domingo a defesa do Atlético não me deixou andar, acabei cansando de tanto fugir da marcação. Agora será diferente, o (Admildo) Chirol me instruiu bastante sobre passa pela defesa do Internacional.

- Mesmo se não fosse essa a situação, não posso jogar mal e decepcionar os torcedores, que estão curiosos para me ver jogar. Não sou o salvador do time, nem quero que atirem tudo sobre meu ombro, essa responsabilidade. Mas prometo fazer tudo para corresponder – completou Dinamite, antes do jogo contra o Inter.

Promessa feita, promessa cumprida. Em sua estreia no Maracanã, estádio em que apenas Zico fez mais gols do que ele, Dinamite explodiu. Saiu do banco no segundo tempo e, em sua primeira jogada, marcou o segundo do Vasco, que já vencia o Internacional por 1 a 0. Como não há imagens do gol, ficamos com os registros da época.

- Roberto recebeu a bola quase no meio de campo e partiu para cima dos adversários, que iam recuando. Na entrada da área, ele cortou para a direita e chutou forte. Gainete também não pôde fazer. Aos 27 do segundo tempo – publicou o Jornal dos Sports.

- Em uma das suas primeiras jogadas, driblou quatro marcadores e fez um lindo gol – descreve hoje o site do Vasco.

Em entrevista ao Esporte Espetacular, há dez anos, Roberto recordou o lance.

- Peguei uma bola na intermediária, fui carregando, levei para cima do Pontes, que era o quarto zagueiro, cortei ele para o meio e já quase na risca da grande área bati forte – descreveu assim o autor do golaço.

A manchete do Jornal dos Sports do dia seguinte foi: "Garoto-Dinamite explodiu!". Muitos acham que, a partir dessa capa, surgiu o apelido que consagrou Roberto. De fato, ela ajudou o nome a pegar de vez, mas o jovem talento já era chamado de Dinamite desde a base e foi criado pelo jornalista vascaíno do próprio Jornal dos Sports, Aparício Pires.

- Estava fechando o jornal, lendo o noticiário do treino do Vasco em que o Roberto fazia muitos gols. Estava com o Aparício Pires, secretário de redação, só nós dois na sala. O Aparício falou: "Vamos colocar um apelido nesse garoto, que faz gol para burro". Ficamos bolando. Aí ele falou: "Dinamite" – recordou o jornalista vascaíno Sérgio Cabral, em entrevista ao EE, em 2011.

Os 50 anos do primeiro gol fizeram o Vasco preparar uma homenagem. Em 18 de outubro, o clube lançou uma campanha de financiamento coletivo para arrecadar recursos visando a construção de uma estátua do ex-jogador em São Januário. A torcida vascaína bateu a meta em menos de seis horas.

Havia uma expectativa de, a depender do momento do futebol do clube e da construção da estátua, inaugurá-la em 25 de novembro. Porém, o clube optou por fazer isso em 2022. O prazo para a entrega das recompensas aos doadores termina em fevereiro próximo.

- Tínhamos a expectativa de lançar a estátua do Roberto, em confecção, ainda esse mês. Mas temos que respeitar o momento do nosso torcedor. Então, o clube está focado na reformulação do futebol do Vasco e em breve vamos fazer a festa que nosso maior ídolo merece - afirmou Vitor Roma, vice-presidente de marketing.



Fonte: ge