Mazzuco fala sobre Benítez e diz que fez reclamação à Conmebol sobre injúria racial de torcedores
Quinta-feira, 20/02/2020 - 21:13
O retorno do Vasco ao Rio, após a classificação à segunda fase da Sul-Americana, trouxe uma atualização da tentativa do clube em contratar o meia argentino Martín Benítez, do Independiente. Ao confirmar ter feito proposta de empréstimo por um ano, André Mazzuco, diretor executivo de futebol, disse esperar que a tratativa tenha um final feliz. Ele também voltou a repudiar as agressões rascistas sofridas pelo volante Juninho e pelo goleiro Alexander na Bolívia.

- Não tem um "timing" para conclusão. Obviamente, as conversas estão acontecendo entre clube, jogador e a gente. É um atleta que nos interessa. A gente espera que a negociação se conclua. É um atleta que vai nos ajudar bastante dentro das características que a gente pensa e pela sua versatilidade - disse o dirigente no desembarque da delegação, na noite desta quinta-feira, no Santos Dumont, para depois completar:

- Pode nos ajudar e reforçar a equipe, mas ainda não tem nada concluído. São negociações que não são simples principalmente quando precisamos fazer realmente boa uma negociação. A gente espera que tenha final feliz.

A ideia do Vasco é contratar Benítez por empréstimo de um ano com parte dos direitos econômicos fixados. O atleta de 25 anos está insatisfeito no Rojo e deseja sair. De acordo com a imprensa argentina, o Independiente só aceita negociá-lo em definitivo.

Além de falar de Benítez, Mazzuco comentou o caso de racismo sofrido por Juninho e Alexander no empate sem gols com o Oriente Petrolero (veja no vídeo abaixo). O dirigente disse que o fato não foi registrado na súmula pelo árbitro José Argote e que, por isso, o Vasco enviou uma carta de contestação à Conmebol solicitando que o cartão amarelo dado a Ricardo Graça seja cancelado. Lamentou ainda a declaração de Álvaro Silva, delegado do jogo, que, em entrevista ao jornal O Globo, disse que o episódio "foi muito pequeno".

- A gente já está tratando, na verdade. Primeiro é importante frisar que é inadmissível ter uma medida de muito ou pouco em caso de injúria racial. Isso não me entra na cabeça falar que foi muita ou pouca. Isso não existe. Para nós, o ato desrespeitou os nossos atletas. É um problema social da nossa sociedade. Ela anda doente. A gente não luta para preservar valores, mas para resgatar valores. Essa é a grande verdade. Tomamos todas as medidas. Nosso gerente, o André, no mesmo momento, contatou o delegado da partida antes mesmo de finalizar a súmula. E hoje nós enviamos um termo de contestação justamente para reforçar a nossa posição e para contestar o cartão amarelo sofrido pelo nosso atleta. A gente repudia veemente. Os atletas lidaram com isso da melhor maneira possível, demos toda a força possível. As coisas caminharam bem - afirmou Mazzuco.

Segundo Mazzuco, além de gritar a palavra "macaco", alguns torcedores bolivianos fizeram gestos racistas.

- A injúria racial é um fato. Assim que isso ocorreu, buscamos tomar as medidas necessárias. E vamos cobrar. Tem acontecido isso, e a gente não tolera. Nossos atletas e qualquer cidadão merece respeito. As pessoas lá falaram, mas não houve nenhuma manifestação oficial do Oriente. A gente focou nessa que foi explícita. Estávamos na cabine, mas não ouvimos. Corremos para entender e falar com os atletas. Esperávamos que houvesse um relato na súmula, mas não houve. Por isso, enviamos a contestação - completou o dirigente.

A fim de blindar Juninho e Alexandre, o Vasco informou à imprensa que a dupla não falaria na chegada ao Brasil. A MAB Gestão & Intermediações, que representa Juninho, divulgou uma nota oficial

Fonte: GloboEsporte.com