VP de obras de engenharia Pedro Seixas projeta Vasco treinando no novo CT já no 1º semestre de 2020
Jogadores do elenco profissional do Vasco da Gama treinando em um centro de treinamento novo e próprio já no primeiro semestre de 2020. Essa é a previsão com a qual a diretoria do clube cruzmaltino trabalha.
Prevista para acontecer amanhã, às 10h da manhã, no Palácio da Cidade - sede do Governo municipal do Rio de Janeiro -, a assinatura do termo de cessão do terreno que vai abrigar o CT é o primeiro passo para a realização do antigo sonho cruzmaltino. As conversas entre o clube e o atual prefeito do Rio, Marcelo Crivella, são antigas, e a concessão de um outro espaço estava prevista para acontecer no mês passado, não fossem as fortes chuvas que causaram 10 mortes na cidade e mudaram a agenda do prefeito. Depois da polêmica declaração feita nesta terça-feira por Crivella, a data foi marcada. O vereador Alexandre Isquierdo (DEM-RJ) é o autor do projeto.
"A partir da assinatura da concessão é que podemos realizar o licenciamento da área e começar o trabalho mais técnico, de levantamento topográfico, por exemplo, além da captação de recursos", disse Pedro Seixas, vice-presidente de Obras de Engenharia e Patrimônio do clube, para quem esse trabalho inicial deve durar cerca de três meses. "É um tempo razoável para captar os recursos necessários para dar início à terraplanagem de parte do terreno. Acredito que ainda no primeiro semestre de 2020 conseguiremos ter o time profissional treinando lá."
Segundo o dirigente, o trabalho de terraplanagem deve levar entre quatro e seis meses e custar cerca de R$ 4 milhões, dinheiro que ele garante não sairá dos cofres do clube, mas sim virá de algum investidor.
"Pode vir até mesmo de vascaínos ilustres, torcedores, como aconteceu com Fluminense e com Botafogo. Mas ainda é cedo para dizer. Ainda estamos elaborando o projeto de captação", completou.
A área que será cedida ao Vasco fica em Jacarepaguá, bairro da Zona Oeste da cidade. São cerca de 78 mil metros quadrados – o equivalente a 11 campos de futebol – para onde o cruzmaltino também planeja levar os treinos da base.
A poucos metros do terreno do Vasco fica o CT do Fluminense, que foi inaugurado em meados de 2016 e já foi palco de episódios de violência. A proximidade da área com a Cidade de Deus, comunidade conflagrada da cidade, não inspira, no entanto, receio ao dirigente:
"O DNA do Vasco é esse. O clube sabe o que é trabalho social, o que é respeitar a comunidade do entorno."
Em 2013, Vasco e Botafogo já tinham recebido da prefeitura outros terrenos, também da Zona Oeste da cidade, para a construção de seus Centros de Treinamento. Os contratos, no entanto, acabaram rescindidos três anos mais tarde sem que tenham sido realizadas obras nos locais. Desde 2018 o Vasco treina no CT do Almirante, que fica em Vargem Pequena e é alugado.
Fonte: ESPN.com.br