Fernando Prass fala com carinho do Vasco e admite sondagem recente: 'Fiquei feliz'
O gaúcho Fernando Prass, jogador com mais idade a disputar o Brasileiro da Série A, não esquece das palavras do paulista Zé Roberto, doublé de meia e lateral, que encerrou a carreira em 2017, aos 43 anos, pelo Palmeiras.
"Quando se chega aos 40, e em plenas condições físicas, o jogador passa a viver o ano-a-ano. Sem pressa de ter que decidir até quando seguirá em campo...", dizia, antes de fechar o livro de sua história no futebol escrita em 973 partidas com a camisa da Portuguesa, Flamengo, Real Madrid, Bayer Leverkusen, Bayern Munich, Santos, Hamburgo, Al-Garrafa, Grêmio, Palmeiras e seleção brasileira.
Escorado nelas, o goleiro que completará 41 anos em julho e tem contrato com o mesmo Palmeiras até dezembro de 2019 não faz planos.
Mas deixa claro que ainda não se vê "pendurando as luvas".
Treina diariamente, com a intensidade dos mais jovens e se exercita, semanalmente, no Kineo System.
O aparelho é uma plataforma ergonômica multitarefa, de origem italiana, tido como a mais moderna referência em tecnologia.
Ele atua na prevenção de lesões, reabilitação, recuperação funcional e no aprimoramento físico.
Um equiipamento que nem todos os clubes brasileiros possuem e que dá ao goleiro a sensação da longevidade.
- Um fato interessante: no início da minha carreira, no Grêmio, no final dos anos 90, com pouco mais de 20 anos de idade, eu jogava com 87,5Kg e 12% de percentual de gordura. Hoje, estou com 94kg e 9% de percentual. Ou seja: ganhei 6,5 Kg de massa muscular e baixei 3% no percentual de gordura. Estou mais forte, com mais potência, relatou.
Prass já tem 814 partidas na carreira com as camisas de Grêmio, Francana, Vila Nova, Coritiba, União Leiria, Vasco e do próprio Palmeiras, onde hoje disputa condição de titular com Weverton, de 31, e Jaíson, de 37.
Ainda não foi utilizado no Brasileiro, mas tem sete jogos pelo Paulista, com dois gols sofridos e nenhuma derrota - quatro vitórias e três empates.
E sabe que é um dos chamados homens de confiança de Luiz Felipe Scolari.
- Sou muito bem acolhido no clube. Como fui no Vasco, também, onde até hoje sou recebido com carinho. E isso me dá muita confiança, alegra-se, confirmando a sondagem para retornar ao clube carioca.
- Sim, foi procurado por uma pessoa do clube após aquela partida em São Januário, em dezembro do ano passado, quando conquistamos o título. Estava ainda sem contrato, mas a história não evoluiu. E agora, recentemente, a mesma pessoa me sondou, para saber da possibilidade de um retorno e eu fiquei feliz, mesmo não tendo sequência. Não houve sequer uma negociação, porque dois ou três dias depois o clube anunciou a contratação do Sidão, contou o goleiro.
Fernando Prass jogou pelo Vasco entre 2009 e 2012, deixando o clube no início de 2013, com o desgoverno no futebol do clube após a reformulação na pasta com as saídas do vice Hamílton Mandarino e do executivo Rodrigo Caetano.
- Minha relação com o clube sempre foi muito boa e com a torcida, então, nem sem fala. A recepção que tive naquela partida em São Januário no ano passado me emocionou...
Fonte: Blog Futebol, Coisa & Tal - Extra Online