Vasco da Gama Patriotas
***O Almirante***
Decidimos inovar na logo! O almirante negro foi idealizado para representar a história do clube pioneiro na luta contra o preconceito racial e social.
Em 1923, uma equipe considerada pequena, que acabara de ser promovida a primeira divisão, conquistou o campeonato carioca. Como se isso não bastasse para provocar a ira dos aristocráticos clubes grandes, o campeão era formado por trabalhadores de origem humilde, brancos, negros e mulatos, sem dinheiro nem posição social. Este campeão era o Vasco da Gama.
Em 1924, foi negado ao Vasco o acesso a AMEA (nova liga da elite do futebol), sob a falsa alegação do clube não ter estádio próprio, porém, o real motivo da negativa veio a tona quando foi apresentada uma proposta indecorosa, na qual o Vasco da Gama seria admitido na referida associação desde que eliminasse do time os 12 jogadores negros, pardos, caixeiros e operários.
Um ofício assinado pelo presidente do Vasco declarando publicamente que negava-se a participar da nova entidade, mostrando assim sua firme posição contra a discriminação racial e social! O Vasco foi excluído da elite do futebol naquele ano e não pode defender seu título.
Em 1925, os grandes clubes, verificando a potencialidade do Vasco, abandonaram o racismo e remodelaram totalmente o futebol, permitindo a inscrição de jogadores humildes e concedendo ao clube da Cruz de Malta os mesmos direitos dos clubes fundadores da AMEA.
#camisasnegras
#vascodagama
#traktor
#gpi
#pavaoazul
#moov_fisio
#carlosfontesfilho
#portalpharma
👊💢🏈
Fonte: Facebook Vasco da Gama Patriotas