Vasco segue em 7º lugar no ranking digital dos clubes brasileiros
Domingo, 06/01/2019 - 11:21
o IBOPE Repucom destaca o crescimento anual dos clubes com as maiores bases digitais do país e começa o ano com uma novidade. A partir deste mês, ampliaremos de 40 para 45 os clubes monitorados e estenderemos para todos os clubes de futebol do país.

Ao longo de 2018, os 40 clubes monitorados somaram, juntos, 11,9 milhões de novas inscrições em suas redes sociais. Do total de novas inscrições, 54% (6,4 milhões) se concentraram em apenas 5 clubes: Flamengo (1,7 milhão), Palmeiras (1,4 milhão), Corinthians (1,3 milhão), São Paulo (1 milhão) e Cruzeiro (900 mil). Completam o Top 10: Atlético Mineiro (812 mil), Grêmio (765 mil), Vasco da Gama (567 mil), Santos (424 mil) e Fortaleza (408 mil).

O Flamengo se destaca pelo segundo ano consecutivo na liderança de novos inscritos nas redes sociais entre todos os clubes nacionais em 2018. O clube ainda foi líder em crescimento no YouTube com meio milhão de novos inscritos na FlaTV e também no Instagram, com um total de 377 mil novos inscritos ao longo de 2018.

O Palmeiras começa 2019 batendo a marca de 10 milhões de inscrições em suas redes sociais, combinando suas quatro principais plataformas. Ao todo, o Palmeiras somou cerca de um milhão e meio de novos inscritos em 2018 e foi o segundo clube que mais ampliou sua audiência digital.

O Corinthians também começou 2019 alcançando uma marca altamente relevante. No final de dezembro de 2018, o clube ultrapassou os 21 milhões de inscritos e ostenta a segunda maior base digital do país. Atualmente, apenas 350 mil inscritos o separam do líder Flamengo. O clube paulista também se destaca ao ter sido o clube que mais somou seguidores no Instagram em 2018, 881 mil no total.

São Paulo, Cruzeiro e Atlético-MG aparecem na sequência em volume de novos inscritos, com destaque para o Atlético-MG que liderou o volume de novos inscritos no Facebook em 2018 com 308 mil inscrições.

Motivado pelo título da Série B e pela ascensão à Série A de 2019, o Fortaleza somou 409 mil novos inscritos, e foi o 10º clube em crescimento absoluto entre todos os clubes monitorados. O crescimento das redes do Tricolor do Pici foi superior, por exemplo, a equipes tradicionais, como, Internacional, Fluminense, Botafogo, Sport, Bahia, Athletico Paranaense, Vitória, Coritiba e do rival estadual Ceará. O Fortaleza foi o time nordestino com a maior ampliação de sua base digital em 2018. O volume é expressivo e chega a ser maior que a soma do crescimento total de Bahia e Sport, que são, atualmente, os dois maiores clubes do nordeste em volume de inscritos nas redes sociais.

Plataformas que mais cresceram em 2018

Quanto à evolução das plataformas, o ano de 2018 foi especial para o desenvolvimento do Instagram. A plataforma foi a que mais cresceu entre os clubes de futebol monitorados. No último ano, foram 6,3 milhões de novos inscritos nos perfis dos clubes brasileiros monitorados. Este volume é o dobro da soma de inscritos nas páginas oficiais dos clubes brasileiros no Facebook e Twitter ao longo de 2018.

O ano passado também foi positivo em relação aos canais oficiais dos clubes no YouTube. A plataforma de vídeos registrou o segundo maior crescimento entre os clubes de futebol (superando Twitter e Facebook), e somou mais de 2,4 milhões de inscritos (considerando os canais oficias dos 40 maiores clubes brasileiros).

O Twitter vem na sequência com um crescimento de 2,3 milhões de seguidores dos perfis oficiais dos clubes brasileiros. O clube que mais somou novos inscritos nesta plataforma foi o Flamengo, com 377 mil seguidores ao longo de 2018. Dentre as plataformas analisadas, o Facebook foi a que menos cresceu pelo segundo ano consecutivo. Considerando todos os clubes, pouco mais de 1 milhão de novas inscrições foram registradas, o menor volume e variação de crescimento (1,5%) entre as quatro plataformas.

Novidades com a ampliação para 45 clubes monitorados

Com a ampliação do ranking e a nova abordagem nacional (independentemente da divisão em que atuam), passaram a figurar no ranking: Íbis Sport Club, Sampaio Corrêa, Juventude, Grêmio Osasco Audax e Atlético Goianiense.

Vale destacar o volume de inscritos nas plataformas do Íbis Sport Club. Atualmente na série A2 do Campeonato Pernambucano, sua base digital soma 391 mil inscritos e passou a ocupar a 33ª posição do ranking, superando equipes que recentemente estiveram na principal divisão do futebol nacional, como, Paraná e América-MG (presentes na Série A em 2018) e CSA (presente na Série A de 2019).

José Colagrossi, diretor-executivo do IBOPE Repucom comenta: "Entramos no terceiro ano da publicação do nosso Ranking Digital felizes em constatar que os clubes brasileiros continuam desenvolvendo suas plataformas e se engajando melhor com os seus fãs. Lançamos o "Ranking Digital" em 2016 exatamente para, por meio de uma competição saudável, chamar a atenção tanto dos clubes quanto seus torcedores da enorme importância das mídias sociais como plataforma de comunicação, promoção, divulgação e engajamento. No intuito de tornar o Ranking Digital ainda mais abrangente, estamos ampliando o número de clubes monitorados de 40 para 45 e abrindo o Ranking para todos os clubes brasileiros, incluindo, desta forma, o popular Íbis para fazer justiça ao seu notável trabalho digital. Aproveito para desejar a todos, e principalmente nosso futebol, um feliz e produtivo 2019".

Veja abaixo o levantamento com a evolução de 2018 de cada um dos clubes:



Fonte: Ibope Repucom