Segundo um estudo realizado pela RESULT Sports, plataforma digital alemã especializada em comunicação e marketing esportivo, o Real Madrid é o clube com a maior comunidade digital do mundo, somando 242.984.560 seguidores em suas redes sociais. O primeiro brasileiro da lista é o Corinthians, em 15º, com 21.901.620; seguido do Flamengo, que acumula 21.718.461.
Ao todo, o estudo monitorou 28 plataformas, levando 15 em consideração para o resultado final, divulgado duas vezes por ano - no início e no meio. Desta vez, Facebook, Instagram, Twitter, YouTube e Sina Weibo (espécie de Twitter chinês) foram as que apresentaram os números mais relevantes para a análise. Além delas, Dailymotion, Flickr, Foursquare, Google+, Periscope, SoundCloud, RenRen, Tencent, WeChat e YouKu foram contabilizadas - as quatro últimas são chinesas.
O fundador e CEO da pesquisa, Mario Leo, inclusive, salientou o crescimento da relação entre os chineses com o futebol, observado também pelos números do relatório.
- É sempre nosso objetivo permitir um processo justo de benchmarking. No verão (europeu) passado, incluímos os clubes chineses em nosso estudo, pois o Sina Weibo, o YouKu, o WeChat, o Tencent e o RenRen foram amplamente adotados e queríamos ter uma referência global completa -declarou.
Entre as plataformas da China, o Sina Weibo é a que mais atrai adeptos - não só das equipes nacionais, mas também dos grandes clubes europeus. Machester United e City, por exemplo, possuem mais fãs na rede do que o Guangzhou Evergrande.
As redes sociais chinesas ainda não são um nicho explorado pelos clubes sul-americanos. Mesmo Corinthians e Flamengo, que segundo o estudo apresentam o maior número de fãs digitais, não estão presentes no Weibo. O mesmo acontece com Boca Juniors e River Plate, 22º e 24º do ranking, e com o São Paulo, em 26º.
Entre outras curiosidades observadas pela pesquisa está o aumento significativo de seguidores da Juventus nas redes sociais desde a chegada de Cristiano Ronaldo. Com o astro, clube chegou a 69.481.168 fãs e ultrapassou Liverpool e PSG no ranking.
Boca Juniors e River Plate também foram afetados de forma positiva recentemente. Cada um dos clubes ganhou mais de 1 milhão de seguidores por conta do Superclássico das Américas, que definiu a final da Taça Libertadores.
Apenas clubes com no mínimo 1 milhão de fãs (somando as 15 plataformas cosideradas) entram no relatório. Nesta edição, 207 compuseram a lista, enquanto na anterior, 198.
Fonte: GloboEsporte.com