Tênis: Vascaínas ganham prata e bronze na última etapa do Brasileiro Interclubes Infanto-Juvenil
Sábado, 01/12/2018 - 02:45
O Campeonato Brasileiro Interclubes de Curitiba encerrou o Circuito Nacional Infantojuvenil de Tênis da Confederação Brasileira de Tênis com chave de ouro no Clube Curitibano, na capital paranaense. Neste domingo foram realizadas as finais de simples da 2ª Copa Curitibano e foram conhecidos os últimos campeões de 2018.

Ao todo, 196 tenistas de 34 clubes e 12 Estados estiveram em ação no saibro do Curitibano. Os atletas da casa souberam aproveitar o fator local e faturaram o maior número de títulos: dois de simples e três de duplas, todos no feminino. Os destaques ficaram por conta de Isabela Romanichen, campeã de simples e de duplas, nos 14 anos, e Maria Eduarda Oliveira, campeã de simples e duplas, nos 16. Outro destaque foi Maria Mauad, de 14 anos e tenista do Graciosa Country Club, que foi campeã de simples e duplas na categoria 18 anos.

"O Clube Curitibano encerrou de forma brilhante essa sequência dos Interclubes. Ficamos quatro meses sem torneios devido à MP e víamos a alegria no rosto das crianças jogando", contou o diretor do torneio Aristides Barcellos.

"O evento foi sensacional e contou com a presença de 58 atletas no G1 e 220 disputando o GA somando ao todo dez dias de competição. O tempo agradável de sol nos presenteou fazendo com que a programação seguisse sem atrasos. Um espaço de massagem gratuita foi oferecida aos atletas, assim como a filmagem dos jogos em tempo real, realizada pela Tennis Analytics em parceria com o Clube. Como resultado, tivemos nossa melhor participação do ano nas etapas do Interclubes com 15 finais e seis títulos entre simples e duplas", destacou Homero Ravedutti Neto, Supervisor de Tênis Infantojuvenil do Clube Curitibano.

"O destaque fica por conta do tênis feminino que, separadamente do masculino usufrui das estruturas do Clube focando suas especificidades de jogo. Bruna Schiavon, Isabela Romanichen e Maria Eduarda Oliveira, campeãs das categorias 11F 14F e 16F respectivamente, são frutos deste trabalho. O Clube Curitibano se orgulha em fazer parte do calendário anual do Interclubes Nacional e projeta um ótimo ano de 2019 para o tênis brasileiro", ressaltou Homero.

A 2ª Copa Curitibano foi a última etapa do Campeonato Brasileiro Interclubes e definirá os campeões gerais do Circuito Infantojuvenil da CBT, que serão divulgados durante a semana. Após ter o calendário suspenso devido à MP 841/18, que interrompeu temporariamente o repasse de recursos federais ao Comitê Brasileiro de Clubes, o Interclubes retornou em grande estilo em Curitiba e encerrou a temporada de competições do tênis infantojuvenil nacional. Ao todo, foram quatro etapas: Salvador, no Clube Bahiano de Tênis; Criciúma, no Sociedade Recreativa Mampituba; São Paulo, no Clube Esperia; e Curitiba, no Clube Curitibano. O Circuito em parceria com o Comitê Brasileiro de Clubes está confirmado para 2019.

"O calendário da CBT em 2018 foi muito legal com relação à qualidade dos torneios, trazendo os melhores tenistas, com mais conforto, menos despesas, foi notória a satisfação de todos em participar do Interclubes. Eu estive presente em todos os torneios e acompanhei de perto a evolução dos tenistas ao longo do ano. Acredito que o Circuito CBT/CBC tem tudo para ser sucesso novamente em 2019", avaliou Barcellos.

Confira os resultados das finais e o quadro de campeões:

Simples (resultados de domingo)
14 masc
Victor Tosetto (Grêmio Náutico União/RS) d Diogo Manzano (Esporte Clube Pinheiros/SP) por 7/5 2/0 e desistência

14 fem
Isabela Romanichen (Clube Curitibano/PR) d Beatriz Verdial (Sociedade Hípica de Campinas) por Derr./Desist

16 masc
Joaquim Almeida (Paysandu Sport Club/PA) d Lucas Zancheta (Clube Curitibano/PR)
por 7/5 6/1

16 fem
Maria Eduarda Oliveira (Clube Curitibano/PR) d Valentina Ferrarini (Recreio da Juventude/RS) por 6/3 6/3

18 masc
Kaio Sacchi (Associação Brasileira a Hebraica/SP) d Lucius Soller (Grêmio Náutico União/RS) por 6/0 6/0

18 fem
Maria Mauad (Graciosa Country Club/PR) d Camilla Fonseca (Clube de Regatas Vasco da Gama/RJ) por desistência

12 masc
Thiago Guglieri (Grêmio Náutico União/RS) d Felix Almeida (Clube Curitibano/PR) por 6/0 6/3

12 fem
Paola Dalmonico (Instituto Ícaro/PR) d Ana Campigotto (PR) por 6/3 2/6 6/2

Duplas

14 masc duplas
Luiz Gobbi/Kaua Santos (Clube Paineiras do Morumby/SP) d Henrique Ushizima (Clube de Campo de Rio Claro/SP)/Vitor Gonçalves (Clube Esperia/SP) por 7/5 7/6 (7)

14 fem duplas
Laura Maciel/Isabela Romanichen (Clube Curitibano/PR) d Aline Silva/Beatriz Verdial (Sociedade Hípica de Campinas/SP) por 6/3 6/4

16 masc duplas
Guilherme Bier (Sociedade Ginástica de Novo Hamburgo/RS)/Luis Santana (Clube Bahiano de Tênis) d Matheus Ramos/João Duleba (Clube Curitibano)

16 fem duplas
Maria Eduarda Oliveira/Giovana Brehmer (Clube Curitibano/PR) d Carolina Lima (Clube de Regatas Vasco da Gama/RJ)/Nicolle Koop (Clube Curitibano/PR) por 0/6 6/2 10-7

18 masc duplas
Lucius Soller (Grêmio Náutico União/RS)/Igor Koshiba (Clube Esperia/SP) d Kaio Sacchi/Gustavo Deszczynski (Clube Curitibano/PR) por 7/6 (6) 6/2

18 fem duplas
Paola Campigotto (Clube Curitibano/PR)/Maria Mauad (Graciosa Country Club/PR) d Thainá Carvalho (Costa Verde Tênis Clube/BA)/Isabella Bernardes (Clube Esperia/SP) por 6/1 6/1

12 masc duplas
Laércio Bombonati (Londrina Country Clube/PR)/Vicente Freda (Associação Leopoldina Juvenil/RS) d Bruno Varella/José Pinto (Clube Paineiras do Morumby/SP) por 6/3 7/5

12 fem duplas
Aline Lema (CNRAC/RJ)/Isabelle Karam (PR) d Suzana Faucz (Graciosa Country Club/PR)/Paola Dalmonico (Instituo Ícaro/PR) por 6/4 6/1



Fonte: Tênis Virtual (texto), Facebook CBT (foto)