Basquete: Alberto Bial exalta reação nos últimos períodos do jogo contra o Urubu
Segunda-feira, 12/11/2018 - 19:38
Diante do favorito Flamengo, um dos times mais cotados para brigar pelo título do NBB 2018/2019, o Vasco do técnico Alberto Bial acabou superado por 90 a 70, na tarde deste sábado, na Arena Olímpica 1 do Parque Olímpico da Barra, em partida válida pela competição nacional masculina de basquete. Apesar do resultado negativo, Bial elogiou a atuação de seus comandados nos dois últimos quartos.

"No primeiro tempo, a gente jogou muito mal, cometemos muitos erros, e através disso, o Flamengo obteve 22 pontos. Foi um problema muito sério. Erros que não podemos continuar a cometer. Isso é fatal no basquete. Foram dois primeiros períodos totalmente fora daquilo que havíamos imaginado. No segundo tempo, não. O time conseguiu pôr a cabeça no lugar, conseguiu ter mais inteligência dentro do jogo, e fizemos os dois últimos quartos dentro da normalidade do que é uma partida. Defendemos melhor por zona, e conseguimos fazer o nosso jogo. Obtivemos 19 pontos no terceiro quarto e 27 no último. No primeiro quarto havíamos feito apenas um dígito (9 pontos)", comentou o técnico vascaíno.

No primeiro quarto, os rubro-negros fizeram 20 a 9, aumentando a vantagem para 51 a 24 no intervalo. No terceiro período, o Flamengo abriu 36 pontos (65 a 29) e chegou aos 73 a 43. Tudo isso, antes de fechar as ações em 90 a 70. Mas, levando-se em conta apenas os dois últimos quartos, os vascaínos fizeram 46 pontos contra 39.

"Foram dois tempos bem distintos. Um atípico, e o outro, sim, digno do Vasco da Gama", acrescentou o treinador.

Indagado se deu alguma bronca no intervalo, para mudar o desempenho do elenco, Bial explicou que não:

"Pelo contrário. Tentei ser bem suave. Puxei para mim toda a responsabilidade (pela atuação ruim até então) e os deixei numa situação mais confortável, para que pudessem reagir e entender que eles têm capacidade, porque haviam trabalhado muito forte durante a semana. Que eles tivessem a consciência do que podem realizar, mas que não tentassem agir de forma atabalhoada. Que eles tivessem uma ponderação, uma forma de agir que tem de ser feita com tranquilidade. O jogo de basquete se joga com o coração quente, mas com a cabeça gelada, fria."

Em sete partidas, os vascaínos têm duas vitórias e cinco derrotas. Ocupam o 11o lugar, com 9 pontos. No próximo sábado, às 14h, em São Januário, vão receber o Corinthians, provavelmente já contando com o regresso do armador titular Vithinho, que vem em recuperação de lesão muscular.

Fonte: Divulgação