Basquete: Em momentos opostos, Vasco e Urubu fazem neste sábado o 1º clássico do Rio no NBB
Sábado, 10/11/2018 - 10:35
Flamengo e Vasco medem forças neste sábado, no Novo Basquete Brasil. Vice-líder do torneio, o Rubro-Negro vem de derrota para Franca, mas segue na ponta, enquanto o Cruz-Maltino, em baixa e em décimo lugar após três derrotas seguidas, pretende se reequilibrar no torneio. Com a presença apenas de torcedores do Flamengo por questões de segurança, a partida começa às 14h, na Arena Carioca 1, no Parque Olímpico da Barra da Tijuca. O clássico é o primeira entre os rivais do Rio de Janeiro na competição. O Botafogo é o outro time do estado na disputa.

No Campeonato Carioca, que acabou com o título do Flamengo, o Rubro-Negro venceu os dois duelos diante do Vasco na primeira fase. No NBB 10, também triunfou contra o rival nos dois turnos. O investimento das equipes é bem diferente. Se no ano passado o Vasco tinha, ao menos no papel, um dos elencos mais fortes, neste ano diminuiu a verba e aposta em um time renovado, com vários jogadores ainda buscando espaço. Já o Flamengo manteve seu patamar de investimento e reformulou parte do grupo trazendo atletas campeões no Paulistano.

O técnico Gustavo De Conti não tem problemas médicos na Gávea. Até o dia 20, quando estreia na fase semifinal da Liga Sul-Americana, o pensamento é apenas no NBB. Vindo de jogos fortes fora do Rio de Janeiro, contra Bauru e Franca, o time espera manter a pegada no clássico e se recuperar do revés para os francanos, líderes do torneio.

- Perdemos nos detalhes defensivos para Franca. Defendemos muito, quando não somos tão consistentes, dando bolas fáceis, conseguimos controlar. Perdemos o controle nisso na última partida. Temos que ter a cabça sempre pensando para frente - citou o armador Deryk.

No Vasco, o técnico Alberto Bial aos poucos vai juntando suas peças. Antes do começo do NBB, ele já havia perdido Desmond Holloway, que deixou o time. Ganhou Okorie, mas ficou sem Pilar e Vithinho, lesionados. Neste sábado, Pilar estará de volta. Vithinho só retorna na próxima semana. Com a semana livre de treinos, o ala, que inclusive estava no Flamengo na última temporada, espera ajudar os companheiros no clássico.

- A vida do atleta é assim mesmo. É sempre bom retornar. Jogar contra o Flamengo é sempre motivador. É um clássico, a motivação de ver o grupo ficando completo é muito boa. Precisamos estar juntos, inteiros e sentir como vai estar o time. Em breve o Vithinho estará de volta e vai nos ajudar muito - contou Pilar.

"Jogar contra o Flamengo é sempre motivador. É um clássico, a motivação de ver o grupo ficando completo é muito boa", Pilar

Para Bial, o retorno de atletas importantes vai incorpando o time. O Vasco teve um início irregular no NBB e vem de três derrotas seguidas, no décimo lugar. Os próximos quatro jogos serão no Rio de Janeiro - Flamengo, São José, Corinthians e Botafogo, e essa permanência no Rio e a volta dos lesionados faz o técnico comemorar.

- Esse time esta criando uma casca muito boa com os problemas que aconteceram durante o ano. Tivemos saída de jogadores e contusões que prejudicaram. Assim que reestabelecermos o retorno dos lesionados, a chegada de um ou dois reforços que estamos buscando, com a força do conjunto depois de passar por tudo isso, criamos uma grande união e saímos muito fortalecidos. Com essa sequência no Rio de Janeiro, tenho certeza que poderemos recuperar o espaço que perdemos nesse começo de NBB - disse o treinador.



Fonte: GloboEsporte.com