De cada quatro pênaltis marcados no Brasileirão, um foi apontado a favor de Grêmio ou Vasco. Foram 80 penalidades marcadas na competição, e cada um deles teve 11 a seu favor. Com sete pênaltis a favor, América-MG, Atlético-PR e Internacional estão na terceira colocação como as equipes com mais penais para cobrar. No outro extremo está o Fluminense, que não fez qualquer cobrança de pênalti no Brasileiro.
E por falar em extremo, o Grêmio sobra. Com 11 pênaltis a favor, a equipe gaúcha não teve qualquer pênalti marcado contra sua defesa. O líder Palmeiras só teve um marcado contra.
Mas demorou para o Grêmio aproveitar essas cobranças. Dos 11 pênaltis a favor, o Tricolor gaúcho desperdiçou as quatro primeiras cobranças, com Maicon, Jael e Luan (2). Deles, só Jael voltou a ter oportunidade, e fez dois gols. Ainda assim, o rodízio de cobradores continuou: Cícero, André, Douglas, Jean Pyerre e Juninho Capixaba balançaram as redes. Nesses jogos foram cinco vitórias, três empates e duas derrotas.
O Vasco perdeu duas das quatro primeiras cobranças, com Andrés Ríos e Giovanni Augusto. Yago Pikachu converteu todas as cinco cobranças, ainda assim perdeu a condição de batedor titular para Maxi López, que também marcou em todas as quatro cobranças que fez.
O Atlético-PR é o clube que mais gols levou de pênaltis. Foram sete em sete cobranças. O América-MG também teve sete pênaltis marcados contra sua defesa, mas um deles foi perdido. O Fluminense, que não teve pênalti a favor, teve seis contra, quatro foram convertidos e dois perdidos.
Fonte: GloboEsporte.com