O goleiro Fernando Miguel será mais uma vez o titular do Vasco. A partida deste sábado contra o Sport, vai ser a terceira consecutiva do jogador, que antes dessa sequência no gol vascaíno, ficou um longo período sem atuar. O último jogo tinha sido na derrota para o Internacional por 3 a 1, no Beira-Rio, dia 13 de junho. No entanto o tempo de inatividade não pesou para o goleiro, que fez boas partidas no empate em 1 a 1 com o Botafogo e na vitória sobre o Cruzeiro por 2 a 0.
Vale lembrar que o titular da posição, o goleiro Martin Silva, ficou de fora do confronto de hoje por opção do técnico Alberto Valentim. O jogador esteve com a Seleção do Uruguai em dois amistosos na Ásia, porém não entrou em campo. Enfrentou apenas uma longa viagem, que não seria o suficiente para desgastá-lo, como revelou o treinador vascaíno.
"Lógico que tem o cansaço, a duração da viagem. Mas não foi só por isso. Foi também por ele não ter participado dos treinos da semana. Aproveitamos muito, principalmente na questão tática. Então a decisão foi por essas duas coisas, mas acho que a viagem ele teria recuperado tranquilamente".
O corte de Martin Silva, principalmente por questões táticas, deixou uma dúvida sobre a permanência do uruguaio como titular do time. Vale lembrar que o goleiro deixou de ser o capitão do Vasco, posto que agora é ocupado por Ramon. O lateral-esquerdo revelou o motivo apresentado por Alberto Valentim, na época da troca.
"O Valentim explicou a mudança. A questão é ter alguém na linha mais participativo com o árbitro. Mas o Martin continua com a sua liderança".
Fernando Miguel ou Martin Silva?
Após a Copa do Mundo, Martin Silva apresentou algumas falhas e começou a ser questionado pelo torcedor do Vasco. Essa queda de rendimento pode ter relação com a troca do treinador de goleiros. Fabio Tepedino foi demitido após a ida do Martin Silva para o Mundial da Rússia. O profissional foi substituído por Thiago Mehl, que ganhou um companheiro na função, o Danilo Minutti, que chegou junto com Alberto Valentim.
Martin Silva demorou um pouco para se adaptar a nova metodologia de trabalho, mas vinha crescendo de produção nos últimos jogos, principalmente na vitória sobre o Bahia, quando realizou três milagres no início da partida, quando o placar estava 0 a 0. Na comparação dos números, Martin Silva leva uma pequena vantagem sobre Fernando Miguel. Em 46 jogos pelo Vasco em 2018, o uruguaio levou 64 gols, média de 1,4 por partida. Já o brasileiro, jogou 8 vezes, sofrendo 12 gols, com média de 1,5.
Fonte: Esporte 24 Horas