Basquete: NBB terá partidas transmitidas em 4 canais de TV, além de Facebook e Twitter
Terça-feira, 02/10/2018 - 05:34
O basquete brasileiro vive um momento histórico. Na manhã desta segunda-feira (01/10), no evento de lançamento da temporada 2018/2019 do NBB CAIXA realizado no Club Athletico Paulistano, em São Paulo (SP), foi anunciado que a 11ª edição da competição terá nada menos que seis plataformas de transmissões ao vivo, algo jamais visto na história da modalidade no país.
Pelo terceiro ano seguido, a Band será a casa do NBB CAIXA na TV aberta. A emissora seguirá transmitindo jogos aos sábados às 14 horas. Neste ano, o acordo com a emissora teve mais um ganho e o canal de TV fechado Bandsports também exibirá partidas ao vivo, nas noites de quinta-feira.
"Para nós do Bandsports é uma honra fazer parte dessa família. Nas últimas temporadas criamos programas de basquete, produzimos diversos conteúdo do NBB e agora podemos dizer que quinta-feira é o nosso dia. O grupo Bandeirantes está há três temporadas com o NBB e a audiência é muito interessante. A Band é o único canal de TV aberta que transmite o basquete e um produto como esse merecia ter mais espaço na mídia. Estamos muito felizes por fazer parte disso e esperamos que o basquete marque seu lugar nas quintas-feiras no nosso canal. Vamos abraçar o basquete na programação, nos jornais e programas em geral, então posso dizer que estamos muito honrados em fazer parte disso", declarou Denis Gavazzi, diretor de esportes do Bandsports.
Ainda na TV fechada, o NBB CAIXA terá mais dois novos parceiros de mídia. Dono de larga tradição na modalidade da bola laranja, os canais ESPN serão responsáveis pelas transmissões do campeonato às terças-feiras. O acordo é válido por dois anos.
"A ESPN sempre foi sinônimo de basquete no Brasil. Nossa equipe respira a modalidade o tempo todo. É uma oportunidade maravilhosa para ajudarmos ainda mais no crescimento do NBB, aproveitando muito do que a NBA nos ensina, e atender nosso fã de esporte que há muito tempo pedia a ESPN novamente nas competições nacionais. Pois chegou a hora. E nossa equipe está muito ansiosa para fazer transmissões inesquecíveis. Como diria o Rômulo Mendonça, Aqui sim, queridinha'", declarou João Palomino, vice-presidente de jornalismo e produção dos canais ESPN.
Já as noites de sexta-feira serão ocupadas pela Fox Sports, que recentemente se tornou casa de grandes competições esportivas. Agora, o canal viverá sua primeira experiência com o basquete nacional, também com um contrato válido por duas temporadas.
Grande sucesso entre os fãs, as transmissões pela internet seguirão nesta temporada. Parceiro do NBB CAIXA há três anos, o Facebook continuará com partidas exclusivas, às segundas-feiras.
"A expectativa é a melhor possível. Queremos manter essa experiência social e interativa que proporcionamos aos fãs, agora com ainda mais engajamento. Vamos para o terceiro ano dessa parceria, mas este certamente será o mais sólido. Essa parceria nos ensinou muito como plataforma, pois esse projeto vai além dos jogos. Teremos uma quantidade enorme de conteúdo, como programetes no IGTV e stories (Instagram), melhores momentos, entrevistas, tudo. Estamos passando realmente uma experiência ao fã de basquete, fazendo com que ele acompanhe realmente tudo que envolve o NBB ao longo da temporada", disse Felipe Kozlowski, líder de parcerias de esportes do Facebook no Brasil.
Novidade da última temporada, o Twitter também renovou seu contrato de parceria com a LNB e terá jogos ao vivo às quartas-feiras.
"Nossa parceria começou no ano passado, mas o NBB já está no Facebook há muito tempo. O Twitter é aberto a todas as conversas e o NBB já estava nelas. Em todos os dias de transmissão do NBB em qualquer plataforma, esses jogos eram Trending Topic no Twitter. Então estamos com uma expectativa muito grande para essa temporada. Sabemos que quarta-feira é conhecida como dia do futebol, mas agora será conhecido como dia do basquete no Twitter, quem sabe falando até mais do que o futebol. Quando tinham transmissões da NBA às quartas-feiras os números eram enormes, então acreditamos que o NBB também alcançará ótimos números e termos um grande sucesso nessa temporada", falou Pitter Rodriguez, líder de parcerias de esportes do Twitter para América Latina.
E quer saber o resultado de tudo isso? NBB CAIXA ao vivo em seis dos sete dias da semana. Isso mesmo. Será Facebook às segundas-feiras, ESPN nas terças-feiras, Twitter nas quartas, Bandsports nas quintas, Fox Sports nas sextas-feiras e Band aos sábados – um aumento imenso de exposição em relação aos anos anteriores.
"O NBB oferecerá algo inédito para o fã do esporte. Essa multiplataforma se destaca pela descentralização do conteúdo e pelo ineditismo em sua variada forma de distribuição. A LNB mais uma vez se posiciona de forma pioneira no mercado democratizando o basquete para a população brasileira e internacional", disse o presidente da LNB, João Fernando Rossi.
O NBB CAIXA vem aí
O evento desta segunda-feira serviu também para lançar oficialmente a nova temporada do NBB CAIXA, que começará no dia 13 de outubro, com uma rodada dupla de transmissões da Band, algo inédito desde o início da parceria.
As partidas transmitidas pela Band na rodada de abertura serão Paulistano/Corpore e Mogi das Cruzes/Helbor, às 13h35, e Universo/CAIXA/Brasília e Vasco da Gama, às 15h25. O primeiro duelo, que reeditará a decisão do último NBB CAIXA, também passará ao vivo na ESPN.
O NBB CAIXA 2018/2019 contará com a participação de 14 equipes: Basquete Cearense, Sendi/Bauru Basket, Botafogo, Universo/CAIXA/Brasília, Corinthians, Flamengo, Sesi Franca Basquete, Joinville/AABJ, Minas Tênis Clube, Mogi das Cruzes/Helbor, Paulistano/Corpore, EC Pinheiros, São José Basketball e Vasco da Gama.
Assim como nas dez últimas edições, os 12 primeiros colocados na fase de classificação avançarão aos playoffs. No entanto, o sistema de disputa do mata-mata sofreu uma pequena alteração: desta vez, as oitavas de final serão disputadas em uma melhor de três, com os Jogos 2 e 3 disputados na casa da equipe de melhor campanha.
A partir das quartas de final será retomado o modelo das temporadas anteriores, com séries em melhor de cinco, com os Jogos 2, 3 e 5 realizados na casa da equipe mais bem classificada na primeira fase – assim como na semifinal e final.
O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio máster da CAIXA, os patrocínios da SKY, INFRAERO, Avianca, Nike, Penalty e Wewi e o apoio do Açúcar Guarani.
Primeiras transmissões
13/10 (Sábado)
13h35 – Paulistano/Corpore x Mogi das Cruzes/Helbor – ao vivo na Band e na ESPN
15h25 – Universo/CAIXA/Brasília x Vasco da Gama – ao vivo na Band
15/10 (Segunda-feira)
20h – Botafogo x Joinville/AABJ
20h – Universo/CAIXA/Brasília x Flamengo – ao vivo no Facebook
20h – EC Pinheiros x São José Basketball
16/10 (Terça-feira)
20h – Corinthians x Sesi Franca Basquete – ao vivo na ESPN
17/10 (Quarta-feira)
20h – São José Basketball x Basquete Cearense
20h30 – Flamengo x Joinville/AABJ – ao vivo no Twitter
18/10 (Quinta-feira)
20h – Mogi das Cruzes/Helbor x EC Pinheiros – ao vivo no Bandsports
19/10 (Sexta-feira)
19h – Vasco da Gama x Joinville/AABJ
20h – Corinthians x Paulistano/Corpore – ao vivo no Fox Sports
20/10 (Sábado)
14h – Sesi Franca Basquete x Flamengo – ao vivo na Band
Fonte: LNB