Jornal português relembra história que deu início à rivalidade entre Vasco e Urubu
Sábado, 22/09/2018 - 22:37
O ‘Clássico dos Milhões', disputado por Flamengo e Vasco, é uma das partidas de maior rivalidade no Brasil. No entanto, poucos se lembram como os clubes se tornaram arquirrivais. Neste sábado (22 de setembro), o jornal português A Bola relembrou como se deu o início da rivalidade entre dois dos maiores times de futebol do país.

Em 1922, o Flamengo já era apontado como uma das grandes equipes de futebol do Brasil, já tendo conquistado quatro títulos estaduais. O Vasco, por sua vez, ainda disputava a segunda divisão do Campeonato Carioca e tentava chegar à elite. Foi quando o treinador uruguaio Ramon Platero dirigiu as duas equipes no mesmo ano, cada uma em uma divisão do torneio do Rio de Janeiro.

Após conquistar a segundona e garantir o acesso à primeira divisão carioca, Platero teve que decidir qual das duas equipes iria continuar comandando, dando início à rivalidade entre os dois clubes. A escolha foi pelo time da Cruz de Malta, onde acabou também vencendo os campeonatos estaduais de 1923 e 1924.

Além da dupla Flamengo e Vasco, o técnico uruguaio também passou por times como o antigo Palestra Itália (hoje Palmeiras), Botafogo, Santos e Fluminense. O treinador encerrou a carreira em 1940, novamente no comando do Vasco.



Fonte: Fox Sports