Para escapar da queda, Vasco precisa dobrar pontuação nos últimos 12 jogos, diz matemático
Com três rebaixamentos desde 2008 (e em sua história), o Vasco tem, novamente, encontrado dificuldades no Brasileiro. Tanto que é apenas o 18º colocado, com 25 pontos. Segundo o matemático Tristão Garcia, do site "Infobola", no momento, a equipe de Alberto Valentim, que segunda-feira recebe o Bahia, em São Januário, tem 65% de chances de cair:
— A situação do Vasco preocupa porque ele vem em decadência de resultados. Já vinha mal e piorou. Na penúltima sequência de seis jogos, conquistou 0,83 ponto por jogo. E, na última, fez menos ainda: 0,67. Há uma crise de resultado, o time não faz um ponto por partida.
Olhando em perspectiva para a trajetória vascaína, alerta Tristão, é nítida a queda de rendimento:
— Nas 12 primeiras rodadas, foram 16 pontos. E apenas nove nas últimas 12.
Para o matemático, atualmente, 46 pontos são o mínimo necessário para escapar do rebaixamento. Com menos do que isso, só contando com a sorte. Ou seja, a equipe precisa melhorar o quanto antes o aproveitamento:
— Precisa urgentemente reagir: 21 pontos em 14 jogos é o dobro do que o Vasco fez nos últimos 12. Historicamente, 1,5 ponto por partida sempre garantiu G-8. É o que o time precisa fazer — explica Tristão, com outro alerta:— Oito dos confrontos que faltam serão fora de casa, onde o time ainda não venceu.
A "boa" notícia é que, de acordo com Tristão, este não é um ano dificílimo de escapar da degola.
— Mas você não sabe se os times vão seguir pontuando ou se vão estacionar. O Paraná (lanterna) já estacionou.
Fonte: Extra Online