Alberto Valentim aproveita tempo e molda forma de jogar do Vasco; veja possível escalação
Quinta-feira, 20/09/2018 - 08:31
Alberto Valentim chegou ao Vasco no dia 28 de agosto. Um dia depois, iniciou sua passagem pelo clube com derrota por 1 a 0 para o Atlético-PR. Desde então, foram mais três resultados negativos e um empate (1 a 1 com o Flamengo, no último domingo). De trabalho mesmo, com espaço entre os jogos, muito pouco. Agora, porém, o cenário está mudando, e o técnico começou a ter tempo.

Entre a derrota por 1 a 0 para o Vitória e o clássico do último sábado, Valentim já teve cinco dias de treinos. Agora, depois de enfrentar o Flamengo, o Vasco está, mais uma vez, com a semana livre. E o técnico, com o tempo que sempre pediu nas mãos, está aproveitando para moldar o Cruz-Maltino à sua forma de jogar. Mas qual time, então, teremos em campo contra o Bahia, na próxima segunda-feira, 20h, em São Januário?

Certamente, será um Vasco diferente dos últimos...

Marcação pressão

- No treino da última quarta-feira, Valentim deu sinais do que gosta de ver em campo: um time que pressiona o adversário e não dá espaço para que os zagueiros saiam jogando. A todo momento, pede empenho, foco e velocidade para que os jogadores fiquem "em cima" da outra equipe.

- Para aprimorar a marcação pressão no campo do adversário, Valentim divide o elenco em três times. Dois são "aliados" e um é o que precisa, com menos jogadores, marcar os demais. Claramente uma simulação de saída de jogo, mas com a bola rodando por todo o campo reduzido.

É com marcação pressão que vamos jogar e vamos ter a bola!, gritou valentim durante treino do Vasco

Atenção

- Mesmo debaixo de forte calor no Rio de Janeiro nos últimos dias, Valentim não poupou o elenco de intensidade e correria a todo momento nos treinamentos. No centro do campo e com seu apito em punho, grita com um, grita com outro, avisa que "o treino ainda não acabou" e que "é para se divertir, mas trabalhar sério".

Toques rápidos

- Outra característica que deve aparecer no Vasco cada vez mais sob comando de Alberto Valentim são toques rápidos. O técnico demonstra não gostar que os jogadores fiquem com a bola nos pés e percam tempo. Nos treinamentos, costuma liberar no máximo três toques para cada atleta. Assim, o jogo corre mais e dificulta a marcação adversária.

Mas e quem joga?

Valentim ainda não testou, nesta semana, times titulares e reservas no Vasco. As atividades foram com os jogadores misturados e sem posição definida. Para trabalhar, bem especificamente, a marcação pressão e aprimorar o condicionamento físico dos atletas.

Porém, o técnico já deu sinais de que gosta de equipes ofensivas. Com Pikachu de volta e sem Raul, lesionado, o Vasco pode entrar em campo na segunda-feira com:

Martín Silva; Lenon, Luiz Gustavo (Henríquez), Leandro Castan e Ramon; Desábato, Willian Maranhão e Fabríco; Ríos, Maxi López e Pikachu.



Fonte: GloboEsporte.com