MMA: Lutadora Jéssica Andrade fala sobre o apoio do Vasco
Sexta-feira, 07/09/2018 - 18:48
Jéssica Andrade faz neste sábado luta crucial para seu futuro na divisão peso-palha do Ultimate. Ela enfrenta Karolina Kowalkiewicz no UFC 228, em Dallas (EUA), e um resultado positivo deixa a atleta da Paraná Vale Tudo (PRVT) muito perto de nova disputa de cinturão. Para se preparar para o duelo com a polonesa, a lutadora ganhou um reforço em sua preparação. Ela agora recebe apoio do Vasco da Gama, que cede sua estrutura e dá ajuda de custo mensal para ela, conforme o próprio clube confirmou.

A história começou através de sua companheira de equipe na PRVT, a vascaina Priscila Pedrita. Em março, ao viajar para São Paulo para dar uma entrevista no Dia Internacional da Mulher, Pedrita conheceu a vice-presidente de assuntos femininos do Vasco, Sônia Andrade, que se interessou pela história de superação da lutadora e, ao saber que ela tinha acabado de passar por cirurgia no joelho, ofereceu a estrutura do clube para que ela pudesse fazer fisioterapia. Pouco tempo depois, Priscila levou Jéssica.

- Tudo começou através da Sônia Andrade, que também foi dar entrevista. Ela viu minha entrevista, achou bonita a minha história e decidiu me ajudar. Perguntou se eu tinha onde fazer fisioterapia, falei que ainda estava vendo e ela abriu as portas do Vasco para me ajudar. Eles me ajudam com fisioterapia, uniforme, cesta básica... Me ajudam com o que podem e até com o que não podem. Vida de lutador não é fácil, a gente ganha por luta, estou há quase oito meses sem lutar, minhas condições apertaram, não deu para manter, então eles me ajudam com uma ajuda de custo mensal e assim vamos indo. Além de ser vascaina também, então caiu com uma luva ser apoiada pelo meu time do coração. Levei a Jessica junto, que ela precisava de uma fisioterapia boa para a luta dela, e encaixei ela lá dentro - contou Pedrita, que estreou no UFC em fevereiro ao ser derrotada por Valetina Shevchenko e sofreu uma lesão grave no joelho direito na ocasião.

Com a ajuda de Sônia e Priscila, Jéssica Bate-Estaca passou a usar as dependências do Vasco para fazer fisioterapia e, atualmente, elas estão sob os cuidados da vice-presidência de desportos terrestres, comandada por Francisco Vilanova. A brasileira exaltou a estrutura que encontrou em São Januário para se preparar para o UFC 228.

- Quando sentamos para conversar, muitas ideias minhas e da PRVT se encontraram com as ideias do clube e da vice-presidente Sônia, sobre a importância da mulher no esporte. Como muitos já sabem, hoje a PRVT tem o maior time de MMA feminino do mundo, e o Vasco tem diversas campanhas que apoiam a mulher esportista e isso faz uma grande diferença na vida de uma atleta. Hoje, no Brasil, somos carentes de mulheres que levantem a bandeira feminina do esporte, e foi aí que iniciamos uma parceria de sucesso, que tem dado muito certo. O Vasco possui o melhor centro de tratamento de fisioterapia do Brasil, com profissionais altamente qualificados. Já tratei uma lesão antiga e hoje faço a prevenção de futuras lesões - explicou.

Empolgado com a parceria de suas atletas na PRVT com o Vasco, o líder da equipe, Gilliard Paraná, agora sonha poder ter outras lutadoras apoiadas pelo clube.

- Eles dão uma ajuda de custo e a estrutura das dependências para elas fazerem fisioterapia. Dão um apoio mensal de grana também, que não é muito, mas já ajuda. Teve uma reunião que as meninas participaram e perguntaram se estão interessados em trazer novos atletas. Agora estamos esperando para ver se vão trazer mais - concluiu.

O Combate transmite o UFC 228 ao vivo e com exclusividade no próximo sábado, a partir de 19h (horário de Brasília). O SporTV 2 transmite o card preliminar, e o Combate.com acompanha em Tempo Real com as duas primeiras lutas em vídeo ao vivo. Nesta sexta-feira, SporTV 2 e Combate.com exibem a pesagem cerimonial ao vivo às 19h50.



Fonte: Sportv.com