Há 30 anos, Vasco se sagrava bicampeão estadual com gol de Cocada
Sexta-feira, 22/06/2018 - 03:43
"Nos anais do Vasco da Gama vai estar escrito, daqui a 20 anos, que o Vasco da Gama conquistou o bicampeonato com um gol do Cocada aos 44 minutos, que entrou em campo aos 41 e que foi expulso aos 45. Quer dizer: é um marco histórico para qualquer jogador."

Essas foram as proféticas palavras de Cocada na noite 22 de junho de 1988, minutos depois ter marcado o gol que deu um sabor ainda mais especial ao bicampeonato estadual do Vasco sobre o Flamengo. O empate já daria o título ao Vasco, mas o Gigante da Colina venceu por 1 a 0 e conquistou seu primeiro bicampeonato na era Maracanã.

Hoje, 30 anos depois desta noite inesquecível, a NETVASCO relembra o caminho do Vasco rumo ao bicampeonato estadual 1987-1988:

1º Turno (Taça Guanabara) - Foi disputado por 12 clubes em turno único. O Flamengo somou 18 pontos, contra 17 do Vasco e 16 do Fluminense, e se sagrou campeão. A polêmica ficou por conta do Clássico dos Milhões da 1ª rodada, em que o Flamengo vencia por 1 a 0 quando as luzes do Maracanã se apagaram e o Vasco deixou o gramado, passando a exigir uma nova partida. Somente ao fim do turno o TJD confirmou a vitória rubro-negra na partida e, consequentemente, o título da Taça Guanabara.

2º Turno (Taça Rio) - Foi disputado por 12 clubes em turno único. O Vasco se sagrou campeão ao derrotar o Fluminense por 2 a 1, de virada, num jogo emocionante na última rodada. O Gigante da Colina terminou com 19 pontos, contra 17 do Fluminense e 16 do Flamengo.

3º Turno (Taça Brigadeiro Jerônimo Bastos) - Participaram os 4 clubes mais bem colocados nos 2 primeiros turnos do Estadual: Vasco, Flamengo, Fluminense e Americano. O Vasco estreou vencendo o Americano por 1 a 0, depois empatou com o Fluminense por 1 a 1 e, na última rodada, venceu o Flamengo por 3 a 1, chegando a 5 pontos, contra 3 do Flamengo e 2 de Americano e Fluminense, e ficando com o título.

Decisão - Participaram Flamengo (campeão do 1º turno) e Vasco (campeão do 2º e 3º turnos), este último com um ponto de vantagem. Na primeira partida, o Vasco triunfou por 2 a 1. No segundo jogo, precisando apenas do empate para se sagrar campeão, venceu por 1 a 0, com o famoso gol de Cocada. Foi a quarta vitória seguida do Vasco sobre o rival no campeonato.



Clique aqui para ver a ficha técnica do jogo histórico, aqui para ler o texto "Aos perdedores, as cocadas", de autoria do vascaíno Mauro Prais, aqui para ver a campanha do Vasco no Estadual de 1988 e aqui para ver o pôster dos bicampeões.

Abaixo, a reportagem do programa "Globo Esporte" no dia seguinte ao da conquista do título:



Fonte: NETVASCO (texto), O Globo (foto), Youtube (vídeo)